Retrospectiva 2020
Um ano que todas e todos querem que chegue ao fim, talvez essa seja a máxima de 2020. Em meio a pandemia do novo coronavírus e tantas perdas para a humanidade, a Academia Internacional de Cinema e seus professores e professoras, assim como tantas outras escolas, precisaram se readaptar e buscar novas formas de ensinar e de sobreviver. Foram muitos desafios, o mais triste deles: ver as duas unidades da escola vazias, sem vida, sem alunas e alunos criando, filmando, fazendo arte.
Mesmo com a vontade de que vire o ano, muita coisa bonita foi construída em 2020, muitos alunos continuaram seus projetos, estrearam filmes, percorreram festivais, trilharam histórias de sucesso. Confira a nossa já tradicional RETROSPECTIVA, com todos os melhores momentos da escola, das alunas e alunos, das professoras e professores.
Desejamos a todos um excelente final de ano, com muita saúde, amor, arte, cores e filmes.
Quem esteve na AIC em 2020
Em março o ano começou com a Semana de Orientação. No Rio de Janeiro as convidadas foram a cineasta Susanna Lira, a roteirista Renata Corrêa e a documentarista Maya Da-Rin. Em São Paulo o diretor André Ristum, o roteirista Felipe Braga e a atriz Bárbara Colen.
Na metade do ano a Semana de Cinema e Mercado aconteceu de maneira online. Talita Arruda, Marcílio Moraes e Rachel Elis falaram sobre distribuição, direitos autorais e coprodução.
Eventos Online
Em tempos de isolamento, em abril a escola lançou uma programação mensal de eventos online. Talvez o evento mais querido do ano foi o Cineclube AIC #ficaemcasa, que tornaram as noites de quinta-feira uma grande aula de cinema. Comandado pelos professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier, no Canal do Youtube da escola, recebemos muitos convidados incríveis: a montadora Jordana Berg, a pesquisadora Beth Formaggini, a produtora Érica de Freitas, o ator Fernando Ceylão, a atriz Gilda Nomacce, o ator Silvero Pereira, o crítico Rickk Barbosa, a eleita vereadora no Rio de Janeiro Tainá de Paula, o cineasta e professor Clementino Junior, a roteirista Viviane Pistache, entre tantos outros.
Vale lembrar de alguns episódios que fizeram história:
Para ir além, vale conferir a playlist completa.
LIVES
Além do cineclube, não poderiam faltar as LIVES, evento oficinal da pandemia. A AIC recebeu convidados incríveis o distribuidor e sócio da Pagu Pictures Bruno Beauchamps, as atrizes Shirley Cruz e Maeve Jinkings, a diretora Viviane Ferreira, a diretora de fotografia Lílis Soares, a artista visual Alessandra Bergamaschi, o diretor Quico Meirelles, o cineasta Cao Guimarães, o montador Eduardo Escorel, a diretora Susanna Lira, os diretores Cesar Oiticica Filho, Daniel Gonçalves, Marcelo Botta, as documentaristas Emília Silveira e Letícia Simões, entre muitos outros.
Alunos e Professores no Mercado Audiovisual
Na AIC o ano sempre começa com a Mostra de Tiradentes: o filme “Sábado não é dia de ir embora”, de Luísa Giesteira, ex-aluna do curso Filmworks, foi selecionado para a Mostra Formação; Evelyn Santos, aluna do Filmworks São Paulo, foi a responsável pelo som direto do curta “Perifericu”, selecionado para a Mostra Foco; e “Pão e Gente”, segundo longa do professor Renan Rovida, foi exibido na Mostra Aurora e a professora de direção de fotografia (AIC -RJ) Lílis Soares recebeu o prêmio Helena Ignez 2020, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino.
“Democracia em Vertigem”, que conta com o trabalho da nossa aluna Camila Macário, foi indicado ao Oscar de documentário.
Em abril, a série Baile de Máscaras, da TV Brasil, foi indicada para o 1º turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 na categoria série ficção – TV Aberta. A atriz Isadora Ferrite, professora e coordenadora dos cursos de atuação da AIC do Rio de Janeiro, foi a preparadora de elenco da série.
O professor Bebeto Abrantes, o produtor e diretor Cavi Borges e o aluno do Filmworks Amauri Sousa se juntaram com outras 5 pessoas em quarentena, das mais variadas idades, credos, profissões e grupos sociais para produzirem um filme-processo que fez sucesso nas redes sociais e na mídia.
O ex-aluno Victor Ribeiro lança filme em parceria com o dançarino Neguin para o movimento Black Lives Matter, com patrocínio da Red Bull Internacional.
O documentário “Cantos de Origem”, de Marcella Ferrari, Brenda Zacharias, Paulina Meza, Chico Sales e Gislene Nogueira, ex-alunos da AIC, foi selecionado para o Concurso Curta da 9ª Mostra Cultural Ecofalante de Cinema Ambiental, a primeira seleção de várias outras que vieram ao longo do ano.
Mais uma vez os alunos de São Paulo participaram da Noite de Kino e os ex-alunos Hallison Paz e Kizzy Terra, do canal Programação Dinâmica; e Boo Mesquita e Marcos Malagris, do canal Farofa Geek se destacaram no concorrido mercado do Youtube.
Durante o isolamento social, a aluna do Filmworks Letícia Leão foi convidada, através da escola, para dirigir, produzir e editar um vídeo da ONG Health In Harmony em parceria como Instituto Socioambiental, as comunidades ribeirinhas do Xingu e a Universidade Federal do Pará.
Alunos da AIC apresentam a Mostra Cenas de Quarentena.
O ex-aluno Deivison Fiuza lançou o filme “Abraço – a única saída é lutar”, nas plataformas de streaming, drive-ins e cinemas digitais.
A escritora Veronica Stigger, professora do curso de Escrita Criativa é uma das dez finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Conto com o livro “Sombrio Ermo Turvo”.
A 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo traz filmes de professores. Dentre os selecionados estão “Dente por Dente”, que conta com a montagem do professor Eduardo Chatagnier e direção de arte da professora Dani Aldrovandi; “#eagoraoque”, com direção de fotografia do professor André Moncaio; “Um dia com Jerusa”, direção de fotografia da professora Lilis Soares.
O curta Gaia, do ex-aluno Kadu Zargalio, foi selecionado para vários festivais internacionais e nacionais e recebeu 15 prêmios, entre eles o de Melhor Filme de Terror nos Festivais Florence Film Awards.
Para fechar o ano, a ex-aluna Paula Rocha compõe júri do Festival de Vitória, a ex-aluna Bruna Barbosa, diretora e produtora audiovisual, dá início a uma programação semanal no Instagram da Academia Internacional de Cinema (AIC), produzindo conteúdos que trazem a luz o cinema e outros conteúdos audiovisuais produzidos por profissionais não brancos, além de trazer assuntos urgentes e necessários para a comunidade e “Prata”, do ex-aluno Lucas melo, é o grande vencedor do Prêmio Curta Cinema 2020.
Mais Cursos Online, parcerias e apoio em Festivais
2020 foi um ano em que as escolas precisaram se reinventar e com a AIC não foi diferente. O catálogo de cursos online ao vivo triplicou e hoje conta com mais de 30 cursos. Cursos que abrangem as diversas áreas do audiovisual e também grandes novidades, como o Curso de Animação com Marcos Magalhães, um dos fundadores do Anima Mundi.
Também teve a Série Encontros, que trouxe workshops com grandes realizadores, entre eles Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Lucrecia Martel e Marco Dutra.
Dentro os festivais que contaram com o apoio da AIC em 2020 tivemos o Los Angeles Brazilian Film Festival, 5º Digo Festival, Expocine 2020, 10º Cinefantasy e Lab Curta.
As já tradicionais oficinas ministradas no Festival Guarnicê também aconteceram, de maneira totalmente online, com um time de professoras incríveis: ‘Roteiro para cinema’, com Renata Mizrahi; ‘Direção cinematográfica’, com Jô Serfaty; ‘Produção audiovisual’, com Juliana Salazar; ‘Montagem’, com Marília Moraes, e ‘Som para cinema’, com Fabiana Quintana.
Bolsas de Estudo – Cinema 360
2020 foi o ano em que lançamos o projeto Cinema 360, ou AIC Online – Formação Audiovisual para todo o Brasil. Até o momento mais de 270 bolsas já foram distribuídas em 7 cursos online, para residentes de 24 estados Brasileiros, mais Distrito Federal.
A primeira etapa começou na região Centro-Oeste, onde mais de 650 pessoas se inscreveram. A segunda etapa do foi na região Norte, com mais de 600 inscritos, a terceira região foi a Nordeste com 2025 pessoas inscritas. No momento estão abertas as inscrições para a região sul mais estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
O projeto AIC ONLINE foi um dos quatro vencedores de uma concorrência pública lançada pela ANCINE em 2018, voltada para fomento da educação audiovisual. Para a AIC, que além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online desde 2017, “o incentivo vem precisamente num momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais como o nosso. Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional.”, diz Flávia Rocha, Diretora de Comunicação da AIC.
Além de contribuir para a formação de novos profissionais, o objetivo é também cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural.
E assim encerramos mais um ano. 2020 não foi um ano fácil, mas encerramos esse ciclo com a esperança de que dias melhores virão. Esperamos que, ao fim do próximo ano, tenhamos ainda mais novidades interessantes!
Se quiser continuar lendo e fazendo parte dessa história, cadastre-se na nossa newsletter (no rodapé do site). Assim, você fica sabendo em primeira mão toda vez que um conteúdo interessante aparecer no nosso blog. Também vai receber descontos, informações sobre eventos gratuitos e novos cursos nas mais diversas áreas do audiovisual!