Dois filmes de professores da Academia Internacional de Cinema (AIC) estão no Festival Do Rio 2014, concorrendo na Première Brasil, uma das mostras mais esperadas e concorridas do festival. “Hamlet”, do professor Cristiano Burlan, está na Mostra Novos Rumos de longa-metragem. “Obra”, roteirizado pelo professor Paolo Gregori e dirigido por Gregório Graziosi, está na Mostra Competitiva de Longas de Ficção.
Nesta edição do Festival, que acontece entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro, a Première Brasil exibe 69 produções, sendo 41 longas e 28 curtas, de diretores estreantes e veteranos, com filmes dos mais variados temas e de diversos estados do país.
A programação completa ainda não foi divulgada mas em breve estará no site do Festival. Conheça os filmes dos professores:
Hamlet
O filme, que teve sua estreia mundial no Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, é uma livre adaptação da tragédia de William Shakespeare. A partir do assassinato de seu pai por seu tio, Hamlet é obrigado a enfrentar as contradições pessoais e do mundo a sua volta. Em uma desconstrução de si mesmo, Hamlet mergulha na eterna questão sobre o sentido da existência. O filme se passa na metrópole de São Paulo e conta com as vozes dos personagens e as dos próprios atores para conduzir a ficção. A tragédia, em outro momento ambientada dentro do castelo, acontece agora nas ruas da grande cidade e é nesse espaço público que os impulsos privados afloram.
Obra
O filme estreou no último dia 7 no Festival Internacional de Filmes de Toronto – TIFF e
foi a única obra brasileira no Festival. O longa conta a história de um arquiteto (Irandhir Santos), que às vésperas do nascimento de seu primeiro filho, encontra um cemitério clandestino na obra que está prestes a iniciar. A descoberta desestabiliza sua vida, fazendo com que ele questione sua profissão, a cidade em que vive e até mesmo o relacionamento com sua esposa. Em preto e branco, o filme foi gravado no centro de São Paulo e teve locações em vários cartões postais da cidade, como o Edifício Copan, o Conjunto Nacional, a Igreja da Consolação e a Pinacoteca.