Bruno Martins, diretor do filme e aluno do Curso FILMWORKS da Academia Internacional de Cinema (AIC), conta que descobriu a história por acaso. “O curta aconteceu, a história apareceu para mim e tive que contá-la. Estava buscando uma trilha para cobrir outro curta que fiz em Salvador e em minha pesquisa encontrei um link no Youtube com o título “Batuque de Surdo”, achei que encontraria alguém tocando surdo, o instrumento. Foi ai que descobri que era uma banda formada por não ouvintes, isso me deixou fascinado, achei emocionante a sonoridade e a sincronia. Entrei em contato com a APADA, uma ONG no Rio Vermelho, bairro de Salvador e falei da possibilidade do projeto. A coordenadora topou na mesma hora”, conta Bruno.
Desafios da Produção
O Protagonista e o Diretor
André Luiz, o protagonista do curta, foi escolhido assim que Bruno o conheceu. Bruno diz que a maior dificuldade foi conseguir contar
Bruno conta que sua paixão pelo cinema começou em 1999 quando arrumou um estágio em uma empresa de autoração de DVD. Ele passava o dia assistindo todo tipo de filme, de David Lynch a “Xuxa e os Duendes”, conta rindo. Depois disso formou-se em Publicidade, morou 4 anos da Nova Zelândia e quando estava quase voltando achou a AIC pela internet. “Fiz minha matrícula pelo Skype, para o Curso Intensivo de Cinema, quando o curso terminou percebi que precisava de mais e me matriculei no FILMWORKS, um curso que tinha a proposta que procurava, teoria e prática em dois anos. (…) Minha grande influência é o diretor e professor Cristiano Burlan. Ele me passou muito do que sei e posso dizer que ele foi fundamental para minha formação”.
Programação do Filme:
TUM TUM – SOM DE BATUQUE – Brasil (SP) – 2014 • cor • digital / 3 min.
Documentário • Todas as idades
Panorama Paulista
- 26/08 – Museu da Imagem e do Som (Av Europa, 158- J. Europa) – 21h
- 27/08 – Itaú Augusta (Rua augusta 1470 – Cerqueira Cesar) – 17h
- 30/08 – Cine Olido (Av São João, 473- Centro) – 19h
Mostra Juvenil
- 28/08 – Cine Olido (Av São João, 473- Centro) – 17h
- 29/08 – CCSP (Rua Vergueiro 1000- Paraiso) – 15h
Ficha Técnica:
Direção – Bruno Martins; Produção – Bruno Martins e Clareia Filmes – (Produtora de Leo Grego, ex-aluno AIC e Marcella Arnulf); Fotografia – Bruno Martins; Montagem – Felipe Gonçalves; Color – Denis Antônio dos Santos – Revel Midia; Sound Designer – Thiago Martinez – Funkee; Designer Gráfico – Gilberto Duobles – Estúdio Zebra; Tradutora de Libras – Vanessa Dantas; André Luiz – Personagem principal; Narração – Amanda Acosta.