Roteiro
Entre com uma ideia e saia com um roteiro
Escrever e estruturar histórias exige técnica e criatividade. O Curso de Roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC) leva o aluno para além dos manuais de formatação, buscando unir os elementos fundamentais da arte e da técnica da escrita de roteiro.
A prática é priorizada, por meio de exercícios individuais de escrita e ao final do curso, o aluno desenvolve um roteiro (ou argumento) de um curta-metragem.
O curso apresenta uma introdução às diferentes ferramentas e elementos que constituem a dramaturgia e a narrativa, dando aos alunos a qualificação para desenvolver seus próprios roteiros e estruturar suas histórias.
Usando como apoio exemplos de textos ou fragmentos de filmes, o aluno aprende a entender e identificar questões temáticas; construir e explorar personagens; dominar e trabalhar com estruturas clássicas, não-lineares, multiplot e minimalistas; planejar e formatar corretamente seu roteiro; revisar e analisar histórias dramatúrgicas para TV e cinema.
Atenção:
- Não haverão aulas nas emendas de feriado dias 19 de abril e 3 de maio
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas.
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
INVESTIMENTO:
Em até 10x de R$339,20
• Técnicas de Criatividade
• Temáticas e elementos gerais
• Design de Personagem
• Estruturas Clássicas e Avançadas
• Conflito Dramático
• Planejamento de Cenas e Beats
• Diálogo e Ação
• Subtexto e Intenção de Autor
• Escaleta, Pitch e Argumento
• Formatação de Mercado e Internacional
• Séries de TV: Drama e Comédia
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Roteirista, dramaturgo e diretor, mestre em Direito do Estado, professor coordenador dos cursos de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema – AIC, professor de roteiro da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes, integrou a comissão de seleção de projetos do BrLab em 2020 e 2021, maior laboratório de roteiro e projetos da América Latina e Península Ibérica.
Atuou como parecerista da Lei Paulo Gustavo no estado do Piauí em novembro/2023.
Recebeu os prêmios de melhor roteiro no Festival de Paulínia (2010) e no Brazilian Film Festival de Miami (2010) pelo filme Depois do Almoço, além de ter sido exibido no Festival de Berlim – Berlinale (2010).
O curta Lia e o Anjo foi selecionado pelo Festival da Cultura Inglesa (2013), e o documentário Anhangabaú da Feliz-Cidade, sobre o Teatro Oficina, integrou a Quadrienal de Arquitetura Cênica de Praga, em que o Brasil venceu a Triga de Ouro.
Na Alemanha concluiu residência artística pela ZK/U Zentrum für Kunst und Urbanistik, cuja videoinstalação People Like You Appear To be Multiplying foi exibida na Berlin Art week-2013.
Em 2022 fez Direção de Set do filme Testando Senhorita Moss, dirigida por Ester Laccava e com fotografia de João Wainer.
Em 2021 fez Direção de Set do filme A Árvore, com Alessandra Negrini e direção de João Wainer e Ester Laccava.
No teatro escreveu e dirigiu as peças Josefina Canta (2016), Quando Eu Era Bonita (2015) e Mão e Pescoço (2010).
Apenas como dramaturgo assina as peças Ouro Oculto (2022) e Ossada (2019), Amor de Mãe – Parte 13 (2013), Desatino (2009), e Minha Mãe (2008).
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.