O jornalista, ilustrador, roteirista e ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC) Ademar Vieira e o quadrinista Jucylande Júnior concorrem ao Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos com a obra Ajuricaba. É a primeira vez que uma HQ de autores do Amazonas é indicada ao maior prêmio de literatura do país.
A história
A obra conta a história do líder indígena Ajuricaba, oriundo da maior nação guerreira da selva, os manaos, que se revoltou contra seus antigos aliados portugueses, no Século 18, e mobilizou uma feroz resistência, unificando outras nações indígenas em torno de sua causa. Seus feitos épicos e sua bravura nunca foram esquecidos e é por isso que, hoje, a capital do Amazonas se chama Manaus.
“Antes de escrever o roteiro, eu fiz uma pesquisa histórica e antropológica para conhecer mais sobre Ajuricaba e os manaós e recebi ajuda do escritor Márcio Souza e do historiador Davi Avelino. Tive acesso a um vasto material muito específico sobre o momento histórico em que a HQ se passa, por isso, eu acho que essa é uma história bastante necessária para o público de hoje, principalmente para que os manauenses conheçam melhor a sua própria história”, contou Ademar.
Estamos na torcida!
Quem saber mais sobre algum curso da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp ou por E-mail.
Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube!