Em 2020, a Academia Internacional de Cinema (AIC) organizou uma série de oficinas chamada Encontros, com grandes realizadores do Cinema Nacional, como Lucrecia Martel, Marco Dutra, Juliano Dornelles. Este ano, o primeiro workshop é com o cineasta Kleber Mendonça Filho. A partir do dia 1 de março, às 17h, o diretor e roteirista do premiado longa Bacurau, que ganhou o Prêmio do Júri em Cannes de 2019 e de melhor filme no festival de Munique, vai falar sobre seu processo de criação e linguagem cinematográfica.
Além das aulas online ao vivo, com duração de 5 dias (1 a 7 de março), o workshop é composto por um exercício prático de criação que será analisado pelo próprio Kleber, que dará um feedback para os participantes no último dia de aula.
Kleber Mendonça
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, crítico e responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Kleber lançou o seu primeiro longa-metragem de ficção, O Som ao Redor, em 2013. O segundo, Aquarius (2016) colecionou vários prêmios, entre eles o de melhor filme do World Cinema Amsterdam, festival de cinema da Holanda. Kleber é considerado um dos mais relevantes diretores da atualidade.