Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
“MEIA HORA E AS MANCHETES QUE VIRAM MANCHETE”, produzido pelo professor Felippe Schultz Mussel, estreia dia 6 de agosto nos cinemas

“MEIA HORA E AS MANCHETES QUE VIRAM MANCHETE”, produzido pelo professor Felippe Schultz Mussel, estreia dia 6 de agosto nos cinemas

Editado em: 03/08/2015

11836636_912264715512925_5841396841701075552_n“Meia Hora e as manchetes que viram manchete”, filme sobre o tabloide que causa sensações no jornalismo carioca, produzido pelo professor Felippe Schultz Mussel, (que coordenada o curso de documentário da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro) estreia no próximo dia 6, em São Paulo no Cine Caixa Belas Artes e no Rio, no Estação Botafogo, no Cine Joia e no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, onde às 18h30 a sessão será seguida de debate.

Dirigido por Angelo Defanti, o filme coloca em discussão as bem-humoradas manchetes do Jornal Meia Hora e faz o público pensar sobre como as notícias são concebidas e quais as muitas perspectivas por trás de uma manchete. O diretor conta que o primeiro impulso do filme surgiu como um curta-metragem. “A ideia era fazer um pequeno documentário sobre a história por trás de algumas capas mais notórias. Assim o projeto prosseguiu até ganhar o edital de produção da RioFilme, quando aprofundamos a pesquisa e percebemos que havia ali uma discussão muito mais profunda. Era necessário discutir as consequências dessas repercussões e ponderar a validade de certas manchetes. Afinal, o jornalismo, como mediador entre os fatos e o público, presta um desserviço ao entregar notícias com piadas? O fator de isenção na comunicação popular pode ser relevado? O público majoritário quer, de fato, sangue, sexo e futebol? Por outro lado, é papel dos jornais educar seus leitores? Essa responsabilidade não seria do Estado? Enfim, a discussão não é simples e o filme levanta todas estas arestas para que o espectador saia instigado a questionar as matérias e manchetes com as quais se depara todos os dias. Não apenas dos jornais populares, mas também dos chamados quality papers”, conta.

Os Festivais e A Produção

Capa do Jornal "Meia Hora" anunciando a estreia do filme nos cinemas.
Capa do Jornal “Meia Hora” anunciando a estreia do filme nos cinemas.

O filme estreou na Première Brasil do Festival do Rio e no fim de semana passado teve a pré-estreia paulista no Festival Latino-americano. Felippe conta que daqui pra frente, além dos cinemas, também querem realizar debates em cursos e faculdades de cinema e jornalismo. “A trajetória do filme está se iniciando e queremos promover a discussão entre os interessados em cinema documentário e alcançar os leitores do jornal e os fãs manchetes inusitadas”.

Felippe divide a produção com Bárbara Defanti. Eles contam que as entrevistas que aparecem no filme foram gravadas em uma semana e meia em Botafogo. “Estamos os três (eu, Angelo e Felippe) juntos no andamento artístico e estrutural do documentário desde a pesquisa das capas e personagens até o processo da animação e videografismos. Então, de verdade, a produção vem acontecendo pra gente desde 2012 e tem sido bacana. A equipe era pequena, mas experiente e bem entrosada, o que faz tudo caminhar com mais facilidade”, conta Bárbara.

Angelo diz que para as entrevistas optou por colocar todos os depoentes num mesmo cenário, com um fundo cinza discreto e uma cadeira laranja. “Dessa forma, o filme deixa claro que está interessado em seus personagens. Não quisemos ir à redação do jornal, nem frequentar casas e escritórios dos entrevistados. Todos, no mesmo ambiente, deixam ressaltar apenas tem a oferecer em relação aos temas propostos. Ainda assim, nosso protagonista são as capas do jornal. Sendo estes objetos inanimados, animações e grafismos ocupam boa parte do filme entrelaçadas às entrevistas”.

Para saber mais horário e informações, acesse a página do Facebook do Filme.

Entrevistados

Alexandre Freeland: Diretor de redação Meia Hora 2007-2012 – David Brazil: Colunista social Meia Hora – Eucimar de Oliveira: Diretor de redação Meia Hora 2005-2007 – Flavio ‘Tiozão’ Trindade: Coluna Gata da Hora – Gigi de Carvalho: Ex-Proprietária Grupo O Dia – Giovani Marangoni: Publicitário – Henrique Freitas: Editor Executivo Meia Hora 2005-2013 – Humberto Tziolas: Editor-chefe Meia Hora – Muniz Sodré: Escritor e Professor UFRJ – Paulo Renato: Diretor comercial Meia Hora – Sylvia Debossan Moretzsohn: Professora UFF – Valesca Popozuda: Cantora – Washington ‘Apolinho’ Rodrigues: Colunista esportivo Meia Hora

Ficha técnica

Direção: Angelo Defanti – Produção: Angelo Defanti, Bárbara Defanti e Felippe Schultz Mussel – Montagem: Bernardo Jucá – Direção de fotografia: José Eduardo Limongi – Trilha sonora: Gustavo Monteiro – Animações: Estúdio MOL / Rafael Müller – Edição de som e Mixagem: Daniel Turini e Fernando Henna – Som direto: Felippe Schultz Mussel – Colorista: Fabrício Batista – Montagem adicional: Eduardo Aquino – Distribuidora: Boulevard Filmes

Trailer:

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.