Academia Internacional de Cinema (AIC) – Online
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
  • Professores
  • Mais Cursos
LAB Avançado de Série e Longas – Online

LAB Avançado de Série e Longas – Online

  1. Home
  2. Cursos
  3. LAB Avançado de Série e Longas – Online

Neste laboratório, você dominará as técnicas essenciais, fará uma análise e a reescrita do seu roteiro para prepará-lo para o mercado. Ao final do curso, você terá sua bíblia de venda escrita ou o roteiro do seu longa finalizado, com mentoria exclusiva, e poderá apresentar seu projeto para uma banca especializada.

O LAB é ideal para quem já tem um projeto de série ou longa-metragem iniciado e deseja desenvolver a bíblia, o piloto e materiais criativos que definem os designs narrativos do seu produto audiovisual. A escrita de uma narrativa serializada ou de um longa-metragem exige extensão e complexidade, por isso, analisar os recursos técnicos e os procedimentos dramáticos para sua reelaboração até a versão final, é fundamental para escolhas conscientes.

Com prática de escrita desde os primeiros dias de aula, o programa visa aperfeiçoar a leitura do próprio texto pelo participante, além de ampliar a capacidade analítica do conteúdo de outros, para a posterior reescrita do projeto. O objetivo é capacitar o participante com os recursos necessários para integrar uma sala de roteiro e afinar sua escuta para outros pontos de vista, assumindo que a voz autoral se beneficia da fricção com o coletivo.

A dinâmica do curso inclui leitura e análise de roteiros (trechos) dos alunos ou de roteiristas profissionais, reescrita dos projetos de longa ou série, desenvolvimento da bíblia e debates sobre estudos de caso. Ao final, os alunos receberão mentoria individual e poderão apresentar seus roteiros para uma banca de profissionais atuantes no mercado.

2 Exercícios Práticos + 1 Projeto Final

 

Todo curso online da AIC conta com uma abordagem prática, você tem a oportunidade de aplicar o que foi aprendido na teoria por meio de exercícios específicos. Essas atividades não apenas reforçam os conceitos teóricos, mas servem como uma preparação para o projeto final. Como projeto você poderá aprimorar e reescrever seu roteiro de longa ou desenvolver a Bíblia da sua série.

Além das horas de aula previstas na carga horária do curso, o aluno deve se programar para dedicar algumas horas por semana (fora da aula) para projetos e exercícios práticos. Sugerimos pelo menos 3 horas extras semanais. 

INVESTIMENTO:

Em até 12x de R$ 187,50

Componentes Curriculares
Unidade 1 - Narrativa serializada e narrativa de longa-metragem
Narrativa serializada e narrativa de longa-metragem

Apresentação do curso e de seus pilares fundamentais. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula), apreciação em conjunto a partir dos seguintes elementos: visão do autor, premissa, gênero, tema dos projetos.

Unidade 2 - Estruturas narrativas e código das séries
Estruturas narrativas e código das séries

Exposição do professor sobre estruturas narrativas. Roteiro de longa X roteiro de série. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula), apreciação em conjunto a partir dos seguintes elementos: motivação X obstáculos.

Unidade 3 - Análises comparativas e tipos de conflitos
Análises comparativas e tipos de conflitos

Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula). Leitura de trechos dos roteiros: “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino e “O céu de Suely”, de Karim Aïnouz. Análises comparativas dos tipos de estruturas narrativas, tipos de conflitos e antecipações a partir do livro “Para trás e para frente”, de David Ball. Debate.

Unidade 4 - Estudo de personagens
Estudo de personagens

Estudo do personagem e seu arco dramático: trajetória, carga emocional e falha trágica. Estudo de caso: o filme “Tár”, de Todd Field. Leitura dos projetos dos alunos (2 por aula) e debate. Feedback sobre os trabalhos realizados de forma geral, com novas orientações sobre a construção de uma Bíblia (outros elementos) e sobre a escrita do roteiro.

Unidade 5 - Plot driven e character driven
Plot driven e character driven

Plot driven e character driven. Articulações possíveis. Leitura dos projetos dos alunos a partir dos elementos de uma narrativa horizontal e de uma narrativa vertical. Leitura e debate.

Unidade 6 - Construção de diálogos: o não dito
Construção de diálogos: o não dito

Construção de cena e de diálogos. Análise dos procedimentos necessários para a construção gradual da tensão dramática. Estudo de caso: a cena da taverna em “Bastardos inglórios”, de Quentin Tarantino. Leitura dos projetos dos alunos e debate.

Unidade 7 - Primeira versão e bíblia de venda
Primeira versão e bíblia de venda

Leitura de roteiros em conjunto para analisar elementos como exposição, narração, elipse, interditos, ironia, deslizes, ritmo, tom. Leitura dos projetos dos alunos e debate. Comentários gerais sobre os exercícios da Bíblia e da escrita da primeira versão do roteiro.

Unidade 8 - Tramas composicionais e sala de roteiro
Tramas composicionais e sala de roteiro

As tramas composicionais na escrita serializada. Arco da série, arco da temporada, arco do episódio. Tramas A, B, C e as tramas composicionais na escrita do longa-metragem. Leitura dos projetos dos alunos e debate.

Unidade 9 - De trás para frente
De trás para frente

A história visível e a história invisível: reescrevendo o final. Como revisar o roteiro de trás para frente: reescrevendo a cena de abertura. Exemplos de roteiros com finais exemplares.

Unidade 10 - Mentoria
Mentoria

Mentoria individual dos projetos

Unidade 11 - Mentoria
Mentoria

Mentoria individual dos projetos

Unidade 12 - Banca Final
Banca Final

Apresentação dos projetos para uma banca de profissionais

Informações adicionais

Início do curso:

  • O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
  • O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha. Não esqueça de verificar sua caixa de spam.
    OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã.
  • ATENÇÃO: Em caso de dificuldade de acesso com a plataforma dos cursos online ou qualquer outro problema relacionado, fale com o suporte de cursos à distância via Whatsapp clicando aqui. Horário de funcionamento para suporte: Segunda à sexta-feira, das 18:00 às 21:00 e sábados, das 08:00 às 11:00

Informações da turma:

  • A banca acontecerá 2 semanas após o término das aula.

Atenção:

  • As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
  • Vagas limitadas

Pagamentos parcelados:

  • Cartão de Crédito
  • Cheque

Pagamentos à vista:

  • Pix, Boleto, Dinheiro, Débito

OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC

Priscila Gontijo

Escritora, dramaturga, roteirista e pesquisadora. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP, Doutoranda em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) FFLCH/USP, desenvolve pesquisa sobre processos de criação de escrita literária.

Como dramaturga é autora de A vida dela, Deadline, Soslaio, Os visitantes, Funâmbulas, Matrioska inflamável, Uma noite sem o aspirador de pó, entre outras. Esta última ficou em cartaz no SESC Pompéia de 30/07 a 23/08 de 2024.

Como romancista, publicou Peixe cego, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2017 e O som dos anéis de Saturno, semifinalista do Prêmio Oceanos 2021. Em 2023 publicou o livro de contos “Animais submersos”, editora Quelônio, vencedor do ProAC Expresso Nº 19/2021.

Como roteirista, participou de diversas salas de roteiro, entre elas a 2ª e a 3ª temporadas de DOM série de Breno Silveira produzida pela Conspiração Filmes, da Amazon Prime Video, a 4ª temporada da série #MeChamaDeBruna, produção TVZERO, para a FOX Premium, foi vencedora em ambas categorias (argumento e roteiro originais) do ProAC de Telefilme da cidade de São Paulo para a TV Cultura com o telefilme: “IRINA", e contemplada no edital de Núcleos Criativos do Fundo Setorial com roteiro de longa-metragem e projeto de série para a ParanoidBr.

Ministrou aulas de roteiro no curso técnico no Filmworks III, da Academia Internacional de Cinema AIC/SP. Foi jurada do Prêmio Oceanos 2022, crítica teatral das 33ª e 37ª edições do Festivale – Festival de Teatro de São José dos Campos.

Atualmente trabalha como consultora de projetos para cinema e TV e é coordenadora e professora do Núcleo de Roteiro da Pós-Graduação Formação de escritores do Instituto Vera Cruz.

*Crédito foto: Luiza Sigulem.

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC

Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.

Conheça as Histórias

Outros cursos

Direção de Fotografia - Online

Direção de Fotografia - Online

Teoria, Escrita e Processos Criativos para Roteiristas - Online

Teoria, Escrita e Processos Criativos para Roteiristas - Online

Cinema - Online

Cinema - Online

Cinema

Cinema

Técnico em Atuação para Cinema e TV

Técnico em Atuação para Cinema e TV

Filmworks

Filmworks

Direção de Fotografia - Online

Direção de Fotografia - Online

Teoria, Escrita e Processos Criativos para Roteiristas - Online

Teoria, Escrita e Processos Criativos para Roteiristas - Online

Cinema - Online

Cinema - Online

Cinema

Cinema

Técnico em Atuação para Cinema e TV

Técnico em Atuação para Cinema e TV

Filmworks

Filmworks
INSCREVA-SE

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC) – Online
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

BERTHOLDO: Especialista em E-commerce. Loja virtual WooCommerce ou Magento.
Entrar na lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar ao estoque. Por favor, deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.

We are using cookies to give you the best experience on our website.

You can find out more about which cookies we are using or switch them off in .

Academia Internacional de Cinema (AIC) - Online
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.