13ª edição do Filmworks Film Festival convida a refletir sobre questões ambientais
A Academia Internacional de Cinema (AIC) tem o orgulho de anunciar o tema central da 13ª edição do Filmworks Film Festival, o festival de cinema realizado com filmes produzidos por estudantes da escola. Neste ano, a proposta é clara: direcionar as lentes dos cineastas para as histórias que acontecem ao nosso redor, servindo como uma ferramenta de denúncia e reflexão.
Em um momento crítico para o Brasil, que enfrentou uma das piores temporadas de queimadas na Amazônia em 17 anos, a urgência de abordar temas como natureza, biomas brasileiros e a relação intrínseca entre arte e consciência ambiental nunca foi tão urgente. O festival convida estudantes, cineastas e o público em geral a refletir sobre a importância de discutir questões ambientais.
“Queríamos uma arte que tocasse num tema central das nossas vidas hoje, principalmente para nós, brasileiros: as queimadas em lugares simbólicos do Brasil, como a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Lembrar que, como cineastas e formadores de opinião, precisamos apontar as nossas cameras para o que está acontecendo ao nosso redor. Conscientizar e agir a partir das verdades que a arte e a poesia revelam”, destaca a sócia-fundadora e diretora de comunicação da AIC, Flavia Rocha.
O Filmworks Film Festival ocorrerá no Museu de Imagem e Som (MIS) nos dias 13 e 14 de dezembro. Na sexta-feira, as atividades se estenderão das 16h às 21h30, enquanto no sábado, o festival acontecerá das 10h às 21h, e 13 categorias serão premiadas.