Academia Internacional de Cinema (AIC)

Wagner Moura, na AICRJ, no próximo dia 16

wagner moura, narcos, capitão nascimento, cidade baixa

Wagner Moura dispensa apresentações. Que tal conversar de pertinho com o eterno Capitão Nascimento? Além do célebre personagem, Wagner Moura viveu recentemente Pablo Escobar na série Narcos, do Netflix, e já esteve na pele de tantos outros personagens marcantes. Como esquecer Naldinho de “Cidade Baixa” ou Boca de “Ó Paí, Ó”? No próximo dia 16 (quinta-feira), Wagner Moura estará na AIC do Rio de Janeiro para conversar com fãs e convidados, contar curiosidades de sua carreira e responder a perguntas do público. O bate-papo acontece após a exibição do filme “Cidade Baixa” (Dir. Sergio Machado).

Em Narcos, 20 quilos mais gordo para interpretar Pablo Escobar. Foto: Divulgação

A programação faz parte da 12ª edição da Semana de Orientação, evento gratuito e aberto ao público (mediante a inscrição), que abre o ano letivo do Curso Filmworks – o curso técnico em Direção Cinematográfica da escola de cinema.

Para participar do evento inscreva-se aqui

Pablo Escobar e Narcos

Alvo de críticas por sua interpretação em Narcos, Wagner Moura não se abala. Em matéria do Estadão diz: “Estou muito orgulhoso da série. Fiz o que pude para retratar o personagem da melhor maneira possível”. Prova de que as críticas são infundadas é o faturamento da Netflix que assegura que a série impulsionou a receita. A empresa de streaming registrou um lucro líquido de 51 milhões de dólares só no terceiro trimestre de 2016.

Exibição de Cidade Baixa

Cartaz de Cidade Baixa, exibido dia 16/2 no estúdio da AIC.

Sem os holofotes milionários do Netflix, mas premiado em Cannes em 2005, “Cidade Baixa” rendeu excelentes críticas quando foi lançado. Wagner Moura contracena com Alice Braga e Lázaro Ramos. A história é sobre dois rapazes que dividem um barco de carga a vapor em Salvador e dão carona a uma sensual prostituta, com quem ambos se relacionam. A atração física se transforma em violenta paixão, o que abala os alicerces da amizade.

O filme será exibido no estúdio da AIC, às 17h30. O bate-papo com o ator começa às 19h30, depois da exibição.

Mais sobre Wagner Moura

Nascido no sertão da Bahia, Wagner Moura mudou-se para Salvador ainda pequeno e começou a fazer teatro na escola. Jornalista de formação sua primeira aparição no cinema foi no longa “Sabor da Paixão”, com Murilo Benício e Penélope Cruz. Logo depois trabalhou em “Abril Despedaçado”, de Walter Salles.

Em 2003, estourou no filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues, ao lado de Antonio Fagundes, e em seguida atuou em “Carandiru”, de Hector Babenco.

Depois de uma passagem pelas novelas da Rede Globo, voltou para o Cinema em 2007, com a comédia “Ó Pai, Ó”, de Monique Gardemberg, e “Tropa de Elite”, vencedor do Urso de Ouro como Melhor Filme no Festival de Berlim. Em 2010 vive novamente o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite 2” e em 2012 atua em “Vips”  (Toniko Melo). Nesse semestre irá rodas o seu primeiro longa como diretor, em um filme sobre Marighella.

A Semana de Orientação

Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Wagner Moura, conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Marina Person, José Luiz Villamarim, Beto Brant, Marçal Aquino e Emilia Silveira. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.

Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.

Para participar, faça sua inscrição aqui.

SERVIÇO:

Wagner Moura na AICRJ
Dia 16/02
17h30: Exibição de “Cidade Baixa” (Dir. Sergio Machado)
19h30: Bate-Papo com o ator
Rua Martins Ferreira, 77. Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

Sair da versão mobile