Inscrições abertas para a 14ª Mostra Ecofalante de Cinema
Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para a 14ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual da América do Sul focada nas questões socioambientais.
Podem participar filmes de curta, média e longa-metragens finalizados a partir de 2023. As inscrições são gratuitas.
Uma realização da OSC Ecofalante, o evento conta com duas seções competitivas: a Competição Territórios e Memória e o Concurso Curta Ecofalante.
A Competição Territórios e Memória é destinada a produções ou coproduções brasileiras que tragam questões relacionadas a um ou mais territórios do país e/ou que abordem temáticas ligadas às memórias individuais ou coletivas
Já o Concurso Curta Ecofalante é voltado a obras com duração máxima de 30 minutos realizadas por estudantes.
Todos os filmes inscritos devem abordar temas ligados a questões socioambientais, tais como energia, água, emergência climática, consumo, trabalho, povos tradicionais, questões étnico-raciais, questões de gênero, direitos LGBTQIA+, desigualdade social, ativismo, políticas públicas, cidade, mobilidade, mobilidade, habitação, alimentação, resíduos sólidos, contaminação, poluição, saúde, economia, globalização, biodiversidade e sustentabilidade, entre outras.
O regulamento e o formulário de inscrição para a Competição Territórios e Memória está disponível no site.
Sobre a Mostra Ecofalante de Cinema
Inaugurada em 2012, a Mostra Ecofalante de Cinema é um evento cinematográfico anual, inteiramente gratuito e sua 14ª edição acontece em São Paulo em junho de 2025. É realizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.
A Mostra Ecofalante de Cinema contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, ela visa ampliar e enriquecer o cenário cinematográfico nacional, o acesso aos filmes e às discussões socioambientais que envolvem de forma ampla a nossa sociedade.