Internacionalização de Projetos de Cinema e TV
Conquistando o mundo: a internacionalização como caminho para viabilizar e comercializar projetos audiovisuais
Expandir os horizontes do produtor brasileiro, capacitando-o para enxergar oportunidades de negócios no mercado internacional de audiovisual, além de aprender como captar e coproduzir suas obras com o mercado externo. Esse é o objetivo do Workshop ScreenCraft – Internacionalização de Projetos de Cinema e TV da Academia Internacional de Cinema (AIC), com a Produtora Executiva Laura Rossi, da Gullane, membro do Comitê Gestor do programa de exportação Cinema do Brasil e especialista em posicionar projetos no mercado global.
Desbravar fronteiras em um mercado que só cresce e cada vez mais valoriza conteúdos originais é importante para maximizar o a exploração e sustentabilidade de produtos audiovisuais. O workshop é destinado a realizadores e produtores interessados em internacionalização ou que já estão imersos no universo de festivais ou coproduções de curtas, longas-metragens e séries.
Com o objetivo de apresentar e discutir oportunidades em festivais de cinema, coprodução internacional e distribuição via agente de vendas (sales agent), o curso apresenta oportunidades existentes no exterior, ensina a viabilizar financiamento e otimizar a exploração comercial de obras, introduzindo as diversas oportunidades de licenciamento de projetos no exterior.
Em 4 encontros, totalizando 12 horas de aula, o workshop conta com exercícios práticos feitos em grupo e um projeto final individual, onde os alunos montam um planejamento de distribuição de uma obra dentro dos temas competitivos propostos: festivais, coproduções e negociações de direitos.
Você Aprende:
- Oportunidades de internacionalização;
- Navegar no mercado internacional;
- Ampliar as possibilidades de divulgação e comercialização de obras audiovisuais brasileiras;
- Métodos de avaliação de players na prospecção de negócios internacionais.
ScreenCraft Workshop
Os cursos ScreenCraft oferecidos pela Academia Internacional de Cinema (AIC) são projetados para enriquecer o repertório, fornecer ferramentas e promover novas reflexões em áreas específicas do universo audiovisual. Com curta duração, cineastas renomados trazem seu profundo conhecimento e experiências reais e práticas dos desafios e soluções enfrentados por eles em suas produções.
INVESTIMENTO:
Em até 10x de R$169,00
Introdução ao conceito de expansão de mercado via Internacionalização
Panorama geral dos caminhos possíveis de internacionalização de curtas, longas e séries.
Apresentação dos principais festivais de cinema e série por relevância e nicho.
Noções básicas de como avaliar a participação e montar uma estratégia de festivais.
O papel dos festivais internacionais na promoção e comercialização de obras.
Apresentação das possibilidades de financiamento internacional para projetos audiovisuais.
A coprodução como alicerce para a produção audiovisual e o seu papel no setor para aprimoramento dos projetos.
Introdução ao ambiente não regulado e aos aspectos regulatórios de coproduções internacionais, incluindo os acordos bilaterais e multinacional.
O mercado de séries e suas limitações nos modelos de coprodução internacional.
Os motivos para coprodução: viés cultural, viés financeiro e viés mercadológico.
Retomada do conceito de expansão de mercado via Internacionalização, aplicado à distribuição de obras em múltiplos territórios.
Panorama internacional de comercialização de obras audiovisuais e dos números de mercado dos principais territórios.
Apresentação de diferentes modelos de negócios, boas práticas e mecanismos de proteção dos direitos da obra.
Diferenças entre a atribuição de direitos de projetos seriados e caminhos para exploração internacional.
Introdução à figura do Sales Agent, seu papel e modelo de negócios.
Diferenciação entre Distribuidor e Sales Agent, e apresentação de alguns dos principais players do mercado.
Noções básicas de como avaliar agentes de vendas e introdução de agentes por nicho.
Práticas em grupo para desenvolver habilidades para avaliar um projeto e agentes de venda, com estudos de caso.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Produtora executiva, consultora e pesquisadora. Membro do Comitê Gestor do programa de exportação Cinema do Brasil. Com 10 anos de experiência no mercado de entretenimento. Especialista em estruturar coproduções e financiamentos complexos para cinema e séries, maximizar receitas por meio da gestão de direitos, e posicionar projetos no mercado global. Com mestrado em Cinema pela NYU e MBA em Inteligência de Mercado pela FIA. Desde 2018, Head do Internacional da Gullane. Os últimos projetos incluem Motel Destino (Cannes Competição 2024), Os Enforcados (Toronto 2024), e Arca de Noé (a maior animação já realizada na América Latina, com estreia prevista para novembro de 2024).
Laura Rossi @laurarossicine
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.