Com a humildade e tranquilidade inerentes apenas nos artistas mais virtuosos, Lula encantou os alunos com histórias sobre os sets de filmagem que já participou. Durante a aula, mostrou cenas dos filmes, contou sobre as luzes e materiais que usou e como cada cena foi concebida e filmada.
Contou também como foi feito a cena de treinamento de Neto e Matias, em meio aos containers e a traquitana que foi elaborada para que ele pudesse “sentar” na grua. Confira aqui o vídeo que ele mostrou.
Para Mateus Chernicharo, aluno do FILMWORKS, o bate-papo com Lula foi excelente. “O mais interessante foi que ele ultrapassou a fronteira técnica da fotografia e contou histórias de grandes produções que participou no Brasil e em Hollywood. Saí inspirado pelos grandes trabalhos que ele realizou, com vontade de evoluir e ter contato com esse nível de profissionalismo e realização cinematográfica. A plateia (ou os espectadores) contribuiu com muitas perguntas e a palestra se transformou em um bate papo muito produtivo e interessante. Como aluno, acho muito positivo esse tipo de iniciativa da AIC, trazendo grandes nomes do cinema e os aproximando dos estudantes. Mais do que assistirmos grandes palestras, participamos de grandes conversas com vários protagonistas da sétima arte no Brasil”, conta.
“É importante lembrar que não existe fórmula. Existem princípios básicos, o resto, vai da capacidade de criar e aplicar soluções para cada cena, em cada filme. Nada do que falei aqui é a forma correta de fazer, é apenas o jeito que eu sei, que acreditei que daria certo. Cada um tem que achar o seu caminho. Eu tento sempre me adaptar, atender as especificidades e peculiaridades de cada projeto”, disse Lula ao final da palestra.
Ao todo foram mais de 3 horas de conversa animada e muita troca de conhecimento, que só acabou, porque já passava das 11 da noite e pessoal que fecha a escola, precisava ir embora.
*Fotos: Luis Gomes