Marcos de Sá: ex-aluno da AIC é selecionado para laboratório do Ventana Sur com seu primeiro longa-metragem
No final de 2023, Marcos de Sá tomou uma das maiores decisões de sua vida: deixou o Ceará rumo a São Paulo para estudar Roteiro. No início de 2024, chegou à capital paulista com uma mala cheia de coragem e uma convicção clara — queria transformar sua paixão em profissão. Pouco tempo depois, essa aposta já começava a dar frutos.
Seu projeto de longa-metragem, O Sr. Gentil, foi um dos cinco selecionados para o programa Histórias que Viajam, laboratório brasileiro de desenvolvimento de roteiros voltado à internacionalização do cinema nacional. Com apoio da Spcine, GEDAR e do Festival Ventana Sur, o programa fomenta o intercâmbio entre projetos latino-americanos e o mercado internacional.
“Antes de ingressar no Curso de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema (AIC), eu já havia cogitado essa ideia inúmeras vezes, mas sempre havia algo que me fazia recuar. Foi uma grande realização. Entrei com tudo nesse curso: assíduo, interessado, imerso, busquei extrair o melhor que acontecia. Cada aula, cada professor, tudo foi muito rico, profundo e me tirou de um lugar de dúvidas, incertezas, autossabotagem — e vivi um arco de transformação onde pude verbalizar e entender que eu tinha um filme e a AIC foi o início do processo de lapidação”, relembra Marcos.
Da sala de aula ao reconhecimento internacional
O Curso tem duração de um ano — e foi o tempo que Marcos precisou para alcançar um feito desejado por muitos roteiristas experientes.
“Fui selecionado com o argumento desenvolvido nas aulas da AIC para o meu primeiro longa-metragem, O Sr. Gentil. Quando soube do resultado, a primeira pessoa para quem contei foi o Elzemann, meu professor. Tenho certeza de que não teria chegado lá sem a consultoria dele e o apoio dos meus colegas de turma”, afirma.
No laboratório, os roteiristas selecionados receberam mentorias de profissionais renomados, como a cineasta Lúcia Murat, o roteirista e diretor argentino Martín Salinas e o produtor executivo uruguaio Pancho Magnou, entre outros especialistas.
“Foi uma experiência marcante. Além de ser minha primeira viagem internacional, participei do maior evento de audiovisual da América Latina, ao lado de profissionais que admiro há tempos. Apresentar o pitch do filme em um dos palcos do evento foi uma das melhores experiências da minha vida”, conta.
A história por trás de O Sr. Gentil
O projeto nasceu de uma ideia pré-concebida que só tomou forma durante as aulas na AIC. O Sr. Gentil acompanha a trajetória de um professor respeitado no interior do Ceará, que se vê forçado a migrar para São Paulo após um episódio que coloca sua reputação em xeque. Na nova cidade, ele aluga um quarto na casa de uma mulher argentina, que se torna sua amiga e confidente. Com ela, Gentil finalmente consegue falar sobre sua sexualidade.
Mas a nova fase também traz desafios: ao conseguir emprego em uma indústria de motores — um ambiente majoritariamente masculino — ele passa a ser alvo de constrangimentos constantes. O ambiente hostil o leva a reprimir sua identidade mais uma vez.
“O Sr. Gentil é uma história sobre os espaços que silenciam verdades e a batalha interna entre o desejo de viver sem máscaras e o instinto de autopreservação”, explica Marcos. “O roteiro surgiu de experiências pessoais e relatos próximos. Meu objetivo é provocar reflexões — não de forma chocante, mas de um jeito que exponha o público tanto quanto o próprio protagonista.”
O futuro do projeto
Atualmente, Marcos está apresentando o roteiro a diversas produtoras e enfrentando o desafio que todo roteirista conhece bem: vender seu filme.
“Na AIC, O Sr. Gentil foi selecionado para um Video Concept, produzido pelos alunos dos cursos PROS, e esse material tem sido essencial para minhas apresentações. Estou aberto a conversar com produtoras e ansioso para vê-lo ganhar vida nas telas”, diz.
Enquanto isso, ele segue escrevendo — e sempre atento às histórias que considera valiosas. “Nem sempre é fácil (risos)”, brinca.
Na AIC, acompanhamos de perto essa trajetória e estamos na torcida para que, em breve, O Sr. Gentil esteja nas telonas, conquistando público e crítica.
⸻
Sobre Marcos de Sá
Marcos de Sá nasceu em Fortaleza, em 1986. Estreante no cinema, formou-se em Roteiro pela Academia Internacional de Cinema (AIC/SP). Além de roteirista, é escritor de romances contemporâneos, autor de Reciclável – Acomode-se ou Recicle-se, O Baú de Shailo e Rotulândia, além de ter participado de antologias de crônicas e contos.
No teatro, escreveu e atuou em peças como As 7 farsas da enganação e 0,45 centavos a peça, dirigidas por Pedro Gonçalves e Murillo Ramos.
Em 2024, foi um dos selecionados pelo Mercamimb (Salvador) e Estúdios Globo, na categoria Telenovela.
Marcos também é idealizador do Prêmio Book Brasil, voltado à literatura e educação, e dos projetos sociais Periferia que Lê e Periferia que Escreve, que fomentam a leitura e a escrita nas comunidades periféricas de Fortaleza. Desde 2017, dedica-se ao ensino voluntário de Língua Portuguesa e atividades educacionais com crianças e adolescentes.
Atualmente, mora em São Paulo e segue dedicado à literatura, ao cinema e a seus projetos sociais.
—
Texto: Mônica Wojciechowski
Foto: arquivo pessoal