O filme Ir-se, do coreógrafo, diretor e ex-aluno do curso de Documentário online Carlos Laerte, foi selecionado para a Mostra Dança em Trânsito, festival internacional de dança contemporânea. O curta-metragem vai ser exibido no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro, às 17h.
“A importância de ter feito o curso na AIC foi fundamental para o entendimento de base de como se cria um bom documentário, principalmente na matéria videoarte. Eu pude reconhecer a subjetividade da narrativa sem precisar ter uma fala”, explicou Laerte.
Sinopse
O curta, com direção de Carlos Laerte e Igor Corrêa, questiona a existência, o amor próprio e o processo de libertação de alguém que vive em transtorno e não sara. O ator bailarino Romec interpreta esse personagem que transita entre o espaço isento e o cognitivo, inspirado pelo som de uma viola clássica tocada pelo músico intérprete Willow Kohlrausch, que também assina a trilha do filme.
Carlos Laerte
Carlos Laerte é diretor, coreógrafo, ator e bacharel em cinema. Possui formação em dança nas áreas de balé clássico, balé moderno, jazz e dança contemporânea. Em Nova York estudou as técnicas Laban, Modern Dance e Jose Limon. Foi bailarino convidado da Brodway Dance Center, Harley Dance School e bolsista da Escola Steps. No Brasil trabalhou com Companhias de Dança Débora Colker, Renato Vieira, Gisele Tápias e Cartola Portela. Possui ainda formação em teatro, trabalhando com grandes diretores como Sergio Brito, Jorge Fernando, Wolf Maia e Jayme Monjardim.
Em 2002 criou a Laso Cia de Dança Contemporânea, onde desenvolve um trabalho corporal e dramatúrgico, trazendo o cinema em suas pesquisas coreográficas ao criar uma intercessão entre os dois universos. Com mais de 14 obras em seu repertório, a cia vem recebendo premiações e críticas importantes no segmento de dança e teatro.
Laerte leciona, coreografa e ministra oficinas de videodança por todo território nacional e internacional, como o Center Nacional de La Danse de Paris, O Lugar a Dança de Portugal, Festival Move Berlim, Alemanha e Festival de dança de Joinville, onde também atua como jurado.
Igor Corrêa
Roteirista, diretor, ator e bailarino, fundou a VERUS Films ao retornar ao Brasil após 20 anos em Nova York. Entre seus trabalhos recentes estão o filme de dança contemporânea Vidas Secas, a série dança-documentário Dança em Mim, galas virtuais para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2020 e 2021, o vídeo dança Cheio, selecionado para o Dança em Foco, Film Fest by Rogue Dance e mostra Fresta 2020; a instalação teatro e dança OV(O)O; o curta Daily Dose, com 13 seleções oficiais em festivais no exterior. Como ator participoude de Elysium, de Gail Miller – Chernuchin Theatre NYC & Dublin Gay Theatre Festival IR, A Chorus Line, Laurie Castaldo – New Rochelle, Penumbra, de Rafael Quiles – The Underground Theatre NYC. E sapateando com Cia Ritimico de Cintia Chameki e VATÁ de Valéria Pinheiro em NY nos palcos: Lincoln Center Out of Doors, Town Hall, The Duke Theater, Beacon Theatre, La MaMa Etc, Symphony Space e Jacobs Pillows – MA.
ir-se (Teaser-Dança em Transito – CCBB,RJ) from VERUS Films on Vimeo.
Quem saber mais sobre algum curso da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp ou por E-mail.
Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube!