Vencedor do último Festival de Sundance, o filme sobre a cantora Violeta Parra, coproduzido pela professora de Documentário Paula Cosenza (Bossa Nova Films), estreia no Brasil no próximo dia 07 e abre a mostra competitiva do Cine Ceará 2012. O diretor Andrés Wood e a atriz Francisca Gavilán vêm ao Brasil para o lançamento do filme.
“Violeta Foi para o Céu” é uma produção chilena, brasileira e argentina e estreia no Brasil depois de participar de alguns dos mais aclamados festivais internacionais, como o Goya, Toulouse (Prêmio do Público), Guadalajara (Melhor Atriz), Miami (Grande Júri), além de ser indicado do Chile para concorrer à vaga do Oscar deste ano.
O filme é baseado no romance homônimo de Ángel Parra (filho da cantora), e conta a história de Violeta Parra, uma cantora popular e ícone da cultura do Chile. Suas canções, como “Gracias a la Vida” e “Volver a los Diecisiete”, foram gravadas por músicos de várias nacionalidades. Cantora, autora, colecionadora, poetisa, pintora, escultora, bordadeira e ceramista, Violeta foi uma artista multifacetada, ícone da cultura pop latina, tesoureira e guardiã das mais profundas tradições chilenas, além de ser uma mulher de contradições intensas.
A ex-aluna do curso de Correntes Cinematográficas, Renata Carvalho, está trabalhando no lançamento do filme e disponibilizou alguns ingressos para a AIC. Os convites serão distribuídos para quem realizar matrículas nos próximos dias.
* Fotos Divulgação