Academia Internacional de Cinema (AIC)

“Cores” em cartaz na Mostra de SP, conta com direção de arte de professora da AIC

Cores (2012), primeiro longa dirigido pelo cineasta Francisco Garcia, conta com o trabalho de direção de arte da professora Monica Palazzo, coordenadora do curso  da mesma disciplina na Academia Internacional de Cinema (AIC).

A história fala das amizades e desilusões vividas por três jovens de aproximadamente 30 anos: Luca, um tatuador que mora com a avó; Luiz, que faz bicos com sua moto numa farmácia; e a namorada dele, Laura, que trabalha numa loja de peixes ornamentais para espantar a solidão.

A narrativa, que se passa em S. Paulo, no início dos anos 2000, mostra a entediante rotina vivida por muitos jovens das grandes metrópoles que enxergam poucas oportunidades na vida, impregnada pela alienação típica da sociedade de consumo.

Ao contrário do que o título sugere, o filme é todo fotografado em preto e branco. O próprio diretor, nas entrevistas de lançamento em Sán Sebastian, justificava o nome como uma ironia para chamar a atenção para a realidade sem cores, apática, vivida pelos personagens.

Mas para uma diretora de arte, que trabalha essencialmente com as cores (além das formas), qual será a diferença que isso faz no trabalho de ajudar a compor as cenas de um filme?

Segundo a professora Monica Palazzo, tudo é muito diferente.

Para chegar ao resultado desejado, a parceria com o diretor de fotografia Auziro Barbosa foi fundamental, ainda mais do que num filme em cores. “Quando eu leio um roteiro, penso muito em manchas de cor e sensações estéticas, como traduzi-las para a tela. Mas não foi o caso… As situações dramáticas estavam tão bem resolvidas que nem pensei nisso no momento.”

O primeiro passo da diretora de arte na empreitada, então, foi entender a relação de contraste das cenas, pois ela não teria uma paleta cromática de matizes e temperaturas de cor diferentes para trabalhar no filme. “Conversei muito com o fotógrafo e fizemos vários testes de diferentes tipos de preto e branco para chegar num resultado bem contrastado. A direção de arte teve então que privilegiar não muito as cores, mas mais as texturas, brilhos e outras padronagens que ganharam relevância na telona”.

Uma das curiosidades de bastidores, conta Monica, foi que o filme foi gravado em vídeo, em cores, para depois ser descolorizado na pós-produção.

Pintamos as paredes de verde para o fotógrafo ter mais liberdade de marcações de luz, de um jeito mais preciso, inclusive podendo trabalhar melhor para separar figura e fundo. E eu trouxe isso de forma teórica para trocar experiências com os alunos nas aulas da AIC. Mas agora, com ele em cartaz, poderei também ilustrar isso para eles verem o resultado”, completa a professora.

Monica ainda ressalta a trilha sonora do filme, composta especialmente por Wilson Sukorski, num clima bem rock an roll. Ela avisa aos alunos da AIC que não deixem de ver Cores durante a 36ª Mostra de S. Paulo (veja a agenda abaixo).

“É um filme pra ser visto na telona, especialmente pela inovação e ousadia da linguagem impressa pelo diretor Francisco Garcia, que em Sán Sebastián chamou bastante a atenção tanto da crítica e imprensa especializadas, quanto do público e dos colegas da sétima arte na seção Novos Diretores, aberta a propostas com tema, linguagem, formato e propostas diferenciadas .

O elenco é formado pelos atores Acauã Sol, Pedro di Pietro, Simone Iliescu, Tônico Pereira, Guilherme Leme, Maria Célia Camargo, Graça de Andrade.

Veja abaixo uma entrevista com o diretor Francisco Garcia sobre a produção e também o teaser de Cores, exibido na 60ª edição do Festival de Sán Sebastian, em setembro deste ano, na Espanha.

 

Entrevista com o diretor:

Teaser:

 

Agenda:

Esta interessado em conferir? Fique ligado na agenda: a co-produção entre a Kinosfera Filmes e a Dezenove Som e Imagem será exibida nos seguintes dias, locais e horários, durante a 36ª Mostra de Cinema de S. Paulo:

 

Para conhecer mais:

– Veja o trabalho da diretora de arte e professora da AIC acesse: http://www.monicapalazzo.com/

– Veja o blog oficial do filme Cores: http://filmecores.wordpress.com/

Crédito:
Reportagem e edição: Paulo Castilho
Imagens: Divulgação.

Sair da versão mobile