“Indivídua”, novo clipe de João Cavalcanti, tem direção de fotografia de Gláucio Ayala, ex-aluno da AIC
Quem nunca se embalou em uma das canções do compositor João Cavalcanti? O famoso letrista, filho de Lenine, está lançando o CD “Garimpo” ao lado do pianista e acordeonista Marcelo Caldi. Dentre os clipes do novo álbum está o da música “Indivídua”, que leva a assinatura do ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), Gláucio Ayala, na Direção de Fotografia.
“Indivídua” foi escrita em parceria com Pedro Luís. “Foi ele quem deu o pontapé inicial na Indivídua, mandando a letra e a melodia da primeira estrofe e já dando a dica do caminho a seguir”, conta João Cavalcanti, que a partir daí foi pensando em outras imagens para fazer mais versos.
Em ritmo de tango, gravada apenas com voz e acordeom, Gláucio conta que João convidou Alexandre Nero para dirigir o clipe e Nero convidou a produtora dele e do sócio André Aquino, a Drive Filmes, para produzir o trabalho. “A ideia era não colocar João cantando no vídeo e fazer com que a máquina de escrever, a ideia da língua-poesia, munição potente na obra do João, se tornasse a protagonista, o que obviamente se tornou mais complicado quando chegou a confirmação da participação da Camila Pitanga, pois é uma mulher, cidadã, artista deslumbrante. Seria uma luta ingrata tirar o protagonismo da Camila”, conta Nero.
Gláucio e André também já estiveram à frente da produção dos DVDs “Eu Raio X” da cantora Isabella Taviani e “Insular ao Vivo” do cantor Humberto Gessinger. Ainda têm em seu portfólio muitos filmes institucionais e publicitários e agora começam a entrar no mundo das séries e documentários. “Foi muito prazeroso ver o resultado final, principalmente por ser um clipe onde a melodia e letra são obras primas para nossa música”, conta o ex-aluno que também é musicista.
O clipe foi rodado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, e o diretor de fotografia ainda conta que tinha como referência o filme “A forma da água” (direção de fotografia de Dan Laustsen). “Ter um filme indicado ao Oscar de melhor fotografia como referência e trazer isso para nossa realidade orçamentaria é um grande desafio”, diz. Mas, dá para ver que a equipe tirou de letra a empreitada.
Deu curiosidade? Dá uma espiada no clipe!
*Fotos Gláucio Ayala