Amanhã (17) tem pré-estreia do no novo filme do professor Cristiano Burlan no 6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo no CineSesc. “Em Busca de Borges” é uma coprodução Brasil/Suíça (C-Side Productions) protagonizado pelo ator e também professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), Henrique Zanoni. Um híbrido entre documentário e ficção, o longa-metragem acompanha o périplo de Henrique entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e Genebra em busca dos escritos e da memória do escritor argentino Jorge Luis Borges.
Burlan também conta que o filme foi realizado em três movimentos. “O espelho, o labirinto e o tigre. Imagens que povoam os escritos de Borges. O espelho é o lugar inabitável de nós mesmos, abriga o abismo de um jogo de sombras e projeções, diante das narrativas espelhadas é que vemos o mundo e que evitamos confrontá-lo. O labirinto é a metáfora do mundo, é nele que se dá a travessia da vida. Ele é o espaço de perdição, em que construímos mais muros e caminhos tornando a travessia ainda mais difícil e complexa. O tigre é a conexão com as lembranças da infância – foi quando criança que Borges viu um tigre pela primeira vez e pasmou. O tigre representa a fronteira entre a realidade e a evocação, entre a coisa e a palavra, entre o ser e o símbolo, entre o cinema e a vida. As ruelas de Genebra são as paisagens labirínticas que percorremos. A realização do filme é um mergulho em si e um retorno ao mítico”.
O filme foi rodado em seis dias, no mesmo período que diretor e ator foram à Genebra para o Festival Filmar, levar o filme “Fome”.
Confira o trailer
Teaser “Em busca de Borges” from Bela Filmes on Vimeo.
SERVIÇO:
Pré-estreia de Em Busca de Borges
6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo
Dia 17/ 06/2016 às 21h
No CineSesc
Rua Augusta, 2075
São Paulo, SP