Participação Especial do premiado diretor pernambucano Marcelo Pedroso no curso de Férias de Documentário da AIC
Em janeiro de 2015 começa mais um curso Intensivo de Férias de Documentário da Academia Internacional de Cinema – AIC, e mais uma vez terá uma presença ilustre, o premiado diretor Marcelo Pedroso.
No festival de Brasília de 2014, Marcelo Pedroso foi considerado o melhor diretor pelo seu primeiro longa-metragem de ficção “Brasil S/A”, que ainda levou os prêmios de melhor roteiro, trilha sonora, som e montagem. E esta é a segunda vez que estará presente no curso de férias como diretor convidado.
UM CONVIDADO ILUSTRE
Como profissional, Marcelo tem um extenso currículo na área de cinema. É cofundador da Símio Filmes, produtora de cinema em Pernambuco, fundada por ele e os amigos há mais de dez anos, que começou como um coletivo. “Com o tempo, o coletivo se tornou uma produtora, através da qual viabilizamos nossos projetos”, diz Marcelo. Entre os filmes que realizou estão os longas “KFZ-1348” (Prêmio do Júri – Mostra Internacional de São Paulo) e “Pacific” (Melhor longa no CineEsquemaNovo) e os curtas “Câmara Escura” (Melhor filme no Curta Cinema – RJ) e “Corpo Presente” (Melhor montagem na Mostra de Londrina). “Pacific” circulou em mais de 30 festivais brasileiros e estrangeiros e foi lançado nacionalmente em 27 cidades brasileiras, através da distribuidora Vitrine Filmes.
Com tanta experiência no currículo, Marcelo acredita que tem sim o que passar e o que aprender com o pessoal que está começando agora. “Acredito que minha participação vai ser uma troca de experiências. Vou falar sobre os trabalhos que desenvolvi, os problemas enfrentados, as soluções encontradas, o prazer e as crises. Vejo como um compartilhamento de saberes entre mim e os alunos”.
Seu trabalho mais recente, o longa-metragem “Brasil S/A”, estreou com sucesso no Festival de Brasília, recebendo os prêmios de melhor direção, melhor montagem, roteiro, trilha e som. A crítica também parece ter apreciado bastante o filme.
OS PROFESSORES
Além do diretor Marcelo, a equipe de profissionais que irá ministrar o curso é de peso e conta com: a cineasta Marcela Lordy , que já esteve em importantes festivais como o Rencontres de Toulouse, Festival de Havana, Festival do Rio, Shanghai Film Festival, Cine de Martil, Cine de Huesca, Cine de Bogotá, Brasil on Art, entre outros; Já, Yuri Amaral é montador de documentários, e em seu primeiro curta “Eletrotorpe”, de 2009, recebeu inúmeros prêmios em festivais brasileiros. Edson Secco entra com sua experiência sonora. É vencedor de três prêmios de melhor desenho de som, Brasília 2010 e 2013 e Gramado 2013. Rafael Nobre é o fotógrafo. Entre seus trabalhos mais recentes estão: o documentário “Mataram Meu Irmão”, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2013, prêmios da crítica e do júri, além dos longas “Amador” (2014), selecionado para a 17º Mostra de Tiradentes e “Hamlet” (2014), selecionado para o Festival do Rio de 2014.