Ela não é a única que veio de longe para fazer o Intensivo de Férias, que recebe alunos de todo o país, muitos do Nordeste. Segundo a coordenadora Ana Paul, “os alunos vêm à procura de formação mais especializada; na volta, o currículo deles é bastante valorizado”. Sheury conhece alguns ex-alunos da AIC atuando no Nordeste, como Caio Viana, de Recife, que trabalha com captação e edição de videos, e Pablícia Duarte, que hoje trabalha como produtora em uma emissora de TV em São Luís.
Ela diz que se inscreveu no Intensivo de Férias porque queria conhecer melhor o cinema, a sua paixão, e ver como poderia adaptar esse conhecimento na sua profissão: “Foi uma experiência maravilhosa. As discussões dentro de sala de aula, o clima da AIC é uma delícia tudo respira cinema, e é o que procuramos quando nos inscrevemos no curso”.
E como o programa todo acontece em um mês, “fica um gosto quero mais”. Diz que pretente voltar à AIC no futuro para estudar Direção, e que entre seus muitos planos estão alguns projetos de documentário. “O curso abriu meus horizontes para outras áreas no cinema, hoje já começo a esboçar meus roteiros e pretendo futuramente dirigir meus filmes. O mais importante foi entender que todas as áreas do cinema são importantes, e através da ligação delas é que se constrói um bom filme.”
*Sheury Neves com o diretor Alain Faraggi e o eletricista Manoel em set de campanha do Governo do Estado no Maranhão.