Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Ilda Santiago e o Festival do Rio

Ilda Santiago e o Festival do Rio

Editado em: 08/08/2017

ilda santiagoIlda Santiago, sócia do Grupo Estação e diretora do Festival do Rio, esteve na Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro, no último dia 3, participando da Semana de Cinema e Mercado (SCM), tradicional evento da escola.

Ilda confessou estar imersa no processo (quase) final da seleção da Première Brasil, uma das mostras mais esperadas e concorridas do festival, vendo vários filmes no dia, mas, que estava muito feliz de estar na AIC para conversar um pouco sobre cinema e festivais.

Circuito Estação

Começou contando um pouco de como surgiu o Grupo Estação, na década de 1980, com a vontade de exibir filmes independentes. “A gente queria trazer a experiência que tínhamos com cineclube para um formato mais profissional”, conta.

A história começou com a sala de Botafogo e o primeiro filme exibido foi “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabor. Hoje o grupo conta com 17 salas especialistas na exibição do circuito independente.

Festival do Rio

Ilda trouxe um pouco dos bastidores do Festival do Rio. Contou curiosidades, falou sobre as seleções e principalmente sobre o trabalho duro escondido atrás do glamour.

Ilda SantiagoContou como tudo começou, com o FestRio em 1987. Um ano depois nascia a Primeira Mostra Palco Nacional, patrocinada pelo extinto Banco Nacional. Em sua primeira edição a Mostra trouxe 30 estreias e se manteve por 10 anos. Em 1997 virou Mostra Rio e o atual nome só apareceu em 1999, junto com a ideia de difundir mais o Cinema Brasileiro e Latino.

Na primeira Première Brasil foram exibidos apenas 7 filmes, hoje, são mais de 60 entre curtas e longas. “A ideia da première sempre foi criar impacto e quebrar moldes pré-estabelecidos. Não é fácil manter uma linha consistente, abraçar a diversidade e ao mesmo tempo pensar no mercado”, conta.

Ilda contou que a seleção dos filmes começa no Ventana-Sur, em Buenos Aires, entre novembro e dezembro. É lá que ela começa a pensar nos filmes do ano seguinte. Depois dele, mais tantos outros festivais.

Também contou um pouco da sua rotina de cinéfila. “Acordo às 6h para ver o primeiro filme do dia. São no mínimo dois por dia. Um de manhã e outro à noite.  Final de semana então, nem saio de casa, sento no sofá na sexta e só saio de lá na segunda”.

Filme Defeituosos e Filmes de TV

ilda santiagoIlda também defendeu os filmes ruins: “amo ver filmes defeituosos”, comentou, dizendo que eles são importantes para a formação de qualquer curador ou cineasta. Também falou da importância dos filmes feitos para a televisão. “Acho que não podemos usar o termo de uma forma pejorativa, dizer que o filme foi feito para TV tem a ver com o tempo do filme, com o olhar. Não com ele ser ruim ou bom. Sem contar que a televisão formou alguns dos grandes diretores do nosso cinema. Então, como falar mal dela? ”, comenta.

Para finalizar Ilda disse que o mais importante para ela é manter as pessoas indo ao cinema, sempre. Ela acredita que para que aja mais equilíbrio é preciso que exista investimento em todos os setores, se referindo a importância de ter dinheiro para promover o filme depois de pronto. “Quero que os filmes que eu acredito consigam entrar no mercado”.

Agora só esperar (ansiosamente) pelo Festival do Rio 2017, que acontece em outubro.

*Fotos Ivanildo Carmo

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.