Último Domingo, do professor Renan Brandão, nos Festivais de Gramado e de Biarritz
O curta-metragem Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão, professor do curso de Assistência de Direção Online da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para a Mostra Competitiva da 50ª edição do Festival de Gramado e para o 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, na França. O filme é uma produção da Baraúna Filmes em parceria com Fundação Saramago.
A obra é Livremente inspirada no capitulo inicial do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago e busca dar uma nova perspectiva à clássica narrativa bíblica.
“Não nos interessava fazer um filme religioso, mas sim um filme que se refletisse sobre o papel que Deus exerce no comportamento e moral das pessoas”, explicou Brandão, que também assina o roteiro.
“A talentosa Jéssica Ellen interpreta Maria, nossa protagonista. Ela conseguiu trazer Maria para a vida, para o que é humano. O nosso desejo sempre foi romper com o lugar que a tradição lhe consagrou, desmistificando sua condição de virgem e de santa. E isso ganha mais força ao provocar uma reflexão sobre a histórica desumanização do povo preto trazido no filme em sua grande dignidade”, ressaltou Renan.
O Filme foi realizado na cidade de Ipiabas (RJ) e no Quilombo São José da Serra, o mais antigo do estado do Rio de janeiro.
A primeira exibição do filme vai ser no Festival de Gramado, no próximo sábado, 13 de agosto, no Palácio dos Festivais.
Sinopse
A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que a levará a ressignificar seu próprio destino.
Ficha Técnica
Distribuidora: Arapuá Filmes
Produtores: Lucas H. Rossi , Eduardo Morotó e Renan Barbosa Brandão
Direção: Joana Claude e Renan Barbosa Brandão
Roteirista: Renan Barbosa Brandão
Elenco: Jéssica Ellen , Edilson Silva , Tonico Pereira , Everaldo Pontes, Ravel Andrade e Gunnar Borges
Direção de Fotografia: Fernando Macedo
Direção de Arte: Joana Claude
Trilha Musical: “Filhas de Iemanjá” (Composição Vidal Assis , interpretação Fabiana Cozza)
Trilha Sonora Original: Bruno Armelin e Renan Barbosa Brandão
Montagem: J.C. Oliveira
Desenho de Som: Bruno Armelin
Figurino: Carol Azevedo