O filme foi produzido como projeto do primeiro semestre do curso Filmworks da AIC e foi lançado na internet. A direção é dos alunos da Academia Internacional de Cinema (AIC) Jeane Figueiredo e Lincoln Péricles (que também assina roteiro e edição).
“A ideia é inspirada por uma notícia de jornal que a Jeane trouxe pra mim”, explica Lincoln. ” Claro, sabíamos que estávamos tratando de um tema que enfrenta tabus. Mas não nos apegamos nisso . Tentamos simplesmente sermos humanos para dar uma visão mais ampla e pensar direitinho sobre a situação que nos propusemos a filmar. Fugindo dos estereótipos e preconceitos, queríamos contar a história de uma garotinha que naquele dia descobriu que: uma coisa comum pra ela não era tão comum assim”.
“Algumas pessoas acham estranho tanto o nome quanto o tema para um filme infantil. Mas depois que assistem entendem e acreditam no filme. O segredo talvez seja porque em nenhum momento pensamos ser panfletários ou tendenciosos“, acrescenta Jeane. “Queriamos abordar o assunto de forma leve, tentando dar o olhar infantil e ingênuo da criança. Sem nenhum preconceito mostrando a curiosidade sobre a descoberta”.
Lincoln, Jeane e os colegas da turma que produziu O Traveco terminam o curso Filmworks neste ano. Contentes com o primeiro prêmio, com a repercussão posterior do filme em festivais e também com os comentários sobre o filme na internet (mais de 2500 visualizações no youtube),
Ficou curioso pra ver?
Então assista abaixo ao filme O Traveco:
O Traveco – curta
Ficha Técnica:
DIREÇÃO: Jeane Figueiredo, Lincoln Péricles. ROTEIRO: Lincoln Péricles; EDIÇÃO: Lincoln Péricles e Yuri Prado; PRODUÇÃO: Priscila Noronha. FOTOGRAFIA E CÂMERA: Felipe Corvello. SOM: Caio Pinto. EDIÇÃO DE SOM: Yuri Prado. ARTE: Tatiana Curto. ELENCO: Giovanna Fonseca, Renato Wiemer e Helena Pires. Astúcia Filmes.
Créditos:
Reportagem e edição: Paulo Castilho.
Fotos: divulgação.