{"id":10813,"date":"2015-01-20T07:58:01","date_gmt":"2015-01-20T09:58:01","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=10813"},"modified":"2015-01-20T07:58:01","modified_gmt":"2015-01-20T09:58:01","slug":"o-longa-solidoes-de-oswaldo-montenegro-conta-com-a-participacao-de-ex-alunos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/o-longa-solidoes-de-oswaldo-montenegro-conta-com-a-participacao-de-ex-alunos\/","title":{"rendered":"O longa Solid\u00f5es, de Oswaldo Montenegro, conta com a participa\u00e7\u00e3o de ex-alunos"},"content":{"rendered":"

\"cartaz\"<\/a>Quem nunca sentiu medo, ou pelo menos algum desconforto, diante da solid\u00e3o? Esse \u00e9 o tema do longa \u201cSolid\u00f5es\u201d, dirigido por Oswaldo Montenegro e que conta com a participa\u00e7\u00e3o de dois ex-alunos do Curso Filmworks<\/a><\/b> da Academia Internacional de Cinema (AIC), Ian Ruas, como assistente de produ\u00e7\u00e3o e Alethea Miranda, que integra o elenco do filme ao lado de Vanessa Giacomo e o pr\u00f3prio Oswaldo, que tamb\u00e9m atua.<\/p>\n

Lan\u00e7ado ano passado no Cine Cear\u00e1 o filme foi exibido diversas vezes no Canal Brasil, agora em Janeiro e ao longo do ano continuar\u00e1 na grade de exibi\u00e7\u00e3o do canal.<\/p>\n

O drama, rodado nas dunas de Arraial do Cabo (RJ), no cerrado de Bras\u00edlia e no agreste pernambucano, conta hist\u00f3rias cruzadas de pessoas solit\u00e1rias: uma mulher (Vanessa Giacomo) que desde que perdeu a mem\u00f3ria em um acidente se recusa a ter contato com qualquer ser humano; o Dem\u00f4nio errante (Oswaldo Montenegro) com saudades de Deus; uma mulher que espera o namorado no bar e ele nunca chega; um cantor sertanejo que n\u00e3o consegue sucesso; e um palha\u00e7o de 95 anos ainda em atividade.<\/p>\n

\u201cO filme representa a solid\u00e3o no seu sentido mais bruto, estrutural. N\u00e3o s\u00f3 as diversas hist\u00f3rias abordam o tema, mas o fato de ser uma narrativa composta por pequenos fragmentos remetem \u00e0 uma filosofia de m\u00faltiplas unidades, s\u00f3s, que buscam uma reintegra\u00e7\u00e3o \u00e0 unidade maior, o filme\u201d, conta o ex-aluno Ian Ruas.<\/p>\n

A produ\u00e7\u00e3o do longa<\/b><\/h4>\n

Ian conta que no come\u00e7o foi um pouco assustador encarar o papel de assistente de produ\u00e7\u00e3o, pelo fato do projeto trazer artistas famosos e por ter entrado no projeto logo que se formou. \u201cEu tive muita sorte de come\u00e7ar a carreira trabalhando com uma pessoa t\u00e3o profissional e generosa como o Oswaldo. Tive extrema liberdade para debater e posicionar minhas opini\u00f5es sobre o filme. Produzi em um ambiente agrad\u00e1vel e com uma equipe incr\u00edvel. Discut\u00edamos a narrativa e a opera\u00e7\u00e3o de filmagem de cada um dos epis\u00f3dios e pr\u00e9-produz\u00edamos um de cada vez. Faz\u00edamos uma rota\u00e7\u00e3o nas cabe\u00e7as de produ\u00e7\u00e3o (fotografia, som, arte) de acordo com a sistem\u00e1tica que cada epis\u00f3dio exigia. A liberdade que tive, inclusive, me proporcionou a chance de fotografar um dos epis\u00f3dios do filme\u201d, conta.<\/p>\n

Uma coisa puxa outra<\/b><\/h4>\n
\"Oswaldo<\/a>
Oswaldo Montenegro com o diretor de fotografia Andr\u00e9 Horta e a atriz Kamila Pistori. Foto: Rafael Reis<\/figcaption><\/figure>\n

\u201cComo citei antes, as cabe\u00e7as de produ\u00e7\u00e3o eram alternadas de acordo com a necessidade. No meu caso, tive a oportunidade de fotografar o epis\u00f3dio do Palha\u00e7o Cocada, que tem 95 anos e \u00e9 considerado o palha\u00e7o mais velho do Brasil. Como ele interpretou a si pr\u00f3prio, encaramos esse epis\u00f3dio de maneira quase documental, com mais liberdade e mobilidade. Em outras palavras, sem o uso de tecnologia e equipamentos mais sofisticados. Com uma Canon 5D e dois pontos de luz, filmei um depoimento no pr\u00f3prio apartamento do Oswaldo e, felizmente, obtivemos o resultado esperado. Al\u00e9m disso, fiz algumas imagens de clipes que interagem entre um cap\u00edtulo e outro\u201d, conta Ian.<\/p>\n

O ex-aluno destaca que ao todo o longa contou com mais de quatro fot\u00f3grafos e que essa ousadia s\u00f3 foi poss\u00edvel pois cada um retratou cenas isoladas. Quem assina a dire\u00e7\u00e3o de fotografia do filme \u00e9 Andr\u00e9 Horta, tamb\u00e9m diretor de fotografia do filme \u201cDois Filhos de Francisco\u201d, com quem Ian diz que aprendeu muito durante as filmagens.<\/p>\n

\"Vanessa<\/a>
Vanessa Giacomo em cena do filme. Foto de Andr\u00e9 Horta.<\/figcaption><\/figure>\n

Natural de Angra dos Reis, com irm\u00e3os mais velhos e artistas, Ian foi imerso no mundo das artes muito cedo. Mudou-se para S\u00e3o Paulo com 18 anos para estudar cinema na AIC. \u201cMe vi imediatamente encantado com a escola e o cinema em geral. A maneira com que fui literalmente jogado na pr\u00e1tica de produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica fez com que eu me sentisse um veterano depois de 2 anos de curso\u201d, conta. Hoje Ian mora em Nova York, onde estuda p\u00f3s-produ\u00e7\u00e3o e m\u00fasica.<\/p>\n

Assista ao trailer<\/b><\/p>\n

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