O diretor é o fio condutor de uma narrativa gravada. É na cabeça dele que a história do filme – ou de qualquer outro produto audiovisual, de fato, se constrói. Como o maestro de uma orquestra, ele conduz os outros profissionais a executarem sua visão do filme. Difícil quantificar valores para um trabalho tão técnico e criativo. Afinal, quanto vale o trabalho desse profissional?
Falar de salário é uma coisa complicada. A maioria dos profissionais da área afirma que é muito difícil estipular uma média de salário para a carreira de diretor. Segundo o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web (com um total de 39 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Maio de 2021 a Abril de 2022) estipula que uma média salarial para diretores em longa, média ou curta-metragem seja de R$ 4.777,00 reais por mês, porém esse valor pode chegar a até R$ 13.998,00 por mês, dependendo do tamanho da produção e do tipo de filme. Em publicidade, um diretor pode ganhar até 10% do orçamento total do filme, o que torna essa possibilidade bastante atrativa para quem quer ingressar no mercado.
Se tratando de projetos mais autorais, de diretores iniciantes, com equipe enxuta, pode acontecer de o diretor renunciar a seu cachê para investir esses recursos em outros aspectos da produção do filme ou quem sabe até pagando um profissional, de outra área, que ele ache essencial para o sucesso do projeto. Nesses casos, é comum também que o diretor seja produtor do filme e tenha participação nos resultados como bilheteria ou prêmios em festivais. Se o filme for bem-sucedido comercialmente, o diretor pode acabar investindo esses lucros em seus futuros trabalhos.
Existem os projetos autorais, mas também as grandes produções, sejam brasileiras ou hollywoodianas. Embora a assessoria de imprensa da Rede Globo não revele os valores dos salários de seus profissionais, a mídia especulativa diz que que um diretor de novela pode ganhar até 300 mil reais por mês. Já nos Estados Unidos, a pesquisa “What Hollywood Earns”, feita em 2017, revela a média salarial de diversas profissões da indústria do cinema e da televisão. Por lá os salários de diretores variam de 500 mil a 3 milhões de dólares por projeto. Em geral, seja aqui ou lá fora, em um pequeno ou grande projeto, o cachê do diretor é um dos mais altos do filme.
Embora seja uma profissão instável, que não pode ser muito pensada em termos burocráticos, o reconhecimento no caso de um bom trabalho é sempre muito maior do que para os demais profissionais, em especial os das áreas técnicas. Além disso, a formação em direção cinematográfica abre portas para diversas outras possibilidades. A televisão (principalmente seriados) pode ser uma excelente opção para os diretores iniciantes, não apenas pela estabilidade financeira, mas por utilizar uma linguagem que tem dialogado muito com a estética do cinema.
Para saber mais sobre a carreira de um diretor cinematográfico, veja nosso artigo completo: Quero ser Diretor de Cinema.
*Foto Yuri Pinheiro
Gostou? Então que tal dar uma olhada nos cursos de direção da Academia Internacional de Cinema?
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e venha vivenciar a real experiência de fazer cinema! Aproveite para seguir a AIC no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube para ficar por dentro de todas as novidades.
Texto revisado em 23/07/2022.