{"id":12129,"date":"2015-09-16T14:18:30","date_gmt":"2015-09-16T17:18:30","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=12129"},"modified":"2015-09-16T14:18:30","modified_gmt":"2015-09-16T17:18:30","slug":"professores-e-alunos-aic-no-festival-do-rio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/professores-e-alunos-aic-no-festival-do-rio\/","title":{"rendered":"Professores e Alunos AIC no Festival do Rio"},"content":{"rendered":"
A mostra competitiva de curtas conta com o filme \u201cMarrocos\u201d, das ex-alunas Andrea Nero e Iajima Silena, que fizeram o Intensivo de Document\u00e1rio F\u00e9rias<\/span>. O filme \u00e9 sobre o antigo Cine Marrocos que hoje \u00e9 ocupado por cerca de 500 fam\u00edlias organizadas em torno de um movimento social pela habita\u00e7\u00e3o e traz como tema a transitoriedade. \u201cO espa\u00e7o j\u00e1 foi palco de importantes epis\u00f3dios da cinematografia brasileira. A palavra Marrocos transforma-se em ponte poss\u00edvel de acesso \u00e0 culturas que possuem a pr\u00e1tica n\u00f4made e o cen\u00e1rio des\u00e9rtico como elementos marcantes de um imagin\u00e1rio praticamente atemporal. O document\u00e1rio utiliza-se destes elementos para abordar \u2013 privilegiando aspectos sensoriais e imag\u00e9ticos \u2013 as realidades provis\u00f3rias que atravessam a hist\u00f3ria de vida do Cine Marrocos e de seus atuais moradores\u201d, diz a sinopse do curta.<\/p>\n \u201cEntrar em tantos festivais como o festival de Vitoria, Internacional do Rio, Campinas, Curta Canoas e agora tamb\u00e9m no Curta Rio \u00e9 algo inimagin\u00e1vel. \u00c9 muito emocionante ver um sonho se materializando. Quando escrevemos o argumento deste curta, quer\u00edamos que as imagens falassem por si. Que a fala ou depoimentos, caso houvessem, fossem pontuais. Quer\u00edamos o imag\u00e9tico, o sensorial. A finaliza\u00e7\u00e3o de cor e imagem enriqueceram a fotografia e a trilha original nos passa a sensa\u00e7\u00e3o de tempo. Juntas hipnotizam e podemos contemplar os detalhes do Cine Marrocos\u201d, conta Andrea.<\/p>\n Iajima Silena diz que ver um filme seu entrando em festivais \u00e9 realmente uma emo\u00e7\u00e3o bem bonita. \u201cLembro que durante o processo est\u00e1vamos focados em fazer esse jogo de buscar os vest\u00edgios do cine Marrocos, apresentandoa configura\u00e7\u00e3o atual do espa\u00e7o, ocupado pelo movimento MSTS. Isso acabou por materializar a nossa busca por esse conceito de transitoriedade e ressignifica\u00e7\u00e3o dos espa\u00e7os atrav\u00e9s dos tempos\u201d, conta.<\/p>\n J\u00e1 a mostra Novos Rumos conta com os filmes \u201cIm\u00f3vel\u201d, do coordenador do\u00a0Curso de Cinema,\u00a0Isaac Pipano<\/span> e \u201cOutubro Acabou\u201d, dos professores Karen Akerman<\/span> e Miguel Seabra Lopes<\/span>, que d\u00e3o aulas no Curso de\u00a0Document\u00e1rio.<\/span><\/p>\n \u201cIm\u00f3vel\u201d\u00e9 uma adapta\u00e7\u00e3o livre de um conto do escritor argentino Julio Cort\u00e1zar. Mostra um personagem que, diante da porta da pr\u00f3pria casa fechada, impossibilitado de abri-la, \u00e9 levado a lidar com a cidade de outra forma. “Acredito que o filme produz um corpo-a-corpo com a cidade do Rio de Janeiro e a sensa\u00e7\u00e3o de constante deslocamento nessa cidade”, conta Isaac. Ele conta tamb\u00e9m que ficou muito contente e surpreso com a sele\u00e7\u00e3o do filme. \u201cIm\u00f3vel \u00e9 um filme de or\u00e7amento baix\u00edssimo, produzido e dirigido coletivamente por mim, Lucas Andrade e pelos tamb\u00e9m professores Jo Serfaty<\/span>, Ricardo Fogliatto<\/span> e Pedro Pipano<\/span>. Nesse sentido, ele pouco se parece com a maioria dos filmes exibidos no festival, cuja grande maioria possui fortes v\u00ednculos com o mercado e distribuidoras. O filme \u00e9 atravessado por quest\u00f5es ligadas \u00e0 ocupa\u00e7\u00e3o da cidade e problemas urbanos, como a especula\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n \u201cOutubro Acabou\u201d \u00e9 uma reflex\u00e3o sobre as angustias, anseios e desejos cinematogr\u00e1ficos que se mistura com os ing\u00eanuos desejos de uma crian\u00e7a (filho no casal), diz Karen em entrevista para o Canal Curta<\/span>. \u201cO Outubro Acabou estreou no festival de Tiradentes, onde ganhou o pr\u00eamio de melhor filme pelo Canal Brasil e depois disso j\u00e1 rodou por mais de 10 festivais, e agora far\u00e1 a sua estreia carioca no festival do Rio\u201d, conta Karen.<\/p>\n Na Premi\u00e8re Brasil, uma das mostras mais esperadas e concorridas do Festival, ser\u00e3o exibidas produ\u00e7\u00f5es de diretores estreantes e consagrados, com filmes dos mais variados enfoques e regi\u00f5es do pa\u00eds. O p\u00fablico escolhe o melhor filme nas categorias fic\u00e7\u00e3o, document\u00e1rio e curta, atrav\u00e9s do voto popular e um j\u00fari oficial elege as demais categorias.<\/p>\n Dentro da Premi\u00e8re Brasil, a mostra competitiva Novos Rumos se consolida como um espa\u00e7o aberto \u00e0 diversas linguagens cinematogr\u00e1ficas, com produ\u00e7\u00f5es de cineastas estreantes e veteranos em sua sele\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Al\u00e9m da Premi\u00e8re Brasil outros filmes brasileiros ser\u00e3o exibidos nas mostras Panorama, Expectativa, Midnight Movies, Fronteiras, Itiner\u00e1rios \u00danicos e Tesouro, que vai exibir o cl\u00e1ssico Menino de Engenho, de Walter Lima Jr em c\u00f3pia restaurada.<\/p>\n Todos os filmes da Premi\u00e8re Brasil ter\u00e3o sess\u00f5es especiais no Cin\u00e9polis Lagoon, sess\u00f5es populares no Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e debates com o p\u00fablico e diretores ser\u00e3o promovidos pelo Cine Encontro.<\/p>\n *Fotos divulga\u00e7\u00e3o dos filmes<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" De 01 a 14 de outubro acontece um dos mais prestigiados eventos do cinema brasileiro, o Festival do Rio. A Academia Internacional de Cinema (AIC) \u2013 que n\u00e3o poderia ficar de fora dessa grande festa do cinema nacional, ser\u00e1 (muito bem!) representada com tr\u00eas curtas de alunas e professores. Os Filmes A mostra competitiva de<\/p>\n","protected":false},"author":23,"featured_media":15728,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"default","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-4)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-12129","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-sem-categoria"],"acf":[],"yoast_head":"\nDe 01 a 14 de outubro acontece um dos mais prestigiados eventos do cinema brasileiro, o Festival do Rio<\/span>. A Academia Internacional de Cinema (AIC) \u2013 que n\u00e3o poderia ficar de fora dessa grande festa do cinema nacional, ser\u00e1 (muito bem!) representada com tr\u00eas curtas de alunas e professores.<\/p>\n
Os Filmes<\/b><\/h4>\n
O Festival<\/b><\/h4>\n
O Festival do Rio, que todos os anos exibe filmes in\u00e9ditos, dedica uma aten\u00e7\u00e3o especial ao cinema nacional. Este ano o festival conta com 41 longas e 19 curtas brasileiros em sua 17\u00aa edi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n