Representantes do audiovisual debatem coproduções internacionais
Durante o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB 2024, realizado na 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Instituto Nacional do Audiovisual Paraguaio e da Panvision discutiram coproduções internacionais e as novas oportunidades do mercado audiovisual.
Guilherme Mendes, supervisor de fomento na Ancine, detalhou o lançamento do maior edital de coprodução internacional da agência. O objetivo é estimular coproduções internacionais através da facilitação de acordos e redução de limitações com países parceiros. Mendes ressaltou que as coproduções promovem a diversificação das histórias e a combinação de especialidades entre países, enriquecendo o produto final.
Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, destacou a importância do Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual do Mercosul, assinado em julho pelos países do bloco (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai). O acordo, debatido anteriormente na Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam) durante o FAM 2023, proporciona reconhecimento de nacionalidade para as produções, acesso a benefícios e apoio governamental, e colaboração equitativa. Mais flexível e moderno, o acordo permite divisões patrimoniais variadas e abrange cinema, TV e plataformas digitais, possibilitando coproduções com países como o Paraguai, com quem o Brasil não tinha acordos bilaterais prévios.
Mendes enfatizou que o acordo fortalece a cooperação entre os países do Mercosul, incentivando o compartilhamento cultural e a expansão de mercados. Ele também mencionou que a distribuição continua sendo um desafio para a Ibero-América, e que novos editais estão sendo discutidos para enfrentar essa questão.
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