{"id":13516,"date":"2016-07-12T17:22:14","date_gmt":"2016-07-12T20:22:14","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=13516"},"modified":"2017-08-16T16:42:14","modified_gmt":"2017-08-16T19:42:14","slug":"mario-jannini-diretor-tecnico-da-arri-brasil-na-aic","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/mario-jannini-diretor-tecnico-da-arri-brasil-na-aic\/","title":{"rendered":"M\u00e1rio Jannini Diretor T\u00e9cnico da ARRI Brasil na AIC"},"content":{"rendered":"
O m\u00eas de junho foi de grande agita\u00e7\u00e3o na Academia Internacional de Cinema<\/a> (AIC) de S\u00e3o Paulo. Os alunos do Curso de Dire\u00e7\u00e3o de Fotografia Semestral<\/a> puderam conhecer e manusear equipamentos de ponta, que s\u00e3o utilizados na ind\u00fastria cinematogr\u00e1fica do mundo todo. E o respons\u00e1vel por proporcionar essa experi\u00eancia \u00e9 o Engenheiro Eletr\u00f4nico e hoje Diretor T\u00e9cnico da primeira filial da ARRI<\/a> na Am\u00e9rica Latina, M\u00e1rio Jannini, durante sua palestra para a turma.<\/p>\n \u201cA ideia era colocar os alunos em contato com uma tecnologia utilizada nos principais filmes hollywoodianos ou na maioria dos filmes feitos pelo mundo, incluindo o Brasil”,<\/em>\u00a0comenta Jannini.<\/p>\n No workshop que ministrou aos alunos, M\u00e1rio Jannini enfatizou ainda que os \u201cKs\u201d n\u00e3o ditam a regra do que \u00e9 melhor ou pior, \u00e9 preciso levar em considera\u00e7\u00e3o outras\u00a0vari\u00e1veis, como por exemplo, o HDR (High Dynamic Range, ou pode-se dizer: latitude ou alto alcance din\u00e2mico) \u00e9 muito mais importante do que somente a resolu\u00e7\u00e3o em si. Ele cita o filme \u201cO Regresso\u201d, no qual muitas das cenas utilizam al\u00e9m da ALEXA 65 de 6K, c\u00e2meras ALEXA XT, que capturam em 2.8K e o resultado \u00e9 impressionante. \u201cSobre o LED \u00e9 a mesma coisa, n\u00e3o podemos somente achar que pelo simples fato de ter um refletor LED no set, voc\u00ea est\u00e1 bem… a ARRI utiliza LEDs calibrados por computador de primeira linha, na configura\u00e7\u00e3o RGBW (vermelho, verde, azul e branco), com isso se obt\u00e9m uma luz de excelente qualidade e porque n\u00e3o falar uma sombra de excelente qualidade\u201d<\/em>.<\/p>\n M\u00e1rio sabe que o fot\u00f3grafo \u00e9 mais importante que a c\u00e2mera utilizada, \u201cmas se ele tiver o dom e o conhecimento sobre o equipamento, as imagens ficar\u00e3o de tirar o f\u00f4lego\u201d<\/em>. Como \u00faltimo e mais importante recado, Jannini aconselha a todos os futuros diretores de fotografia que continuem estudando e se aprimorando para se tornarem grandes profissionais, pois sua contribui\u00e7\u00e3o ser\u00e1 estar ao lado deles nessa ascens\u00e3o, ajudando-os e incentivando-os a serem sempre melhores.<\/p>\n Considerada a maior fabricante de equipamento cinematogr\u00e1fico do mundo, est\u00e1 presente no cinema h\u00e1 99 anos,\u00a0fazendo c\u00e2meras<\/p>\n digitais, equipamento de ilumina\u00e7\u00e3o, lentes, acess\u00f3rios de c\u00e2mera, e mais recentemente sistemas de estabiliza\u00e7\u00e3o de imagem.\u00a0Com um mercado cinematogr\u00e1fico em expans\u00e3o, o Brasil n\u00e3o poderia ficar de fora, a ARRI abriu sua primeira filial por aqui em 2016, oferecendo suporte t\u00e9cnico de pr\u00e9 e p\u00f3s-venda, manuten\u00e7\u00e3o das c\u00e2meras (ALEXA, ALEXA Mini\u00a0e AMIRA) e dos equipamentos de ilumina\u00e7\u00e3o (linha LED, HMI e os fresneis de tungst\u00eanio) e futuramente, pretende dar treinamentos. Para os alunos, M\u00e1rio apresentou a. AMIRA e o SkyPanel S60-C.<\/p>\nO ENCONTRO<\/h6>\n
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O FOT\u00d3GRAFO<\/h6>\n
A ARRI<\/h6>\n
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