Direção de Atores
O Curso de Direção de Atores para Audiovisual da Academia Internacional de Cinema (AIC) é desenvolvido para aspirantes e profissionais do cinema aperfeiçoarem suas habilidades em direção de atores. Com uma abordagem teórica e prática, o curso prepara você para enfrentar os desafios de dirigir atores em cena.
O workshop conta com 5 encontros (totalizando 15 horas). Você participa de exercícios práticos com atores convidados, desenvolve o seu repertório, explora a história da atuação desde a Grécia antiga até o cinema contemporâneo, e estuda os métodos clássicos de Stanislavski e o trio americano (Strasberg, Adler, Meisner).
Você também aprende a analisar roteiros, estudando os personagens e suas relações, criando histórias pregressas e encontrando subtextos. O curso também aborda ensaios e improvisação, ensinando como equilibrar construção e espontaneidade, utilizando a improvisação como ferramenta de criação.
Também são abordados temas como foco e direção eficaz em um ambiente movimentado como um set de filmagem e a adaptação em diferentes contextos, seja entre atores de teatro, cinema, TV e não-profissionais. Por fim, são abordadas estratégias avançadas, indo além do realismo, com técnicas de desdramatização, artificialismo e exploração de novos paradigmas no cinema contemporâneo.
ScreenCraft Workshop
Os cursos ScreenCraft oferecidos pela Academia Internacional de Cinema (AIC) são projetados para enriquecer o repertório, fornecer ferramentas e promover novas reflexões em áreas específicas do universo audiovisual. Com curta duração, cineastas renomados trazem seu profundo conhecimento e experiências reais e práticas dos desafios e soluções enfrentados por eles nas produções.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas.
- Pagamento parcelado: cartão de crédito e cheque
- Pagamento à vista: PIX, boleto, dinheiro, cartão de débito
INVESTIMENTO:
Em até 10x de R$230,00
- Rápido panorama histórico: da Grécia ao cinema contemporâneo.
- O realismo: o último Stanislavski e o trio americano (Strasberg, Adler, Meisner).
- O estudo do roteiro a partir dos personagens e das relações entre eles.
- A criação das histórias pregressas.
- A fé cênica e como buscá-la nos atores do filme.
- Encontrando os subtextos no roteiro e no jogo entre os atores.
- A divisão da cena em unidades a partir do desenho dramático.
- Estratégias de Casting.
- Ensaios: o equilíbrio delicado entre construir e saturar.
- Improvisação como meio de construção do personagem ou da cena.
- Filmagem: mantendo o foco no caos do set.
- Diferenças entre atores de teatro, cinema, TV e não-profissionais.
- O perigo da direção de resultados.
- Além do realismo: desdramatização, artificialismo como potência, realismo distorcido, presença.
- Cinema contemporâneo: corpos no espaço, os afetos, a desdramatização, os não-atores, a mudança de paradigma do personagem.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas.
- Pagamento parcelado: cartão de crédito e cheque
- Pagamento à vista: PIX, boleto, dinheiro, cartão de débito
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Diretor, roteirista e produtor de cinema, TV e teatro.
Seu primeiro longa-metragem como diretor, MALU, estreou na competição oficial do festival de Sundance em 2024.
Professor titular de direção de atores para cinema na EICTV (Cuba), também já deu cursos de direção em Altos de Chavón (Rep. Dominicana) e na AIC-RJ, onde foi coordenador e professor do curso regular de Interpretação.
Escreveu e dirigiu 8 curtas-metragens que competiram nos festivais de Veneza, Locarno, Havana, Cinéma du Réel, Oberhausen, Turim, Huelva, Festival do Rio, Gramado e SP.
Os curtas "Se por acaso", feito sob a supervisão artística de Abbas Kiarostami, e "O Teu Sorriso", com Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha, ganharam diversos prêmios no Brasil. Dirigiu 11 séries para a TV, incluindo 3 novelas para a TV Globo, além das peças teatrais “Outros Tempos”, de Harold Pinter, e "Vista de Cima", de Bráulio Mantovani.
Trabalhou em 17 longas-metragens e 8 peças de teatro, como roteirista para Ruy Guerra, assistente de direção para Karim Aïnouz, Lucia Murat, Enrique Diaz e Bia Lessa, preparador de elenco em 6 longas, para Marcelo Gomes entre outros.
Participou das residências Director's Lab, no Lincoln Center Theater, em NY (2012) e no Berlinale Talent Campus (2008).
Graduado em Direção de Cinema na EICTV (Cuba) e em Artes Cênicas na CAL (Rio de Janeiro), também estudou Direção de Teatro na Casa de América (Madrid) e Teoria do Teatro na UNIRIO.
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.