Academia Internacional de Cinema (AIC)

Lista de filmes sobre mães

Para comemorar o dia das mães, o crítico de cinema e professor da Academia Internacional de Cinema Filippo Pitanga preparou uma lista com 23 filmes para todos os gostos! Prepare a pipoca, junte a família e aproveite o domingo para assistir grandes obras de todos os continentes, todas as línguas, todas as orientações e questões de gênero.

1. A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula, com Meryl Streep

Sinopse: Sophie sobrevive a campos de concentração nazistas e encontra uma razão para viver em Nathan, um judeu americano brilhante, instável e obcecado pelo Holocausto. Mas a felicidade dos dois é ameaçada pelos fantasmas do passado dela.

2. Instinto Materno, de Calin Peter Netzer

Sinopse: A relação de uma mãe (Luminita Gheorghiu) e seu filho (Bogdan Dumitrache), de 32 anos. Após o falecimento de um rapaz em um acidente de carro, a mulher se recusa a aceitar que seu filho é um homem crescido, buscando evitar que ele seja indiciado pelo acidente. Um estudo das relações familiares da alta sociedade romena e do sistema socio-econômico do país.

3. Sonata de outono, de Ingmar Bergman

Sinopse: Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer.

4. Babadook, de Jennifer kent

Sinopse: Amelia, uma mãe solo atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo irracional do filho de que há um monstro à espreita na casa, mas logo descobre uma presença sinistra ao seu redor.

5. Mommy, de Xavier Dolan

Sinopse: Diane é sobrecarregada pela necessidade de cuidar de seu filho adolescente diagnosticado como déficit de atenção. Enquanto os dois tentam tocar a vida, a nova vizinha se oferece para ajudar ambos.

6. O Espelho, de Andrei Tarkovsky

Sinopse: Alexei, homem na casa dos 40 anos e à beira da morte, relembra seu passado, a infância, os horrores da guerra e a relação com sua mãe e sua ex-esposa. As imagens se misturam com imagens de arquivos sobre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. O filme ocupa lugar especial na filmografia de Tarkovsky, e traz fortes traços autobiográficos, principalmente relacionados à sua infância. O diretor filmou sua mãe, Maria Ivanovna Vishnyakova-Tarkovskaya, então idosa, e os poemas de seu pai, Arseny Tarkovsky, permeiam a narrativa e foram recitados pelo próprio.

7. Preciosa, de Lee Daniels

Sinopse: Nova York, bairro do Harlem, 1987. Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente que sofre uma série de privações. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda. Além disto, tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, é suspensa da escola. Quando consegue uma instituição alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida, encontra um meio de fugir de sua existência traumática.

8. Era uma vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu

Sinopse: Um casal de idosos deixa sua filha no campo para visitar os outros filhos em Tóquio, uma cidade onde eles nunca tinham ido. Porém, os filhos os recebem com indiferença, e estão sempre muito atarefados para terem tempo para os pais.

9. O Quarto de Jack, de Lenny Abrahamson

Sinopse: Joy e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, o homem que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local. Quando seu filho completa cinco anos, ela decide elaborar um plano de fuga. Com a ajuda de Jack, ela tenta enganar Nick para retornar à realidade e apresentar um novo mundo a seu filho.

 10. Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar

Sinopse: No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

11. Tomboy, de Celine Sciamma

Sinopse: Ao mudar-se com sua família para um novo bairro, Laure (Zoe Heran), uma menina de 10 anos de idade, se impressiona com a amizade e a camaradagem entre os meninos e decide se apresentar como Michael, um garoto, para os novos vizinhos, numa tentativa de se enturmar. A estratégia dá certo e ‘Michael’ logo faz novas amizades e se aproxima de Lisa, uma garota que joga futebol e briga como qualquer garoto da mesma idade. Aos poucos, a atitude de Laure começa a ter efeitos em sua vida em família, ao mesmo tempo em que começa a experimentar a transição da infância para a adolescência e também o amor.

12. Minhas mães e meu pai, de Lisa Cholodenko

Sinopse: Num casamento que já dura mais de 20 anos, Jules e Nic têm dois filhos adolescentes concebidos por meio de inseminação artificial. Sem o consentimento de suas mães, os jovens decidem correr atrás do seu pai biológico.

 13. O Filho da Noiva, de Juan José Campanella

Sinopse: Rafael está enfrentando problemas no seu restaurante e vive em crise por não dar atenção à mãe, ao filho e à namorada. Nesse período, ele reencontra um amigo de infância que o ajuda a mudar o olhar que tem sobre a vida.

 14. Boyhood, de Richard Linklater

Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

15. Laços de ternura, de James L. Brooks

Sinopse: Aurora (Shirley MacLaine), uma viúva, e Emma (Debra Winger), sua filha, apesar de se amarem tem uma relação conflituosa. Entretanto, tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e, ao mesmo tempo, toma consciência de que foi traída por Flap (Jeff Daniels), seu marido. Simultaneamente sua mãe após anos passa a se interessar por Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um vizinho paquerador.

16. Valente, animação de Brenda Chapman, Mark Andrews

Sinopse: A princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém, a jovem está determinada a trilhar seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.

 17. Um limite entre nós, de Denzel Washington

Sinopse: Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, um jogador de beisebol aposentado, que sonhava em se tornar uma grande estrela do esporte durante sua infância, agora trabalha como coletor de lixo para sobreviver. Ele terá de navegar pelas complicadas águas de seu relacionamento com a esposa, o filho e os amigos.

18. Benzinho, de Gustavo Pizzi

Sinopse: Irene (Karine Teles) tem quatro filhos com Klaus (Otávio Müller). Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). A poucos dias de sua formatura ela recebe a notícia de que seu primogênito fora convidado para jogar handebol na Alemanha.

19. Que horas ela volta? De Anna Muylaert

Sinopse: A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.

 20. Como nossos pais, de Lais Bodanzky

Sinopse: Rosa é uma mulher que almeja a perfeição como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Filha de intelectuais e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente.

 21. Café com Canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa

Sinopse: Após perder o filho, Margarida vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próximas, até Violeta bater na sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude.

22. Mamãe é de morte, de John Waters

Sinopse: Beverly Stuphin (Kathleen Turner) é o retrato de uma mãe perfeita. Ela forma uma família feliz com o marido Eugene (Sam Waterston) e seus dois filhos, Misty e Chip. Só que Beverly esconde de todos sua verdadeira identidade, matando qualquer pessoa que atrapalhe a vida da sua família. Quando corpos começam a aparecer na vizinhança, a polícia vai ameaçar a paz desse lar.

23. Lady Vingança, de Park Chan-Wook

Sinopse: Lee Geum-Ja é condenada a 13 anos de prisão pelo seqüestro e assassinato de um menino de 6. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Mr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante.

Gostou do conteúdo? Siga a AIC nas redes sociais. 

Confira os cursos da AIC e entre em contato com a gente pelo WhatsApp.

 

 

Sair da versão mobile