No último dia 7 de setembro, o Brasil celebrou os seus dois séculos de Independência. O fato histórico deu origem a série Independências, do diretor Luis Fernando Carvalho, criada com exclusividade para a TV Cultura. A obra, com 16 episódios e exibida semanalmente até o final do ano, busca reivindicar a participação de um enorme conjunto de saberes, culturas, subjetividades e personagens que foram postos à margem ou que, violentamente, foram apagados pela história oficial.
A ideia do projeto surgiu a partir de pesquisa realizada pelo jornalista José Antonio Severo. A minissérie foi desenvolvida por Luiz Fernando em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu. O trabalho teve duração de um ano e meio para a pesquisa, criação e realização. Dicezar Leandro, professor na Academia Internacional de Cinema (AIC), foi o coordenador de arte da obra.
“É um projeto que além de querer explorar abordagens inusitadas e novas linguagens na teledramaturgia, uma marca da direção do Luiz Fernando Carvalho, também busca revisitar a história de uma maneira ainda não contada, desfazendo os paradigmas e as romantizações eurocêntricas”, explicou Dicezar.
O elenco conta com a participação de Antonio Fagundes (Dom João VI), Daniel de Oliveira (D. Pedro I), Isabél Zuaa (Peregrina), Ilana Kaplan (Carlota Joaquina), Gabriel Leone (D. Miguel), Louisa Sexton (Leopoldina), André Frateschi (Chalaça),Celso Frateschi (José Bonifácio), entre outros.
A minissérie é exibida na TV Cultura, as quartas-feiras, 22hs.