Academia Internacional de Cinema (AIC)

RETROSPECTIVA 2021: ano de desafios, ano de reinvenção

Ufa, chegamos ao final de 2021, com cada vez mais pessoas vacinadas e os números da pandemia relativamente sob controle, salas de aulas com capacidade normal e uma operação online cada vez mais afinada! Apesar do imenso desafio que foi atravessar o ano na pele de uma escola voltada para o ensino prático das artes audiovisuais, chegamos em 2022 movidos pela resiliência e dedicação da nossa equipe, professoras, professores, alunas, alunos e comunidade—e com o espírito criativo renovado.

Aqui registramos um pouquinho das atividades e momentos especiais da AIC em 2021.

 

RETORNO PRESENCIAL

Ainda que com capacidade parcial, as aulas presenciais retornaram em janeiro de 2021, voltando a movimentar (com todas as medidas de segurança) nossas unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. Alguns ótimos filmes, trabalhos e colaborações saíram dessa safra! 

 

EVENTOS E LIVES

A Semana de Orientação da AIC, evento que abre o ano letivo da escola e do Filmworks – o curso Técnico em Direção Cinematográfica, chegou a sua 16ª edição! O evento foi online e contou com a participação dos cineastas Halder Gomes, Neville D’Almeida e do ator José Dumont.

Ao longo de 2021, recebemos vários convidados especiais: a produtora cultural e cineasta Graci Guarani, pertencente à nação Guarani Kaiowá; a diretora Lucia Murat; rolou palestra com os ex-alunos da AIC Letícia Yabá, Pietro Teixeira, Maynard Stuart Farrell, Rosana Moreira Bagini, Kayo Perez e Bruna Barbosa sobre “A vida após o Filmworks”. Conversamos com a diretora, roteirista, diretora de arte e artista plástica Renata Pinheiro; com o produtor e idealizador do Cinefantasy –  festival de horror, fantasia e ficção-científica – Eduardo Santana; os fotógrafos Dani Dacorso, Ana Branco e Leo Martins, entre outros.

O Cineclube AIC #ficaemcasa, que desde 2020 tornaram as noites de quinta-feira uma grande aula de cinema, retornou em fevereiro. Comandado pelos professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier, no Canal do Youtube da escola. Recebemos muitos convidados incríveis: a diretora Maya Da-Rin, os atores Rosa Peixoto e Regis Myrupu, o diretor Helvécio Marins Jr e a produtora executiva Eliane Ferreira; o pesquisador Marcelo Ikeda, entre outros.

 

ALUNOS E PROFESSORES NO MERCADO AUDIOVISUAL

O filme “Cantareira”, realizado por alunos da AIC, premiado na última edição de Cannes, também venceu o grande prêmio da Competição Nacional do Festival Curta Cinema 2021. Com o prêmio, o filme está qualificado para pleitear indicações ao Oscar, ao BAFTA e ao Goya, alguns dos festivais mais importantes do mundo.

O filme Carne, de Camila Kater, que chegou a concorrera uma vaga no Oscar deste ano, foi o vencedor do Locarno Short Weeks 2021. O documentário animado de 12 minutos é uma coprodução Brasil/Espanha, produzido pela professora Lívia Perez e por Chelo Loureiro.

O filme “Baile”, de Cíntia Domit Bittar concorreu a uma vaga na categoria de Curta-Metragem em Live Action, Oscar 2021. O professor – e coordenador do Filmworks por alguns meses, Dicezar Leandro, fez a direção de arte do curta.

A obra recebeu a qualificação após levar o prêmio de Melhor Curta-Metragem Ibero-Americano no 60º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias (FICCI), em março de 2020.

O filme Cartas de Brasília, da ex-aluna do curso de Documentário Online Larissa Leite, foi selecionado para 26ª edição do Festival Internacional de Documentários É tudo verdade, em abril de 2021.

Noites de Alface, longa de ficção de estreia do premiado diretor de curtas e documentarista Zeca Ferreira, professor do curso de documentário da AIC do Rio de Janeiro, entrou no circuito nacional de cinemas em junho de 2021.

Ada (Marieta Severo) montando um quebra-cabeça em cena do filme Noites de Alface do professor Zeca Ferreira

A série “Colônia”, de André Ristum, que estreou em julho no Canal Brasil, contou com a participação de ex-alunos da AIC. A produção e direção de elenco foi feita pela professora do Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV , a cineasta Alessandra Tosi.

Além dos ex-alunos Camila Maria, Bruno Hoffmann, Guilherme Dourado, Barbara Barroso, Silvio Junior e Mauricéia Rocha, a professora e coordenadora do TAC, Vanessa Prieto, também participou da série.

O curta “33421”, do ex-aluno Bruno Martins, foi um dos vencedores do Nespresso Talents 2021, mostra paralela do Festival de Cannes dedicada a novos cineastas.

Os irmãos gêmeos André e Carlos Silberg, ex-alunos do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV , participaram do elenco da novela Quanto Mais Vida Melhor, da Rede Globo.

O ex-aluno do curso de Interpretação para Cinema e TV Victor Salomão está na série “Os Ausentes”, a primeira produção brasileira original da HBO.

O filme Confinamento, do ex-aluno Rogério Rodrigues foi selecionado para a Mostra Olhares Sobre a Pandemia, do Festival de Cinema Guarnicê.

E por fim, o  filme Ir-se, do coreógrafo, diretor e ex-aluno Carlos Laerte, foi selecionado para a Mostra Dança em Trânsito, no festival internacional de dança contemporânea. O curta-metragem foi exibido no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

 

IMPACTO SOCIAL e APOIO EM FESTIVAIS

Finalizamos a última etapa do programa CINEMA 360, que ao longo de 360 dias distribuiu 360 bolsas de estudo integrais. Confira aqui o vídeo com depoimentos de alunos que participaram do projeto, mostrando um pouquinho desse processo.

Outro projeto importante, em parceria com a Millerbaum produtora de conteúdo audiovisual, foi o Formação Serrana, oferecendo 70 bolsas de estudo integrais para cursos online da AIC.

A 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico aconteceu em São Paulo, em setembro. O evento, que conta com o apoio da AIC, contou com atividades de formação e com as mostras competitivas e paralelas.

A 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás – DIGO, que há anos conta com o apoio da AIC, aconteceu em junho em formato online. O evento é pioneiro no Centro-Oeste sobre o tema LGBTI+ e tem o objetivo de estimular e promover a conscientização do público em relação aos direitos humanos e a inclusão.

Em parceira com o Festival Guarnicê, oferecemos 6 oficinas online e gratuitas durante a 44ª edição do evento.

Este ano a AIC também apoiou a 8ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero – Recifest, que aconteceu em novembro, de forma online, mas com algumas atividades presenciais no Recife.

 

FORMANDO PROFISSIONAIS PARA O MERCADO

Em novembro teve a formatura dos alunos do Filmworks da AIC de São Paulo. A cerimônia foi no pátio da escola e organizada pelos próprios alunos e professores. Foi um momento especial e de muita emoção, afinal, se formar depois de quatro módulos de estudo e uma pandemia no meio, não tem preço!

A primeira Mostra de Filmes TAC, realizados pelos alunos do Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV também aconteceu em novembro. O evento foi no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e foram exibidos quatro curtas-metragens: O Casamento, Hospital, Decapitados, Entre Mulheres.

Os filmes foram escritos e dirigidos pelo professor Antonio Vanfill e realizados pelos alunos com o apoio dos estudantes dos cursos de Direção de Arte, Direção de Fotografia e Filmworks.

Após a exibição da Mostra, teve a cerimônia de formatura da 3ª turma do TAC, exclusiva para convidados, além da estreia do filme Quem não quer ver estrelas não olha para o céu.

E assim acaba esse ano. Que venha 2022, com muitas atividades na AIC São Paulo, com o fim da pandemia, com o mundo todo vacinado e com uma mensagem de esperança para todos os artistas do nosso país.

* Texto: Dani Castro e foto destaque do aluno Matheus Stolf –  gravação projeto TAC.

Sair da versão mobile