2024 foi um ano de grandes realizações para a Academia Internacional de Cinema (AIC), que celebrou seus 20 anos de existência com uma série de eventos e conquistas. Fundada em 2004 a AIC se consolidou como uma das principais instituições de ensino audiovisual do Brasil, formando mais de 30 mil estudantes e produzindo mais de 4500 filmes ao longo de sua trajetória.
Confira a seguir alguns dos acontecimentos mais bacanas do ano.
Alunos e Professores em Mostras, Festivais e Estreias no Cinema
O ano começou com a participação de alunos e professores na Mostra Tiradentes. Os filmes “Eu Faço Loucuras por Você”, de Gabriela Queiroz, e “Muito Permanece”, de Jéssica Alves Vassaitis, ambas alunas do Filmworks, foram selecionados para a Mostra Formação da 27ª edição. O professor de roteiro Roney Freitas também teve seu filme “MBORAIRAPÉ” exibido na mostra.
A série “Betinho No Fio da Navalha”, com participação do ex-aluno Guilherme Dourado, foi a única série brasileira selecionada para o Berlinale Series Market, parte do Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme “Barata”, dirigido pelo ex-aluno Amen Musbah, conquistou o prêmio de Júri Popular no Lift-Off Global Network.
Três ex-alunas do curso de Direção de Arte integraram a equipe do filme “Betânia”, selecionado para a mostra Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale. Mariana Cristal Hui assinou a Direção de Arte, Jessica Goes liderou a produção de arte e Mel Carabolante cuidou da caracterização e assistência de contrarregragem.
A professora Daniela Broitman estreou o longa “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, que leva o espectador a uma viagem pela vida e obra do cantor e compositor que revolucionou a música brasileira.
O ex-aluno Henrique Nuzzi estreou seu longa-metragem “Cantos Escuros: A Herança de Pietra” no Festival Satyrice Bijou, com uma equipe composta quase exclusivamente por ex-estudantes da AIC.
O documentário “Mama – Africanos em São Paulo”, dirigido pelo aluno Rafael Aquino, foi selecionado para a 13ª Mostra Ecofalante de Cinema e outros 12 festivais globais, incluindo o Spotlight on Academics Film Festival no Canadá e o Ethnografilm Paris na França.
O filme “CASA 513”, dirigido por Lívia Olivares, aluna do Técnico em Direção Cinematográfica (Filmworks), foi selecionado para a mostra competitiva do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro.
O cineasta e roteirista Eduardo Spinelli, formado pela AIC, assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Cinema, ao lado de grandes nomes como Adriana Esteves e Lázaro Ramos.
A ex-aluna Natália Martins, formada no curso de Formação Livre em Roteiro, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Longa-Metragem no Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba (FRIACA).
Rodrigo Ribeiro, ex-aluno do Filmworks, estreou seu novo curta-metragem “Cicatriz” no Virginia Film Festival.
Os filmes “Baby” e “Malu”, dos diretores Marcelo Caetano e Pedro Freire, ambos professores convidados da AIC, receberam os principais prêmios da Première Brasil no Festival do Rio 2024.
O filme “Cereja do Bolo”, produzido como trabalho de formatura do Filmworks pela aluna Laura Reis, conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte no HORROR Underground Film & Screenplay Festival, no Canadá. A direção de arte foi realizada pelos ex-estudantes Camilla Aguiar e A Zigla Marthins.
Sete filmes da comunidade AIC representaram a escola na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O filme de conclusão do curso de Documentário, “A Única Terra”, dirigido pelos ex-estudantes Gustavo Benji e Gabriela Amorim, conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem na categoria Meio Ambiente no Marmostra Internacional Film Festival, em Portugal.
A AIC continua, ano após ano, formando profissionais que se destacam e a contribuem significativamente para o cinema nacional.
Parcerias e Apoios em Festivais
Entre as parcerias de 2024 destacamos uma que já soma 12 anos de existência, entre a Academia Internacional de Cinema e o Instituto Criar, reforçando o comprometimento mútuo com a promoção do desenvolvimento profissional e pessoal por meio do audiovisual, oferecendo oportunidades a jovens em busca de transformação através da linguagem cinematográfica.
A AIC também apoiou o Festival Visões Periféricas, uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras e o 15º Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Livramento (RS) e Rivera (Uruguai). O vencedor do prêmio de Melhor Filme da Mostra Regional recebeu uma bolsa de estudo em um dos cursos online da AIC.
Também seguimos com a parceria com o Goiânia Mostra Curtas e mais uma vez apoiamos a Expocine, maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual. Também seguimos com a parceria com a distribuidora Imovision, garantindo ingressos mensalmente para nossos alunos assistirem a novos lançamentos no cinema.
Eventos, Convidados e Palestras
Em 2024, a Academia Internacional de Cinema (AIC) realizou dois grandes eventos: a Semana de Orientação, que abre o primeiro semestre letivo, e a Semana de Cinema e Mercado, que abre o segundo semestre. Confira quem esteve conosco esse ano:
18ª Semana de Orientação
- Raul Perez: O roteirista abriu a Semana de Orientação compartilhando dicas sobre o universo do roteiro e seu “kit de sobrevivência” para aspirantes na área.
- Ana Carolina Marinho: A roteirista, diretora, atriz e ex-aluna da AIC discutiu seu processo criativo e a multifuncionalidade na indústria audiovisual.
- Ricardo Calil: Diretor e roteirista, Calil falou sobre o processo criativo em documentários, destacando suas produções “Vale o Escrito” e “Em Nome de Deus”.
- Heitor Dhalia: O diretor de “DNA Do Crime” e “Arcanjo Renegado” encerrou a semana com uma palestra sobre sua jornada no cinema, diferenças entre cinema de autor e de audiência, e dicas para novos profissionais.
12ª Semana de Cinema e Mercado
- Globalização do Cinema Brasileiro: André Sturm e Laura Rossi discutiram a internacionalização do cinema brasileiro.
- Diversidade e Inclusão: Indianara Ànrèré e Marcelo Rocha debateram representatividade no painel “Quais Histórias Contamos”.
- Tendências Narrativas: Luiza Fazio e Carolina Nishikubo, mediadas por Elzemann Neves, falaram sobre o mercado de roteiro e o DNA brasileiro nas produções.
- Elenco e Publicidade: Gabie Fernandes e Diogo Ferreira discutiram novas possibilidades em conteúdo e publicidade, com mediação de Vanessa Prieto.
- Futuro no Audiovisual: Ex-alunos Alícia Abe, Guilherme Dourado e Leonardo Tovani abordaram a importância do coletivo e a valorização do trabalho no painel mediado por Carol Cherulli.
Outros Destaques
- Jorge Bodanzky: O cineasta inaugurou o curso de documentário, compartilhando seu processo e exibindo um filme inédito.
- Tecnologias Criativas para o Audiovisual: Evento gratuito e online explorando Virtual Production, Games e Efeitos Visuais (VFX).
Em Agosto: Celebração de 20 Anos
O ponto alto do ano foi a festa de 20 anos da AIC, realizada no dia 09 de agosto no Cineclube Cortina. Intitulada “AIC na Terra do Sol”, a celebração reuniu estudantes, professores e profissionais que fizeram parte da história da academia. Foi uma noite de reencontros, drinks especiais e muita dança, celebrando duas décadas de resistência e crescimento no mercado audiovisual brasileiro.
Cursos Novos
A AIC lançou duas novas categorias de curso esse ano. Sob o selo ScreenCraft, a escola começou a oferecer workshops especializados em diversas áreas do audiovisual, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades e reciclar seus conhecimentos.
Já os cursos PRO, com conteúdo avançado para profissionais do setor, tem como grande diferencial a participação em um processo colaborativo entre as áreas. Cinco projetos de Roteiro, eleitos a partir de Pitching, serão fonte de desenvolvimento para um Conceito Visual criado pelos estudantes de Fotografia e Direção de Arte e editados por estudantes de Montagem, possibilitando um método de apresentação e defesa de projetos ainda mais próximo do que o cotidiano profissional exige.
Dezembro: Fechando com Chave de Ouro
Em sua 13ª edição, o Filmworks Film Festival celebrou cinquenta curtas-metragens produzidos e finalizados por estudantes da Academia Internacional de Cinema (AIC) ao longo de 2024. Tradicionalmente realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o festival contou com dois dias de exibição dos filmes, culminando em uma cerimônia de premiação.
A cerimônia reuniu estudantes, amigos, familiares, professores e patrocinadores, atraindo um grande público. Ao todo, 905 pessoas passaram pelo auditório do MIS, prestigiando tanto a mostra quanto a premiação.
É isso, todos os anos, muitas histórias para contar e a certeza que o ano novo é uma grande página de branco, para que mais e mais histórias possam ser escritas, contadas e filmadas. Que venha 2025.