Retrospectiva AIC 2023
Temos muito que comemorar juntos! Na Academia Internacional de Cinema, 2023 foi de muita ação. Foram mais de 50 filmes produzidos ao longo do ano entre os cursos Filmworks, Cinema Livre e Documentário, uma websérie produzida pelos alunos do Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV (foto destaque), e mais 7 curtas estão programados para janeiro de 2024, sinalizando que mais um ano movimentado vem por aí. Não só por trás das câmeras, mas diante e além, com palestras, mesas de conversas, mostras, festivais, pocket shows e programação de conteúdo para o Aicinematic, nosso canal no YouTube.
Destacamos abaixo os pontos altos de 2023! Confira.
Eventos e convidados
Diretores, atores, produtores e profissionais do audiovisual vieram à AIC para apresentar seus trabalhos e discutir temas sobre criação e sobre o mercado com alunos e o público em geral.
De 6 a 13 de março, a 17ª Semana de Orientação contou com a exibição de filmes e palestras das atrizes Naruna Costa, protagonista da série Irmandade (Netflix) e Sol Miranda, protagonista do longa Regra 34, vencedor do 75º Festival de Locarno; os cineastas Cristiano Burlan, diretor do premiado filme A Mãe, e Moara Passoni, corroterista de Democracia em Vertigem, nomeado ao Oscar de melhor documentário e diretora de Êxtase; além do fotógrafo e produtor Gabriel Uchida, do premiado filme Território, vencedor no Festival de Sundance 2022.
De 31 de julho a 03 de agosto, a 11ª Semana de Cinema e Mercado promoveu discussões sobre temas fundamentais para a indústria do cinema: Trabalho (com a presidente do Sindcine Sonia Santana, diretores do Sated-SP Jandilson Vieira e Rita Teles, e a produtora cultural Gabrielle Araújo) , Festivais (com o programador de festivais Eduardo Valente, e delegado para o Brasil no festival de Berlim), Streaming (com o advogado Fabio Cesnik e o produtor Fabiano Gullane) e Inclusão (com o articulador cultural periférico André Haag, a articuladora na área de educação do Instituto Criar Luma Reis e a diretora de fotografia na Quilombarte Julia Barbosa Fonseca.
No dia 8 de agosto, o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema – Uma Transa Amazônica, Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil, Utopia Distopia) deu uma masterclass gratuita e aberta ao público a convite do curso de Documentário.
No dia 21 de outubro, tivemos o 12º Filmworks Film Festival, mostra competitiva de curtas-metragens dos alunos da AIC no MIS – Museu de Imagem e Som, em São Paulo. Os curtas concorreram em 13 categorias: Direção, Roteiro, Fotografia, Edição, Direção de Arte, Som, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Melhor Filme, New Vision, Curta Livre, Melhor Documentário e Júri Popular, com premiações oferecidas pelas empresas parceiras Gullane Entretenimento, NayMovie, Utimura, Rafael Peixoto Fotografia, Link Digital, MUBI, Sonidos del Tropico e Oaloo.
Ao longo do ano também tivemos pocket shows com Talentos AIC, com performances musicais das alunas do curso Técnico de Atuação para Cinema e TV (TAC) Castelluni, e Roberta Lisa, bem como da aluna do curso Técnico em Direção Cinematográfica (Filmworks) Sofia Borghi e do ex-aluno do TAC e professor de edição da AIC Diggital Fox.
Alunos do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV (TAC) proporcionaram oficinas gratuitas de Dança e Yoga para colegas e ex-alunos da AIC durante o ano. Os encontros acabaram rendendo um videoclipe realizado pelos próprios participantes, o Grandissíssimo Rei do Show. Assita aqui.
Em agosto houve um webnário gratuito sobre Como Fazer um Roteiro, com o professor e roteirista Pedro Salomão e em setembro uma masterclass gratuita presencial sobre Arcos de Personagem com o professor e roteirista, Thiago Fogaça e o lançamento do seu livro História e Roteiro, um guia abrangente de storytelling e roteiro, fruto de mais de 12 anos de experiência no mercado internacional.
Acinematic, nosso novo Canal no YouTube
Desde abril, nosso canal do YouTube, Aicinematic, passou a trazer uma série de conteúdos exclusivos sobre audiovisual, ao lado do conteúdo educacional e institucional da AIC. Algumas das novas webséries que lançamos em 2023:
A Caixa Preta
Um programa semanal de entrevistas com grandes profissionais do audiovisual. Entre entrevistados estão Tata Amaral, Julia Murat, Rodrigo Teixeira, Sergio Machado, Rejane Faria, Mel Lisboa, e muitos outros grandes nomes do cinema e da TV brasileira e internacional.
Cine Raio X
Programa mensal que apresenta críticas e análises de filmes, com a participação de críticos convidados. As primeiras edições contaram com os críticos Filippo Pitanga e Dalila Camargo Martins, professores da AIC.
Por Dentro da Cena
Ao longo de 17 episódios, mostra os segredos e as técnicas utilizadas pela equipe envolvida na dramaturgia e na produção de uma cena cinematográfica quanto à direção, roteiro, direção de arte, direção de fotografia e edição.
Se Esse Parque Falasse…
Websérie ficcional de 5 episódios produzida por alunos do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV.
Alunos e professores no mercado
Algumas das conquistas ao longo do ano, em ordem cronológica:
O aluno Ailin Elias ganhou prêmio de Melhor curta-metragem no V MOV – Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco por Tô Esperando você voltar, dirigido pela da ex-aluna do curso de Cinema – Intensivo de Férias Marina Lavarini.
Quatro filmes de alunos e professores foram selecionados para a 26ª Mostra Tiradentes.
Curtas de alunos foram exibidos no Espaço Cultural da Estação Santa Cecilia, como parte do programa Linha da Cultura, vinculado à Gerência de Comunicação e Marketing do Metrô de São Paulo.
A ex-aluna do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV Julia Cortez participou do elenco da segunda temporada da série Tudo Igual…SQN, produção original brasileira do Disney+.
O documentário Faces do Velho Chico, de Tiago Ferraro, ex-aluno do curso de Documentário, e da jornalista Fernanda Kiehl estrou no Cinesesc da Rua Augusta.
A roteirista e crítica de cinema paraense e professora da AIC Lorenna Montenegro foi uma das votantes internacionais da 81ª edição do Globo de Ouro.
A professora de direção de arte da AIC Monica Palazzo assinou a Direção de Arte do filme O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares.
O ex-aluno Guilherme Corrêa, do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV participou do elenco da série Beijo Adolescente, produzida pela HBO Max, e do filme Evidências do Amor, estrelado por Fábio Porchat e Sandy.
Gabriel Vidal, ex-aluno do curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks, teve seu filme Uma Foto por Dia selecionado para os festivais Filmaê – Festival de Cinema Móvel de Brasília 2023 e Short Way International Short Film Festival.
Ex-aluna do curso livre de Interpretação para Cinema e TV Kyvilin Padilha fez parte do elenco de Amor Perfeito, novela das 18h da Rede Globo, fez participação na nova série do Globoplay Os Outros e atuou como dublê em diversos folhetins.
O filme Cartas de Vilas, dirigido pelo ex-aluno do curso Técnico em Direção Cinematográfica, Lyrio foi selecionado para o festival Embaúba Play e está disponível na plataforma de streaming.
Aluna do curso Apresentador Multiplataformas e ex-aluna do curso Técnico de Atuação para Cinema e TV Caroline Cherulli foi selecionada para participar do reality show Microfone Aberto, em parceria entre TV Bandeirantes e rede social KWAI.
O filme Uma Porção de Cólera, produzido pelo ex-aluno do Curso Técnico em Direção Cinematográfica Filmworks, Gabriel Vidal, foi premiado no Marina Del Rey Film Festival, em Los Angeles.
Doze filmes realizados por alunos do curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks estrearam na plataforma de streaming À La Carte, do Cine Petra Belas Artes.
Seis filmes criados por estudantes e professores foram selecionados para o 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum.
A diretora Lina Chamie, professora do curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks e do Técnico em Atuação para Cinema e TV, venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 na categoria Melhor Longa-Metragem Documentário com a obra Kobra Auto Retrato.
A professora do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV, Sabrina Greve, assumiu dupla função na nova série Além do Guarda Roupa, transmitida pela HBO Max, como diretora e preparadora de elenco.
Seis filmes realizados por alunos da AIC foram selecionados para o New York Brazilian Film Festival (NYBRFF) que acontece nos dias 23 e 24 de setembro.
A professora de direção da AIC Maria Tuca Fachin estreou seu mais recente trabalho, o filme Tudo o que Cresce e Voa, durante a sessão de gala Première Brasil no Festival do Rio.
A ex-aluna e atriz Rayssa Zago conquistou seu primeiro papel fixo na novela A Infância de Romeu e Julieta, produzida pelo SBT. Também estreou no cinema com uma participação no filme O Sequestro do Voo 375, dirigido por Marcus Baldini.
A ex-aluna do curso de Interpretação para Cinema e TV Leticia Rudra compõe o elenco do filme Sob Concreto, dirigido por Gabriel Machado de Araújo e exibido na 15ª edição do Cinefantasy.
O filme Erguida, dirigido por Jhonnã Bao, aluna do curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks (com participação de alunos e ex-alunos na equipe), recebeu três prêmios na 56ª edição do Brasília Film Festival.
Guilherme Dourado, ex-aluno do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV estreou na nova série da Globoplay Betinho – No Fio da Navalha, e participou da terceira temporada da série Unidade Básica da Universal TV.
Cristino Burlan, ex-aluno AIC, estreou seu documentário Antunes Filho – do Coração para o Olho, uma produção original do SescTV.
Parcerias
O ano viu reforçarem-se parcerias já existentes e dar início a novas colaborações. Entre os parceiros estão: Instituto Criar, MIS- Museu da Imagem e do Som, Cine Bijou, Gullane Entretenimento, NayMovie, Utimura, Link Digital, MUBI, Sonidos del Tropico, Rafael Peixoto Fotografia, Oaloo, Locall, Elitecam, Next Move, Festival de Goiânia, New York Brazilian Film Festival, A La Carte do Cine Petra Belas Artes, Itaú Cultural, Expocine, e muitas outras grandes empresas fomentadoras do audiovisual.