Viver longe de um sonho pode ser bastante doloroso e nossas chances de sucesso são maiores quando estamos perseguindo e trilhando um caminho em que realmente acreditamos. Para se destacar em qualquer área é preciso muita dedicação e estudo e isso não seria diferente na carreira artística.
Fica ainda mais fácil seguir nessa trilha quando fazemos isso munidos de informação sobre as exigências e tendências do mercado. Dessa forma, se você já conhece os seus motivos sobre porque ser ator, precisa também saber como se preparar para essa profissão.
Pensando nisso, preparamos este texto com as principais características sobre esse profissional. Além disso, você confere novidades do mercado e de quebra fica por dentro de uma das principais formações em atores para cinema no Brasil.
Vem com a gente!
A profissão de ator/atriz
O cinema é uma arte coletiva. O ator e a atriz sem dúvidas têm um papel muito importante nessa engrenagem, mas eles não estão sozinhos. Com as novidades do mercado, cada vez mais é preciso atuar em rede e saber investir em networking.
Mas vamos começar pelo começo: confira a seguir as principais características do profissional, as diferenças entre a atuação para o teatro e a televisão e o que saber ao escolher a sua formação.
Características do profissional
Uma das primeiras características e uma das principais razões de porque ser ator ou atriz é a vontade de contar histórias. Depois disso, podemos dizer que o interesse pela cultura e pelas relações sociais também costumam ser bastante comuns.
O estudante deve ter um gosto genuíno pelo cinema e por tudo relacionado a ele e saber buscar referências de mercado em diferentes fontes. Conhecer os principais festivais de cinema e se familiarizar com produções de acesso mais restrito é uma boa dica para vivenciar diferentes experiências cinematográficas.
A televisão, por sua vez, costuma trazer uma linguagem mais comercial. Porém, também é importante na formação do ator, especialmente por se tratar de uma paixão nacional. Dessa forma, as referências desse meio também deve fazer parte do repertório do ator em formação.
Características do trabalho
Como falamos, teatro, televisão e cinema são linguagens diferentes. O trabalho do ator em cada um desses meios muda consideravelmente, assim como a experiência vivida no set.
Enquanto na TV a pessoa responsável por “carregar o cabo verde” tem esse trabalho bem específico, no cinema é comum observarmos um acúmulo de funções — especialmente quando os orçamentos estão mais apertados. E isso também impacta o trabalho do ator e da atriz.
Uma pessoa com background de teatro transportada para o universo do cinema pode se sentir carregando uma raquete de tênis a caminho de uma partida de futebol. Porém, é uma tendência de mercado exigir profissionais mais completos e que dominem mais de um aspecto da produção audiovisual.
Isso não acontece necessariamente visando um acúmulo de funções. A realidade é que o trabalho em equipe fica mais fácil quando todos têm uma visão completa sobre o processo.
Formação do profissional
No passado, as escolas artísticas eram uma raridade e diferentes profissionais — de atores a diretores — tinham que aprender na prática por conta da ausência desse suporte. Além disso, até hoje existem algumas dúvidas sobre a formação desses profissionais, uma vez que estamos falando de arte.
Porém, é importante ter em mente a importância de um curso técnico ou profissionalizante. A escola vai direcionar, desenvolver e fazer aflorar a sensibilidade do profissional. O pensamento crítico e o olhar sensível são aprimorados pelo estudo, com a assistência de um profissional e de uma metodologia — ainda que não haja limites para a arte.
Como falamos, o mercado também se transforma e, atualmente, é necessário ter um olhar completo sobre a produção. Dessa forma, os estudos também fornecem um arcabouço prático e teórico sobre diferentes ferramentas e a linguagens.
O mercado de trabalho
Antes de mais nada, fuja do mito do “QI”! A ideia de que só o profissional que tenha “quem indique” terá sucesso já não cabe na realidade em que vivemos. Com a formação técnica adequada e as informações sobre carreira devidas, é importante chegar ao mercado preparado e com uma visão bem menos ingênua.
Apesar de crises e problemas enfrentados pelo segmento audiovisual como um todo, o cenário nunca esteve tão promissor para os atores e atrizes. Há 20 anos, apenas Globo e SBT (em menor escala) se apresentavam como possibilidades.
Hoje, além de termos produções próprias de outras emissoras na TV aberta, os serviços on demand e streaming também abrem novas oportunidades. Diversas pequenas produtoras alimentam plataformas como Netflix e Amazon e canais como HBO; além dessas, existem também produções voltadas exclusivamente ao meio online.
Essa vasta gama de produções independentes também aumenta a exigência por profissionais com uma formação mais completa. Depois de se preparar para ser ator, por que não investir em conhecimentos técnicos e lançar a sua própria websérie?
O ensino na Academia Internacional de Cinema (AIC)
Com 15 anos de experiência, a Academia Internacional de Cinema (AIC) é a primeira e única escola do Brasil para atores completamente voltada para o audiovisual. A escola não ministra aula de teatro, mas bebe dessa fonte para oferecer uma formação completa ao ator.
O curso Técnico em Atuação para Cinema e TV oferece 284 horas/aula . Dessas, 128 horas são destinadas à prática de atuação, o que garante que o aluno saia de fato preparado para o mercado.
Pioneirismo
Como falamos, a AIC é a primeira e única escola do Brasil para atores completamente voltada para o audiovisual. Além disso, muitos dos projetos da formação de atores são filmados.
O objetivo não é reunir gravações de monólogos e nem produzir material de videobook para o aluno, mas ele sai com esse material e pode conferir seus erros e acertos — prática que não é adotada pela concorrência.
Formação completa
O curso oferece uma bagagem cinematográfica e permite contato com diferentes áreas de uma produção audiovisual. Porém, todas apresentadas com um recorte voltado às necessidades do ator e da atriz.
Entre as disciplinas ministradas estão:
- fotografia;
- roteiro;
- linguagem cinematográfica;
- história do cinema;
- direção de casting;
- planejamento de carreira;
- set de filmagem;
- mercado audiovisual.
Profissionais qualificados
Na formação tradicional é comum que o conhecimento esteja desconectado com a prática. Isso não acontece na AIC, uma vez que a escola trabalha apenas com profissionais atuantes no mercado.
Mais do que trazer uma bagagem acadêmica, a principal preocupação dos professores é oferecer aos alunos aquilo que faltou na formação deles — e que eles descobriram ser necessário a partir de suas vivências.
A preparação do ator é longa e há quem diga que pode durar uma vida inteira, uma vez que a cada novo trabalho acumula-se novas e diferentes experiências. Para quem está chegando agora, é importante conhecer o mercado, para então se inserir nele e assim conquistar as melhores oportunidades.
Para encerrar, um ensinamento do diretor de talentos da Netflix, Cesar Rocha, que já trabalhou como diretor de casting em filmes como “Into the Woods”, com a Meryl Streep. Ele afirma que não quer que o ator tente adivinhar o que ele quer, mas sim que mostre aquilo que ele nem sabe que queria. Que seja surpreendente!
Já descobriu porque ser ator e está pronto para embarcar nessa jornada? Conte com a gente e entre em contato agora mesmo para saber como se profissionalizar!
Créditos de imagem a Yuri Pinheiro