Academia Internacional de Cinema (AIC)

Retrospectiva 2022

kobra_lina chamie

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor criativo em 2022, a AIC, com a dedicação das professoras, professores, alunas, alunos e equipe, realizou vários eventos presenciais e online. E, depois de dois anos, o Filmworks Film Festival voltou com força total para comemorar os 18 anos da escola.

A expectativa para 2023 é a melhor possível para o audiovisual, com a retomada de políticas públicas e fomento, cota de tela e a volta do Ministério da Cultura. O novo ano promete ser de muito trabalho e realizações!

 EVENTOS E LIVES

Ao longo de 2022, recebemos vários convidados especiais: as diretoras e roteiristas Ana Johann , Karen Suzane e a diretora e aluna do Filmworks Evelyn Santos, que conversaram com a cineasta, dramaturga, pesquisadora e professora da AIC Camila Cattai sobre a presença feminina no mercado cinematográfico;  o character designe Kapel Furman, reconhecido e premiado por seu experimentalismo cinematográfico no gênero fantástico;  a crítica de cinema e pesquisadora  Dalila Camargo Martins, entre outros.

Com o tema O Mercado Audiovisual em transformação, a Semana de Cinema e Mercado, que voltou a ser presencial, recebeu Amanda Kadobayashi, produtora e a Coordenadora Geral de Conteúdo na Vitrine Filmes/ Manequim, Camila Luppi, responsável pela supervisão das produções originais da National Geographic no Brasil, parte da The Walt Disney Company, e o cineasta e roteirista Luiz Alberto Pereira.

Cineclube AIC #ficaemcasa, comandado pelos professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier, no Canal do Youtube da escola, recebeu muitos convidados incríveis: a jornalista, pesquisadora e crítica de cinema Luiza Lusvarghi, a atriz, performer, modelo e roteirista Jenny Müller, as jornalistas e produtoras dos podcasts sobre cinema @Bisc0iteiras: Larissa Padron, Camila Henriques e Carissa Vieira, a youtuber Luisa Clasen, do canal Lully de Verdadeo crítico de cinema Marcio Sallem, entre outros.

ALUNOS E PROFESSORES NO MERCADO AUDIOVISUAL

O longa-metragem Grade, do professor Lucas Andrade, do  curso de Edição da Academia Internacional de Cinema, foi selecionando para a Mostra Aurora – principal seleção competitiva da Mostra de Cinema de Tiradentes. O documentário também contou com a participação dos professores  Pedro Felix, do Curso Correção de Cor OnlineGiuliano Gerbasi, do Curso Filmmaking – OnlineTomaz Viterbo e Pedro Pipano.

O curta-metragem Rabiola, dirigido e produzido pelo ex-aluno da Academia Internacional de Cinema Thiago Briglia, foi eleito o Melhor Filme pelo público do Festival Olhar do Norte, realizado no Teatro Amazonas, em janeiro.  O curta também foi premiado como Melhor Roteiro e Melhor Atuação.

O curta-metragem Doblez, de Gabriel Vidal, ex-aluno do Curso de Cinema da Academia Internacional de Cinema, foi selecionado para a Mostra Comemorativa do FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema Estudantil de Itaúna, em Pernambuco.

O ex-aluno do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV da Academia Internacional de Cinema Guilherme Dourado está em Irmandade, da Netflix. A 2ª temporada da série, que acompanha a criação de facções criminosas dentro dos presídios de São Paulo, está disponível na plataforma.

A 10ª edição da Mostra Tiradentes – SP exibiu 31 filmes inéditos em São Paulo, e que fizeram parte da programação do festival oficial. Entre os selecionados está o curta A Morte de Lázaro, do diretor Bertô, ex-aluno da Academia Internacional de Cinema.

O filme “Cantareira”, do ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC) Rodrigo Ribeyro, premiado na última edição de Cannes, ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival Goiânia Mostra Curtas, que conta com o apoio da AIC. O curta também ganhou o Prêmio Canal Brasil. No ano passado, o filme foi premiado no Festival Curta Cinema.

O aluno do Filmworks  Leonardo Tovani foi um dos quatro vencedores do Concurso Faciuni Bolsas com seu Curta “A Vida em Pauta”. Leo ganhou uma bolsa de estudos ONLINE para participar de um curso de verão na University of Southern California School of Cinematic Arts – USC e um prêmio no valor de R$ 20.000,00 para investir em equipamentos ou projetos audiovisuais.

O curta-metragem O fundo dos nossos coraçõesde Letícia Leão, ex-aluna da Academia Internacional de Cinema, foi selecionado para  a nona edição do Berlin Short Film Festival

A primeira exibição do curta-metragem Desavença Italiana, de Paulo Miranda, aconteceu no CineSesc, em São Paulo, em junho. O filme contou com a participação dos ex-alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC) Thiago Fischer, como diretor de fotografia, Pedro Correia, como assistente de direção, Thiago Arattus, como gaffer, Murilo Giovancarli, como logger, e Luka Toledo, como assistente de elétrica.

O curta-metragem Último Domingo, de Joana Claude e Renan Brandão, professor do curso de Assistência de Direção Online da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para a Mostra Competitiva da 50ª edição do Festival de Gramado e para o 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, na França.

O documentário Kobra Auto Retrato, da diretora, roteirista e professora da Academia Internacional de Cinema Lina Chamie foi exibido na 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, após ter participado da Première de documentários brasileiros do Festival do Rio. O filme também foi selecionado para o Festival de Documentários de Nova York, em novembro.

O Porão da Rua do Grito, longa-metragem de estreia da Professora da Academia Internacional de Cinema, diretora e atriz Sabrina Greve, fez sua primeira exibição na Mostra Brasil – Competição Novos Diretores, da 46ª Mostra Internacional de Cinema, em outubro. O filme de horror psicológico é ambientado em um casarão histórico de São Paulo, e foi o primeiro a ser rodado durante a pandemia da Covid-19.

 

Parcerias

A Academia Internacional de Cinema (AIC) renovou a parceria com o Instituto Criar, que acontece desde 2012. O instituto promove o desenvolvimento profissional (por meio do audiovisual), sociocultural e pessoal de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Este ano a AIC disponibilizou oito bolsas integrais para jovens que já participam das oficinas no Instituto, entre elas,  bolsas para o Filmworks, o curso técnico de direção cinematográfica e para cursos online da escola, como o Curso de Cinema e de Crítica.

A segunda edição do Viana CineFest – Festival de Cinema ao ar Livre em Viana, contou com o apoio da Academia Internacional de Cinema. O evento aconteceu na vila-sede do município de Luanda, em Angola, em julho. Foram exibidos 80 curtas-metragens produzidos entre 2020 e 2022, realizados principalmente por cineastas angolanos.

Em outubro, a AIC participou da Feira das Ideias, no Museu da Imagem e do Som, que é parceiro da escola. Além de exibição de filmes realizados pelos alunos da AIC, e uma mostra em homenagem ao cineasta Sergio Peo, foram organizados debates com os professores Camila CattaiDiogo NoventaVanessa PrietoAntonio Vanfill, Dicezar Leandro, Eduardo Chatagnier e João Campos.

Sair da versão mobile