Se você está pensando em seguir carreira no mercado audiovisual ou já trabalha na área, é muito importante conhecer seu funcionamento, para então tomar decisões que possam te levar às melhores oportunidades. O audiovisual brasileiro é um setor ainda em formação, no qual, apesar das restrições, surgem novos espaços e campos a todo tempo.
Por isso, é cada vez mais estratégico se especializar em uma das várias funções necessárias à realização audiovisual. Seja no cinema, televisão, publicidade ou internet, um bom profissional deve entender bem as atividades possíveis da sua carreira e saber se moldar por elas.
Para saber como se especializar e ter mais oportunidades no mercado audiovisual, elaboramos esse texto com tudo que você precisa saber. Confira!
Como está o mercado audiovisual hoje?
A produção nacional audiovisual vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O fomento público na área é um importante catalizador, que possibilitou seu desenvolvimento mesmo em tempo de crise econômica. Mas, apesar de ainda termos a grande vantagem das leis de incentivo para a cultura, o modelo de negócios do mercado audiovisual não precisa ficar restrito a ela. Atualmente, há outras perspectivas de financiamento, como o crowdfunding, a permuta e as empresas privadas que estão investindo em conteúdo.
Também temos a Lei 12.485, que tornou obrigatória uma cota de produções nacionais independentes nos canais fechados de televisão, um mecanismo que faz com que os canais estejam sempre atrás de conteúdo original e de qualidade para exibir.
Do Brasil para o mundo
Um ponto proveitoso é que a dramaturgia brasileira é reconhecida e conceituada mundo a fora, o que cria chances de exportação de conteúdo. Como a língua ainda é uma barreira, as animações tem maior viabilidade no mercado externo porque é de fácil dublagem.
Uma outra oportunidade que ainda tem muito a expandir no Brasil é o setor de games. A indústria de jogos é uma das que mais rende no mundo. E no momento que os jogos se tornam cada vez mais próximos da realidade e contam histórias cada vez mais complexas, o ramo absorve muitos profissionais do audiovisual, desde roteiristas até animadores.
No Brasil inteiro
Se há duas décadas a produção nacional era bem concentrada no eixo Rio-São Paulo, outros focos começaram a surgir e já estão em plena evolução. Em muitos editais existe uma reserva para regionalização, o que estimula a realização de projetos originais em outros estados do país. O Nordeste, Pernambuco principalmente, elevou-se com uma produção cinematográfica forte e de interesse mundial; produtoras do Sul do país estão conquistando a televisão; e cidades sem muito histórico, como Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão emplacando filmes em festivais nacionais e internacionais.
Quais são as principais áreas do mercado?
O mercado audiovisual tem muitas áreas de profissionalização, especialmente porque um produto audiovisual passa por muitas etapas até ficar pronto para exibição, o que normalmente significa muita gente trabalhando (ou, no caso dos youtubers, por exemplo, pouca gente realizando muitas funções). Algumas dessas ocupações são norteadoras em um projeto.
Roteiro
Um projeto audiovisual sempre começa com um roteiro. O roteirista é responsável por desenvolver a história, os personagens, as falas deles, os conflitos e a estrutura narrativa. Um bom roteirista conhece bem os estágios de uma história e tem criatividade para subvertê-los em favor de sua narrativa. Além disso, é necessário conhecimento técnico para que o roteiro esteja formatado nos padrões utilizados pelo mercado.
Produção executiva
Com o roteiro pronto, o produtor executivo é responsável por fazer o projeto acontecer. Esse trabalho abrange uma gama gigantesca de tarefas, e, por isso, há várias especializações dentro da produção, como o produtor de elenco, o produtor cenográfico, o produtor de locações, o produtor de figurino e daí em diante. Um bom produtor tem que estar atento às necessidades do projeto e ao mesmo tempo ser criativo para resolver problemas de forma que caiba no orçamento.
Direção de fotografia
Quando se começa a filmar propriamente, o diretor de fotografia é responsável por levar a visão do diretor para a tela. A fotografia de um filme é parte constituinte da narrativa, ela ajuda a dar o tom emocional, conta sobre os personagens e cria sentidos, isso tudo utilizando ferramentas técnicas, como a iluminação, as lentes, os movimentos de câmera etc.
Edição
Com o material filmado, o editor é quem de fato vai dar forma e finalizar o filme. As mesmas imagens podem ser editadas de forma a gerar vários filmes diferentes, e quem vai saber o que encaixa melhor para aquele projeto é o editor, em conjunto com o diretor. É ele quem vai definir a ordem das cenas, os cortes, a interposição das tomadas, o tempo de cada uma etc. É preciso técnica para operar os vários programas de edição, mas, mais do que isso, é necessário conhecimento sobre narrativa, ritmo e montagem para passar a mensagem certa através da edição.
Quais cursos vão ajudar a entrar no mercado?
Fazer cursos de especialização é extremamente importante para adquirir o conhecimento técnico e histórico que as oportunidades no mercado audiovisual exigem. A Academia Internacional de Cinema (AIC) oferece diversos cursos, em várias áreas, para que o profissional domine cada vez mais seu ofício. Conheça alguns dos cursos disponíveis!
Roteiro
Se você sonha em contar histórias profissionalmente mas por enquanto não pode se dedicar por longos períodos à cursos de formação, a AIC tem um curso intensivo de Roteiro e um Curso Online, que pode ser feito de qualquer lugar do mundo. Os cursos apresentam os fundamentos e técnicas de roteiro para audiovisual.
No curso intensivo as aulas se apoiam em exemplos de roteiros famosos e tratam da estrutura padrão das histórias, como os personagens, conflitos, diálogos, caracterização etc. A base do curso são as teorias de estudiosos renomados do roteiro, como Robert Mckee, Christopher Vogler e David Mamet.
No curso online, o aluno desenvolve suas habilidades nas principais ferramentas da dramaturgia audiovisual, com foco na construção dos personagens – o alicerce fundamental para uma boa história.
Produção executiva
Quem se interessa pelos bastidores da produção audiovisual, está contemplado pelo curso de Produção Executiva para Cinema e TV. Com duração de um semestre, o curso é um mergulho nas habilidades necessárias para o desenvolvimento de um projeto, desde a captação de recursos, parte administrativa, formação de equipes, até a distribuição em festivais.
O aluno terminará o curso sabendo organizar e planejar todas as etapas de realização de um projeto, da pré-produção à pós-produção, tendo em mãos todo o ferramental para produzir um filme de sucesso.
Direção Cinematográfica
Carro chefe da AIC, o Curso Técnico em Direção Cinematográfica — Filmworks é um curso prático que desenvolve com os alunos as habilidades principais, tanto técnicas como criativas, necessárias para a atuação como diretor cinematográfico.
Com duração de dois anos e aulas todos os dias, a grade curricular passa por teoria e prática, oferecendo aos alunos a oportunidade de trabalhar em um projeto audiovisual por semestre e se envolver em todas as etapas de realização de um filme.
O curso é autorizado pela Secretaria de Educação do Estado e é o único curso técnico em Direção Cinematográfica do país. Ao formar, o aluno tem direito ao DRT, o documento expedido pela Delegacia Regional do Trabalho, que regulamenta a ocupação de artista.
Para construir uma carreira de sucesso no mercado audiovisual, é preciso correr atrás de maneiras de se capacitar, tornando seu currículo mais atrativo e seu trabalho mais reconhecido. Nessa jornada, é importante buscar cursos em instituições de renome e aproveitar esses espaços para conhecer gente na área, fazer o networking e criar boas relações profissionais. Isso com certeza será um diferencial na sua carreira.
Se você gostou desse conteúdo e quer conhecer os outros cursos que a Academia Internacional de Cinema (AIC) oferece, visite o nosso site!