{"id":10030,"date":"2014-09-01T21:46:37","date_gmt":"2014-09-02T00:46:37","guid":{"rendered":"http:\/\/www.aicinema.com.br\/?p=10030"},"modified":"2014-09-01T21:46:37","modified_gmt":"2014-09-02T00:46:37","slug":"como-aplicar-efeitos-de-hollywood-em-um-curta-de-baixo-orcamento","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.aicinema.com.br\/como-aplicar-efeitos-de-hollywood-em-um-curta-de-baixo-orcamento\/","title":{"rendered":"Como aplicar efeitos de Hollywood em um curta de baixo or\u00e7amento"},"content":{"rendered":"
\"segredo<\/a>
O Antes e o Depois, j\u00e1 com os efeitos, no filme argentino \u201cO Segredo dos Seus Olhos\u201d, do diretor Juan Jos\u00e9 Campanella. Foto: Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Dif\u00edcil saber o que \u00e9 \u2018real\u2019 e o que \u2018ilus\u00e3o\u2019 quando vamos ao cinema. Hoje em dia \u00e9 normal ver nas telas zumbis, pessoas voando, bichos falando, explos\u00f5es e ondas imensas invadindo cidades. O que pouca gente sabe \u00e9 que esses efeitos grandiosos n\u00e3o s\u00e3o os \u00fanicos por tr\u00e1s de uma produ\u00e7\u00e3o audiovisual. Os efeitos visuais est\u00e3o em quase todo lugar, ou melhor, em quase toda cena. Se voc\u00ea acha que eles s\u00e3o exclusividade dos filmes hollywoodianos, est\u00e1 enganado. O premiado filme argentino \u201cO Segredo dos Seus Olhos\u201d, do diretor Juan Jos\u00e9 Campanella tem v\u00e1rios efeitos especiais, como a cena do est\u00e1dio de futebol<\/a><\/span>, feita em chroma key. Ou voc\u00ea acha que todos os torcedores-figurantes realmente estavam ali?<\/p>\n

As raz\u00f5es mais comuns para utiliza\u00e7\u00e3o de efeitos s\u00e3o simples: redu\u00e7\u00e3o de custos e controle total da ilumina\u00e7\u00e3o, afinal, confiar na previs\u00e3o do tempo nem sempre d\u00e1 certo. Imagine parar uma filmagem por conta de uma chuva que dura uma semana. Al\u00e9m do que, construir um castelo no computador \u00e9 mais f\u00e1cil e mais barato do que levar equipe e elenco para um castelo real nos confins da Europa.<\/p>\n

\"andr\u00e9<\/a>
Andr\u00e9 Catoto, Diretor, ilustrador, animador, motion designer e professor do novo curso de Introdu\u00e7\u00e3o Pr\u00e1tica em Efeitos Especiais da AIC.<\/figcaption><\/figure>\n

Andr\u00e9 Catoto<\/strong><\/span>, professor do novo curso de Introdu\u00e7\u00e3o Pr\u00e1tica em Efeitos Especiais<\/b><\/span> da Academia Internacional de Cinema (AIC), confirma isso: \u201cHoje em dia a computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica \u00e9 bastante utilizada, tamb\u00e9m, para compor cenas captadas e auxiliar na constru\u00e7\u00e3o do filme. Muitos est\u00fadios utilizam o chroma key e elementos 3D para compor cen\u00e1rios e objetos de cena. Isso faz com que a grande maioria das produ\u00e7\u00f5es acabe utilizando recursos de composi\u00e7\u00f5es e finaliza\u00e7\u00e3o para um melhor controle e um menor custo\u201d, diz.<\/p>\n

Um pouco de hist\u00f3ria<\/b><\/h4>\n

Tudo come\u00e7ou com o cinema fant\u00e1stico do franc\u00eas George Meli\u00e9s, que adaptou seu trabalho<\/p>\n

\"Cena<\/a>
Cena do curta “A Viagem \u00e0 Lua”, de George Melies (1902).<\/figcaption><\/figure>\n

de ilusionismo para o cinema, tornando-se respons\u00e1vel por um dos primeiros efeitos usados em filmes, a filmagem quadro-a-quadro (hoje conhecido como stop motion). Meli\u00e9s descobriu os efeitos especiais acidentalmente, quando filmava um \u00f4nibus em movimento e o obturador de sua c\u00e2mera pifou. A partir disso fundiu imagens e fez o primeiro filme de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica: \u201cViagem \u00e0 Lua<\/a>\u201d (1902).<\/p>\n

Em \u201cMetr\u00f3polis<\/a>\u201d (1927), Fritz Lang usa o processo conhecido como Schufftan, que usava espelhos para inserir atores em cen\u00e1rios em miniatura, processo utilizado depois em outros cl\u00e1ssicos, como \u201cKing Kong\u201d (1933) e \u201cTempos Modernos\u201d (1936).<\/p>\n

\"star<\/a>
Harrison Ford em “Star Wars” (1977) – al\u00e9m dos efeitos anal\u00f3gicos, os primeiros efeitos feitos por computador<\/figcaption><\/figure>\n

\u201cO Ladr\u00e3o de B\u00e1gda\u201d (1940) foi o primeiro a usar as telas verdes do Chroma key. Em \u201cStar Wars<\/a>\u201d (1977) todos os efeitos visuais anal\u00f3gico existentes na \u00e9poca estavam presentes no filme e foi com ele que surgiu o uso do computador para criar novos e diferentes tipos de efeitos. \u201cTron<\/a>\u201d (1980) foi o primeiro a usar o computador para criar cen\u00e1rios e em \u201cJurassic Park<\/a>\u201d (1993) houve a primeira jun\u00e7\u00e3o de rob\u00f4s animatr\u00f4nicos com computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica.<\/p>\n

Se der uma olhada no Youtube nesses filmes \u201cvelhos\u201d, talvez ache os efeitos desatualizados, se levar em conta as refer\u00eancias que tem hoje, mas, eles marcaram a hist\u00f3ria do cinema, usaram as tecnologias mais avan\u00e7adas da \u00e9poca e foram essenciais para a hist\u00f3ria dos efeitos visuais. Sem eles, n\u00e3o conhecer\u00edamos o cinema como \u00e9 hoje.<\/p>\n

No v\u00eddeo, compilado pelo diretor Jim Casey, d\u00e1 pra apreciar um pouco dessa hist\u00f3ria dos efeitos especiais. Ele recorta cenas em ordem cronol\u00f3gica, come\u00e7ando em 1878 e terminando com filmes de 2014. Aprecie:<\/p>\n