Academia Internacional de Cinema (AIC)

Professora AIC participa de série da Globoplay

Amazônia Novas Histórias

A professora do curso Filmmaking Online da Academia Internacional de Cinema (AIC), Fernanda Miranda, é uma das roteirista na nova série documental Amazônia Novas Histórias da Giro Filmes e com estreia marcada para 4 de setembro no Canal Futura e no Globoplay. A série promete provocar uma reflexão sobre a preservação da Floresta Amazônica e a urgência ambiental.

Com uma abordagem focada nas soluções para a crise climática e as iniciativas de proteção da floresta, “Amazônia Novas Histórias” se inspira no documentário Amazônia Eterna de Belisário Franca. A série apresenta entrevistas com representantes de nove instituições que trabalham diretamente na Amazônia. A produção destaca o papel dos povos amazônidas, incluindo indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários, ativistas e pesquisadores científicos.

Os episódios mostram como a preservação da Amazônia é vital para o meio ambiente, gera benefícios financeiros e sociais para as comunidades locais. A série conta com a participação de especialistas, como Sérgio Besserman Vianna, Ricardo Abramovay e Carlos Afonso Nobre, que oferecem um panorama detalhado sobre a bioeconomia e a importância de manter a floresta em pé.

“Amazônia Novas Histórias” estreia no Canal Futura, no dia 04 de setembro às 21h, e estará disponível no Globoplay.

Conheça Fernanda Miranda

Realizadora audiovisual, roteirista, professora e escritora, trabalhou em diversas produtoras cariocas como pesquisadora, roteirista, produtora, assistente de direção e diretora.

Por 10 anos foi professora do projeto Imagens em Movimento, atuando em escolas públicas do Rio de Janeiro. Desde 2017, ministra aulas de roteiro cinematográfico e coordena o curso Filmmaking (online) da AIC. Autora dos livros infantis “O tempo de Dindi” (2018) e Dora quer ver o Mar” (2021). Atualmente, integra o núcleo criativo da produtora carioca Giros Filmes, como coordenadora de conteúdo de não ficção.

Sair da versão mobile