Quando você vai ao cinema e assiste a um bom filme, como faz para convencer um amigo a assisti-lo também? É provável que conte partes da história, para gerar interesse, certo? Essa é apenas uma prova de como o roteiro é um dos componentes fundamentais do cinema.
Esse elemento vai muito além da forma de apresentar uma história como acontece em um livro. Ele é o guia pelo qual a trama ganha vida e permite que ela possa ser filmada e contada da melhor maneira. Por isso, ser roteirista é ocupar uma das posições de maior destaque do mercado cinematográfico.
O roteiro de um filme reúne todos os acontecimentos performados em cena, a cada momento. O chamado screenplay nos Estados Unidos ou scenario na França apresenta diversas cenas e inclui várias etapas rumo ao objetivo, como início, meio e fim. De forma simples, ele serve como a base ou estrutura de uma narrativa.
Ele é, principalmente, uma maneira de definir como a história será apresentada nas telas. O elemento responsável por dar voz à trama e mostrar como conceitos, personagens e fatos serão desenvolvidos. Inclusive, permite “esconder” certos aspectos, o que leva ao chamado plot twist.
Em uma analogia, um roteiro funciona como uma espécie de receita. É o responsável por determinar quais serão os “ingredientes” presentes na produção e como eles devem ser usados ao longo da trama. Como não descreve apenas a história e inclui todas as ações e características específicas, serve para direcionar a produção.
É assim que outros profissionais saberão o que filmar, escolherão como enquadrar, que ângulo usar ou mesmo como será a montagem final. Junto disso, como descreve personagens e ambientes, também é necessário para a elaboração de cenografia, figurino, maquiagem e, dependendo da história e seus acontecimentos, até mesmo efeitos especiais.
O roteiro é a base para fazer com que o público tenha sentimentos ao longo da produção. É graças a esse início e toda sua implicação nos demais departamentos que uma cena consegue causar medo, que se cria raiva de alguns personagens e afeição por outras ou até mesmo emociona com uma fala ou situação.
Mas, para criar obras que despertem o interesse, é preciso muito estudo e preparo. Justamente por isso, para que você inicie a sua jornada no mundo da escrita, preparamos um guia completo sobre roteiro para cinema!
Não perca esse material exclusivo e venha para a AIC vivenciar a real experiência de fazer cinema.