Roteiro – Online
Curso de Roteiro Online com Prática de Escrita e Feedback de Roteirista profissional
Descubra o caminho para criar histórias cativantes e dominar a arte da escrita audiovisual com o Curso de Roteiro Online da Academia Internacional de Cinema (AIC). Na sua jornada de aprendizado semanal você terá a companhia e a orientação de um roteirista profissional.
Aprenda a construir personagens envolventes com quem o público consiga se identificar. Saiba qual o melhor encaixe das cenas para a costura da trama produzir o efeito que você deseja. Entenda como construir projetos fascinantes aos olhos do mercado independente e da indústria audiovisual.
São 8 aulas ao vivo, com a duração de 2 horas cada, sempre acompanhadas de textos para aprofundar e sedimentar o seu conhecimento das técnicas de escrita imagética e exercícios práticos feitos ao vivo, durante as aulas. Nossa metodologia inclui recursos variados, como vídeos e análise de casos concretos. Os alunos são encorajados a aplicarem os conceitos vistos em exercícios para que possam aprender com a sua própria prática.
O aprendizado ganha um novo sentido através das discussões coletivas e uma jornada imersiva. Para isso, você precisa dedicar apenas 4 horas semanais, incluindo 2 horas de aula ao vivo somadas a outras 2 horas de leitura das apostilas e exercícios de engajamento.
Além de acumular conhecimento sobre o processo de roteirização e o cenário audiovisual brasileiro, você será capaz de moldar um projeto pessoal de curta ou longa-metragem. Este projeto será o seu cartão de visitas para desbravar caminhos junto aos produtores, distribuidores e exibidores de conteúdo.
Ao final do curso você também será capaz de entender a dinâmica para concorrer em editais de desenvolvimento e participar de pitchings, onde as suas ideias possam florescer e a sua criação ganhar vida.
No Curso de Roteiro Online da AIC você cria, inspira e conquista. Transpor as suas ideias para o papel é o primeiro passo para materializar os seus sonhos na tela!
Módulos – O que você irá aprender | aula a aula
1 – Pensando em sons e imagens | A materialização da ideia do ponto de vista do autor da história
- Por que contamos histórias?
- A premissa como núcleo conceitual.
- O tema espelhado nas situações dramáticas.
- Atividade prática e interativa de geração de ideias – durante a aula.
2 – Dominando a gramática do roteiro | As ferramentas de trabalho do roteirista e suas especificidades
- Etapas da criação de uma narrativa audiovisual.
- Conceitos de storyline, sinopse, argumento, escaleta e roteiro.
- Processos de trabalho individuais e colaborativos.
- Atividade interativa de construção de storylines – durante a aula.
3 – Construindo personagens cativantes | Os personagens, suas relações hierárquicas e a relação com o espectador
- Caracterização física e psicológica.
- Arco de personagem e jornada narrativa.
- Conflituação interna e externa.
- Atividade interativa de construção de personagem – durante a aula.
4 – Encontrando a melhor costura para o tecido narrativo | A estrutura clássica e seu poder de engajamento
- Aristóteles e a poética normativa.
- Trama principal e subtramas.
- Progressão dramática.
- Atividade interativa de montagem, remontagem e desmontagem narrativa – durante a aula.
5 – Conhecendo as ferramentas de estruturação narrativa | As releituras contemporâneas da poética normativa e seus métodos
- O paradigma e o beat sheet.
- Macroestrutura e microestrutura.
- A construção da cena.
- Atividade interativa de (re) escrita de uma cena – durante a aula.
6 – Analisando os gêneros audiovisuais | A percepção do gênero pelo espectador e sua influência na escrita do roteiro
- Definição de cânone e gênero.
- Gêneros ficcionais e documentais.
- O cinema de gênero e o cinema de autor.
- Atividade interativa de identificação das diferenças e similaridades entre o drama e a comédia – durante a aula.
7 – Formatando o seu roteiro | A importância da consistência visual para uma apresentação profissional e facilidade de leitura
- O padrão master scenes.
- Elementos essenciais da formatação.
- Modelos narrativos interativos.
- Atividade interativa de formatação de uma cena a partir da escaleta – durante a aula.
8 – Desvendando a indústria pelo lado de dentro | A compreensão da dinâmica do mercado audiovisual e a elaboração de projetos
- Mecanismos de fomento direto e indireto.
- Criação e redação de projetos.
- Materiais originais e adaptados.
- Atividade interativa de defesa conceitual de um projeto – durante a aula.
Início do curso:
- O curso acontecerá através da plataforma online via link: https://online.aicinema.com.br/
- O acesso ao curso será liberado apenas 1 dia antes do início previsto através de um e-mail que será enviado. Você receberá instruções de acesso contendo login e senha. Não esqueça de verificar sua caixa de spam.
OBS: Caso as aulas do seu curso sejam às segundas-feiras, este email de liberação chegará no mesmo dia na parte da manhã. - ATENÇÃO: Em caso de dificuldade de acesso com a plataforma dos cursos online ou qualquer outro problema relacionado, fale com o suporte de cursos à distância via Whatsapp clicando aqui. Horário de funcionamento para suporte: Segunda à sexta-feira, das 18:00 às 21:00 e sábados, das 08:00 às 11:00
Informações da Turma:
- Faremos um recesso de carnaval no dia 04/03/2025.
Atenção:
- As turmas estão sujeitas a um quórum mínimo para que aconteçam.
- Vagas limitadas
Pagamentos parcelados:
- Cartão de Crédito
- Cheque
Pagamentos à vista:
- Pix, Boleto, Dinheiro, Débito
Use o cupom pix5 e obtenha 5% de desconto à vista no Pix!
INVESTIMENTO:
Em até 10x de R$ 189,00
A materialização da ideia do ponto de vista do autor da história.
- Por que contamos histórias?
- A premissa como núcleo conceitual.
- O tema espelhado nas situações dramáticas.
- Atividade interativa de geração de ideias.
As ferramentas de trabalho do roteirista e suas especificidades.
- Etapas da criação de uma narrativa audiovisual.
- Conceitos de storyline, sinopse, argumento, escaleta e roteiro.
- Processos de trabalho individuais e colaborativos.
- Atividade interativa de construção de storylines.
Os personagens, suas relações hierárquicas e a relação com o espectador.
- Caracterização física e psicológica.
- Arco de personagem e jornada narrativa.
- Conflituação interna e externa.
- Atividade interativa de construção de personagem.
A estrutura clássica e seu poder de engajamento.
- Aristóteles e a poética normativa.
- Trama principal e subtramas.
- Progressão dramática.
- Atividade interativa de montagem, remontagem e desmontagem narrativa.
As releituras contemporâneas da poética normativa e seus métodos.
- O paradigma e o beat sheet.
- Macroestrutura e microestrutura.
- A construção da cena.
- Atividade interativa de (re)escrita de uma cena.
A percepção do gênero pelo espectador e sua influência na escrita do roteiro.
- Definição de cânone e gênero.
- Gêneros ficcionais e documentais.
- O cinema de gênero e o cinema de autor.
- Atividade interativa de identificação das diferenças e similaridades entre o drama e a comédia.
A importância da consistência visual para uma apresentação profissional e facilidade de leitura.
- O padrão master scenes.
- Elementos essenciais da formatação.
- Modelos narrativos interativos.
- Atividade interativa de formatação de uma cena a partir da escaleta.
A compreensão da dinâmica do mercado audiovisual e a elaboração de projetos.
- Mecanismos de fomento direto e indireto.
- Criação e redação de projetos.
- Materiais originais e adaptados.
- Atividade interativa de defesa conceitual de um projeto.
OS MELHORES PROFISSIONAIS ENSINAM NA AIC
Autor da série "Miúdo Graúdo“ (Endemol Portugal, RTP). Roteirista do Canal Like (Net) e de séries ficcionais ou documentais sobre cinema, educação e tecnologia (Canal Futura, GNT, Arte 1, PrimeBox, PlayTV, etc.).
Coordenou os roteiros do programa Globo Educação. Roteirista colaborador no filme “Bruna Surfistinha” (Melhor Roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro).
Concebeu a série de jogos educativos “Chico na Ilha dos Jurubebas”, melhor serious game do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital e Prêmio TAL (Televisión América Latina) de Melhor Produção Transmídia. Graduado em Cinema e Especialista em Roteiro pela Universidade Estácio de Sá.
Mestre em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Coordenador da Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e Coordenador Acadêmico da Pós-graduação em Roteiro da Universidade Veiga de Almeida.
Integrou o corpo docente da extensão em Roteiro para Cinema, TV e Novas Mídias, da PUC Rio. Foi instrutor da Faculdade de Tecnologia do Senac, também no Rio de Janeiro
Histórias de alunos e professores. Faça parte da comunidade AIC
Alunos e professores percorrem festivais e trilham histórias de sucesso em empresas e produtoras de audiovisual.