Nessa entrevista curtinha, só para você ficar com vontade de saber mais sobre o assunto, ele fala sobre humor para web e podcasts.
Como você vê o crescimento dos canais de humor?
Vinicius Antunes: Vivemos uma nova fase dos canais de humor. Antes, sites como o Não Salvo precisavam lançar vídeos de humor para que explodissem na internet e tínhamos produtores de conteúdo como o Porta dos Fundos e o Parafernalha arrebentando em audiência. Agora, qualquer um pode ter seu vídeo de humor com milhares de visualizações (eu mesmo já tive o meu), basta cair nas graças do público do Facebook, sequer precisa do Youtube para ter um vídeo de sucesso. Eu acredito que os canais de humor não estão mais no mesmo ritmo de crescimento, o que está em crescimento são os vídeos de humor, sem, necessariamente, estarem concentrados em um único canal.
O podcast de humor é um nicho de mercado?
V.A.: Sim. O grande modelo de podcast é o conhecido Nerdcast. Ele é um dos produtos principais do site Jovem Nerd. Através do Nerdcast os produtores de conteúdo do site fidelizam o público e mantém um contato semanal com eles. Porém, o Nerdcast ainda é uma exceção. Os podcasts, hoje, estão muito longe das cifras dos vídeos. O meu podcast Minuto de Silêncio, por exemplo, tem um patrocinador que nos ajuda a pagar os gastos. Isso é o começo de um movimento. Cada vez mais os patrocinadores estão chegando ao podcast e ele é visto como uma das melhores mídias da internet para manutenção de público e criação de portfólio, tanto que humoristas como Leo Lins, Murilo Couto, Rominho Braga, Patrick Maia, Murilo Gun possuem podcasts.
Você acha que o a internet é uma porta de entrada para a TV ou já é um mercado consolidado?
V.A.: Ambos. Tem gente que veio da TV para a internet, fez o movimento inverso do esperado. Justamente em busca de produzir com mais liberdade e criar conteúdo autoral. Tem gente que não tem a menor vontade de ir para a TV, pois tem seu público consolidado na internet, trabalha com nicho e não teria vantagem alguma em ter seu programa televisivo. Há também aqueles que sonham em começar no Youtube e ir para a TV, porém muitos desses quando vão para a TV percebem que a forma de produzir conteúdo é bem diferente. Tanto que a manutenção de sucessos da internet na televisão é quase inexistente.
O Curso de Roteiro de Humor
Com o objetivo de desenvolver as capacidades criativas do aluno na redação de roteiros engraçados e originais, o curso alia teoria e prática de escrita, dividido em módulos dedicados a três veículos de narrativas cômicas no audiovisual: cinema, televisão e internet.
No primeiro módulo o curso apresenta as estruturas fundamentais do humor, usando exemplos do cinema e de mestres da comédia, de Chaplin e Billy Wilder a Woody Allen e Judd Apatow, analisando a mecânica da comédia e da dramaturgia de humor. No segundo, trata das formas como a televisão explora o humor em diferentes formatos, traçando um breve panorama de diferentes produções, como o esquete, o sitcom – a comédia de situação – e também o humor de personagem. No terceiro e último módulo o foco é o humor na internet.
Clara Meirelles, professora orientadora do curso, conta um pouco sobre o curso: “É um curso de roteiro que tem como foco a escrita para o humor, que é um mercado à parte e muito aquecido. Vamos estudar ferramentas usadas nesse tipo de narrativa, como punchline, timing, quebra de expectativa. Espero que seja divertido. Se não for, não devolvemos o dinheiro, mas distribuímos piadas grátis”, brinca.
A nova turma do curso começa dia 29/04. Com aulas aos sábados, das 14h às 17h.