A escritora Veronica Stigger, professora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC), é uma das dez finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Conto com o livro Sombrio Ermo Turvo. A 62ª edição do concurso recebeu 2.599 inscrições, número 20% maior do que a edição de 2019. São 200 finalistas, de 117 selos editoriais e ainda 10 autores independentes.
Lançado pela Editora Todavia, Sombrio Ermo Turvo é um livro da novíssima ficção brasileira, que surpreende e faz rir ― mesmo dos eventos mais terríveis da vida. Este grupo de ficções de Veronica Stigger ― contos, causos, epifanias, poemas e textos de inspiração teatral ― oferece, com sua variedade de forma e ritmos, um conjunto absolutamente irresistível, aterrador e risível de nossas fragilidades (do corpo e da mente). A história do aluno de colégio invejado por levar tupperware preto; o dia em que nevou numa cidade dos trópicos; o longo conto-poema sobre sangue, menstruação e morte.
Os vencedores de cada uma das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados em cerimônia de premiação online, que será transmitida ao vivo nas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), no dia 26 de novembro.