Trilhando o Caminho dos Festivais Nacionais e Internacionais
Decidir quais festivais de cinema nacionais ou internacionais merecem receber seu curta ou longa-metragem pode ser um desafio, mas as recompensas potenciais justificam o esforço. Entre os principais benefícios, destaca-se a oportunidade de os festivais serem uma vitrine para que distribuidoras descubram e invistam em seu filme, delineando estratégias para explorá-lo em diferentes janelas de exibição, que vão de salas de cinema a catálogos de companhias aéreas.
Enquanto os canais de televisão aberta, sejam públicos ou privados, oferecem espaço limitado na programação para filmes, as plataformas de televisão por assinatura apresentam mais possibilidades. O vídeo sob demanda, como os serviços de streaming, que operam através de modelos de assinatura, também pode ser um destino promissor para sua obra como é o caso de doze filmes realizados por estudantes do Curso Filmworks , da Academia Internacional de Cinema (AIC), selecionados e disponíveis na plataforma de Streaming À La Carte, do renomado Cine Petra Belas Artes. A ideia é alcançar o maior número de espectadores possível e, talvez, pavimentar o caminho para o próximo projeto.
Por que os Filmes precisam estar em Festivais?
Outras vantagens de ter seu filme exibido em festivais incluem a criação de uma audiência engajada e o preparo da obra para sua estreia oficial. Ser selecionado para um festival pode atuar como um catalisador, gerando interesse do público e proporcionando um impulso vital ao projeto para quando chegar em qualquer dessas janelas de exibição.
Esse artigo se propõe a ser um ponto de partida para sua pesquisa sobre quais são os melhores festivais para elaborar uma estratégia de estreia e divulgação. Selecionamos alguns dos festivais mais renomados no Brasil e no cenário internacional, além de listar algumas plataformas onde o filme pode ser hospedado após seu circuito pelos festivais, uma opção particularmente atraente para curtas-metragens.
A lista de festivais existentes é vasta, com muitos atendendo a especificidades como gênero, subgênero e temas abordados. É importante compreender quais festivais demandam que o filme selecionado seja uma estreia exclusiva mundial (o que possui um peso maior para os festivais maiores), internacional ou nacional, e direcionar as primeiras inscrições para esses festivais. Os que não exigem estreias exclusivas podem ser considerados em uma segunda etapa de submissões.
Crie uma estratégia de divulgação
Uma reflexão a ser feita antes de elaborar uma estratégia de circuito de festivais é qual o objetivo da obra nesses eventos. Busca-se exposição? Premiações em dinheiro? Conseguir um agente? Prestígio? Estabelecer contatos para futuros projetos? Independentemente do objetivo, é fundamental traçar a estratégia antes de iniciar as inscrições.
Conhecer a composição do júri é uma informação valiosa na hora de esboçar essa estratégia e filtrar os festivais. É preciso também ficar atento a festivais que visam primariamente arrecadar dinheiro com as inscrições, sem proporcionar benefícios concretos às pessoas cineastas ou atrair público para as exibições. As inscrições implicam um investimento financeiro e, frequentemente, são bastante caras. Reconhecer as particularidades do seu filme é uma maneira de direcionar as inscrições para festivais que ressoem com a essência da obra, aumentando assim as chances de seleção para as pessoas criadoras envolvidas.
Dicas e Plataformas
Uma dica para economizar nas inscrições é se atentar aos prazos. Geralmente, há diferentes fases para os prazos de inscrição, sendo os iniciais (conhecidos como Early Birds) um pouco mais acessíveis. Além disso, alguns festivais oferecem isenções nas taxas de inscrição, que podem abranger desde descontos significativos até a isenção total da taxa.
Para realizar as inscrições, a plataforma FilmFreeway pode ser bastante vantajosa, pois agrega uma grande variedade de festivais, facilitando o acesso às informações e também o processo de pagamento. O ShortFilmDepot, apesar de ter uma trajetória mais longa, apresenta uma interface um pouco confusa, mas ainda assim disponibiliza um grande número de festivais.
Se a pessoa for selecionada e estiver presente no dia da exibição, vale lembrar de alguns aspectos que podem ser benéficos ao estabelecer contatos. Um deles é bastante básico, mas é válido reiterar: tenha à mão um cartão de visitas para entregar a pessoas que interagirem com você ou solicitarem seu número ou email para contatos futuros, visto que nem sempre será viável trocar informações de contato através do celular.
Outro ponto a considerar durante as participações em festivais é o projeto que a pessoa cineasta deseja desenvolver a seguir. Essa é uma questão que pode surgir tanto casualmente quanto por parte de uma produtora que tenha se interessado pelo seu trabalho. Demonstrar que você já tem planos em mente reflete profissionalismo e um pensamento adiantado sobre os próximos passos de sua carreira. Se a obra selecionada for um curta-metragem, reflita sobre a possibilidade de expandir esse conceito para uma longa-metragem, pois essa sugestão pode ser proposta por alguém interessado.
O tempo de permanência de um filme no circuito de festivais pode variar. Para longas-metragens, pode-se focar em festivais que exigem algum tipo de estreia durante um ano, e depois dedicar mais um segundo ano a festivais de porte intermediário. Para curtas-metragens, esse período pode se estender por cerca de um único ano. Trata-se de um intervalo de tempo relativamente curto para ganhar notoriedade, portanto, o trabalho de curadoria, envio e divulgação deve ser realizado de maneira intensiva.
Ainda sobre curtas, surge a questão sobre o que fazer com o filme após o circuito de festivais. Uma das alternativas é disponibilizar o filme online em plataformas específicas, das quais listamos algumas neste guia. Uma vez online, os responsáveis pelo filme podem engajar blogs e perfis de cinema para gerar interesse e atrair público, visto que tais plataformas estão constantemente em busca de obras intrigantes para discutir. Se o blog for dedicado a um gênero específico, há potencial para atrair ainda mais atenção.
Como mencionado, antes de explorar a lista de festivais a seguir, reflita sobre os objetivos, expectativas e o valor singular de seu filme. Uma compreensão clara desses elementos não apenas guiará suas decisões, mas também enriquecerá sua experiência durante o processo. Vale ressaltar que aqui estão apenas alguns dos maiores festivais nacionais e internacionais, existem milhares de outros festivais espalhados pelo mundo.
NACIONAIS
São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ
Ano de criação: 1996
Formatos aceitos: Documentários de curtas e longas-metragens
Quando acontece: Abril
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema)
Rio de Janeiro-RJ
Ano de criação: 1991
Formatos aceitos: Curtas
Quando acontece: Março
Rio de Janeiro-RJ
Ano de criação: 2007
Formatos aceitos: Longas
Quando acontece: Outubro
Gramado-RS
Ano de criação: 1973
Formatos aceitos: Longa e Curtas
Quando acontece: Agosto
Brasília-DF
Ano de criação: 1965
Formatos aceitos: Longa e Curtas
Quando acontece: Novembro
Belo Horizonte-MG
Ano de criação: 1998
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Janeiro
Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP
Ano de criação: 1993
Formatos aceitos: Longas e Curtas de animação
Quando acontece: Julho
Curta Kinoforum (Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo)
São Paulo-SP
Ano de criação: 1990
Formatos aceitos: Curtas
Quando acontece: Agosto/Setembro
INTERNACIONAIS
Estados Unidos
Ano de criação: 1994
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Outubro
Berlin International Film Festival (Berlinale)
Alemanha
Ano de criação: 1951
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Fevereiro
Busan International Film Festival
Coréia do Sul
Ano de criação: 1996
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Outubro
França
Ano de criação: 1946
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Maio
Clermont-Ferrant International Short Film Festival
França
Ano de criação: 1979
Formatos aceitos: Curtas
Quando acontece: Fevereiro
Venice International Film Festival (Festival Internacional de Cinema de Veneza)
Itália
Ano de criação: 1932
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Agosto/Setembro
International Film Festival of Ottawa
Canadá
Ano de criação: 2010
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Março
International Film Festival Rotterdam (IFFR)
Holanda
Ano de criação: 1972
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Janeiro/Fevereiro
Estados Unidos
Ano de criação: 1984
Formatos aceitos: Longas
Quando acontece: Fevereiro
Suíça
Ano de criação: 1946
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Agosto
Mar del Plata International Film Festival
Argentina
Ano de criação: 1954
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Novembro
Estados Unidos
Ano de criação: 1963
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Setembro/Outubro
Inglaterra
Ano de criação: 1992
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Outubro/Novembro
San Sebastián International Film Festival
Espanha
Ano de criação: 1953
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Setembro
South by Southwest Film & TV Festival (SXSW)
Estados Unidos
Ano de criação: 1987
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Março
Estados Unidos
Ano de criação: 1978
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Janeiro
Estados Unidos
Ano de criação: 1974
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Agosto/Setembro
Toronto International Film Festival (tiff)
Canadá
Ano de criação: 1976
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Setembro
Estados Unidos
Ano de criação: 2002
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Junho
Croácia
Ano de criação: 2003
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Novembro
DOCUMENTÁRIO
São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ
Ano de criação: 1996
Formatos aceitos: Documentários de curtas e longas-metragens
Quando acontece: Abril
Canadá
Ano de criação: 1993
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Abril/Maio
International Documentary Film Festival Amsterdam (idfa)
Holanda
Ano de criação: 1988
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Novembro
Suíça
Ano de criação: 1969
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Abril
ANIMAÇÃO
Annecy International Animation Film Festival
França
Ano de criação: 1960
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Junho
Hiroshima International Animation Festival
Japão
Ano de criação: 1985
Formatos aceitos: Longas e Curtas
Quando acontece: Agosto
Plataformas online para hospedagem de curtas e longas-metragens
A Cardume é uma plataforma brasileira de streaming dedicada a curtas-metragens. Com foco em produções independentes, ela possui um catálogo com mais de 190 filmes.
A plataforma se propõe a cultivar um acervo diferenciado de filmes brasileiros, com uma curadoria atenta às narrativas inovativas e contemporâneas.
Short of the Week / Shortverse
O Shortverse é uma plataforma criada pelo Short of the Week, um site dedicado a curadoria de curtas-metragens. Uma vez que um projeto é aceito, as pessoas criadoras se beneficiam de uma estratégia denominada Be Everywhere At Once(Estar em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, em tradução livre). Essa estratégia implica na hospedagem simultânea do filme no Vimeo, YouTube e Facebook, enquanto também fica disponível no Shortverse com uma página customizada.
Essa abordagem visa maximizar a visibilidade do filme, alcançando um público amplo, além de agentes e programadores de festivais. Vale ressaltar que, uma vez hospedado no Vimeo, o vídeo pode receber o selo Staff Pick, uma distinção atribuída pela curadoria feita pelos profissionais da plataforma, potencializando sua visualização.
* TEXTO LEANDRO REIS.