Dando continuidade ao primeiro artigo sobre profissões de cinema (onde falamos sobre as profissões de diretor e roteirista) com a intenção de mostrar um pouco sobre as funções e as etapas de produção que abrangem esse universo, nessa edição, falaremos sobre produção, produção executiva e direção de fotografia.
O que cada um desses profissionais faz?
Já pensou em ser produtor, produtor executivo ou diretor de fotografia?
Quais competências e habilidades são importantes?
Confira!
Produtor e Produtor Executivo
A produção é a espinha dorsal de qualquer projeto audiovisual, responsável pelo planejamento e pela execução de todas as ações que viabilizem o filme. Em resumo, é o produtor quem dá condições para que os demais departamentos funcionem de maneira adequada, a fim de que o projeto fique pronto no tempo previsto pelo cronograma e dentro do orçamento. Ou seja, nenhum filme acontece sem esse profissional.
O produtor é a pessoa que, literalmente, tira o filme do papel. Seu trabalho está ligado a questões conceituais e técnicas, lidando com recursos humanos, artísticos, materiais, financeiros e de planejamento. Em geral, as principais funções envolvendo produção no cinema estão relacionadas ao produtor executivo (responsável pelo orçamento e captação de recursos) e ao diretor de produção (que administra esses recursos e atua diretamente com os outros membros da equipe, encontrando soluções para o dia a dia do projeto).
Ou seja, o diretor de produção ou apenas produtor é quem cuida de toda a infraestrutura, já o produtor executivo é quem consegue o dinheiro para que o projeto aconteça.
Veja também esse vídeo com dicas sobre como ser um bom produtor:
Para a professora da Academia Internacional de Cinema (AIC) e produtora Teresinha Cipolotti, “um produtor deve proporcionar a infraestrutura da produção de um filme e cuidar de tudo que esteja na frente e por trás das câmeras, sejam equipamentos ou pessoas, para que a filmagem corra de forma tranquila e produtiva”.
Um bom produtor deve estar preparado, acima de tudo, para resolver problemas. Quem deseja ingressar nessa carreira deve ter muito jogo de cintura, flexibilidade, capacidade de planejamento e vontade de trabalhar. Também precisa ser um bom comunicador e um excelente negociador, além de uma pessoa prática e capaz de se adaptar rapidamente a novas situações. É uma das funções mais desafiadoras do cinema, mas uma das mais gratificantes.
O produtor executivo é responsável pelas estratégias de financiamento, produção e distribuição de filmes e conteúdos audiovisuais. Ele também está diretamente envolvido com a qualidade criativa do projeto, fazendo a ponte, com sua expertise, entre criação e mercado. Recai sobre ele a responsabilidade sobre todos os aspectos executivos da obra, antes, durante e depois de sua realização.
É fundamental que ele acompanhande a evolução do mercado e explore ativamente novas oportunidades de negócios. É uma carreira com grande possibilidade de expansão, pois o business do audiovisual só cresce. De acordo com a 22a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021- 2025 da PwC, o mercado de Entretenimento e Mídia no país deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. Em valores, o setor vai chegar a US$38 bilhões.
Direção de Fotografia
A direção de fotografia é a área que controla o processo de construção e registro das imagens de um filme, levando para a tela tudo o que foi visualizado na pré-produção, por meio de ferramentas técnicas como iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramentos, cores e exposição. Em resumo, o diretor de fotografia usa a câmera e a luz para transformar as palavras do roteiro em imagens.
Embora a função normalmente seja associada a algo mais técnico, essa é apenas uma parte do trabalho desse profissional. Não se trata apenas de ligar a câmera no set. A contribuição do diretor de fotografia em um filme começa ainda na pré-produção, na leitura do roteiro e nas conversas com o diretor. A fotografia também carrega uma mensagem para o público.
Algumas das responsabilidades desse profissional são a pesquisa e o estudo de referências, a escolha da equipe de fotografia e do equipamento, a análise da decupagem com o diretor, testes e visitas às locações. No set, é hora de realizar o que foi pensado, por meio de composição, iluminação, movimentação de câmera e enquadramento.
Essa é uma área para quem gosta de tecnologia e se interessa por câmeras, luzes, maquinário. Contudo, não basta ter facilidade para lidar com os aspectos técnicos. É necessário ser criativo, desenvolver apuro visual e adquirir uma excelente bagagem sobre a linguagem cinematográfica. Também é preciso saber trabalhar rápido e sob pressão.
Para você que se interessa pela área, vale a pena conferir nossos posts O que é a fotografia de um filme? e Quero ser cinegrafista, para se aprofundar ainda mais nas funções e responsabilidades desses profissionais.
*Texto de Paulo Castilho (maio/2013). Revisado por Katia Kreutz e Mônica Wojciechowski. Fotos Alessandra Haro, Mônica Wojciechowski e Alexandre Borges
Gostou? Então que tal dar uma olhada nos cursos de produção e direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema?
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e venha vivenciar a real experiência de fazer cinema! Aproveite para seguir a AIC no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube para ficar por dentro de todas as novidades.
Não deixe de conferir a primeira e a terceira parte dessa série incrível de artigos sobre as profissões do mercado audiovisual.