O Prêmio Jabuti é o mais importante e tradicional prêmio literário do país. Em sua 55ª edição recebeu mais de 2017 livros inscritos, em 27 categorias, e anunciou os finalistas na última quarta-feira (18). Dentre os selecionados estão três professores da Academia Internacional de Cinema – AIC.
Como ponto de partida, o livro conta a história de um senhor idoso, recém-viúvo, que está em uma festa de ano-novo com seu filho surdo e mudo, que deixará o país na manhã seguinte. Prestes a perder o papel de pai, um dos últimos que lhe resta, o velho mergulha em uma profunda reflexão, buscando encontrar algum sentido na vida e na morte. Entre as outras histórias do livro, estão histórias de um acontecimento corriqueiro, como a disputa por uma poltrona no ônibus (“O lugar de cada um”) aos momentos mais dramáticos, como o primeiro momento a sós de um casal após a moça ter sofrido um estupro (“Violentada”).
Os professores do Curso de Criação Literária, Ricardo Lísias e Marcia Tiburi, concorrem na mesma categoria, de “Melhor Romance”, com os livros “O Céu dos Suicidas” e “Era Meu Esse Rosto”, respectivamente.
“Céu dos Suicidas” é um livro autobiográfico, escrito por Lísias após o suicídio de seu melhor amigo, André. Atormentado pela culpa de não ter sido capaz de salvá-lo e pelo remorso, ele empreende uma viagem, tanto mental como geográfica, para rememorar o sofrimento final do amigo e tentar entender o que poderia ter feito para salvá-lo.
O resultado da segunda fase do Prêmio será anunciado em 17 de outubro. Para conhecer todos os finalistas, clique aqui.