Academia Internacional de Cinema (AIC)

Ex-aluno do Filmworks estreia longa-metragem em Festival

longa metragem de ex-aluno do filmworks

Ex-aluno do curso Filmworks da Academia Internacional de Cinema (AIC), Henrique Nuzzi, estreia seu longa-metragem Cantos Escuros: A Herança de Pietra no Festival Satyrice Bijou em 14 de julho. Com uma equipe composta quase exclusivamente por ex-estudantes da AIC, entrevistamos Henrique para conhecer mais sobre o processo criativo e o desenvolvimento do filme.

O longa-metragem de suspense, fantasia e drama, conta a história de duas irmãs órfãs, Beatriz e Clarice. Ambas herdam misteriosamente a casa de uma tia distante chamada Pietra. Quando elas se mudam para lá, Beatriz encontra um artefato que a conecta com outras dimensões espirituais. O que as irmãs desconhecem, é que Pietra guarda um obscuro segredo, ela deseja manipular as sobrinhas para retornar ao mundo dos vivos!

Como surgiu a ideia do filme?

A ideia de Cantos Escuros surgiu de um desejo de produzir um longa-metragem de gênero no cenário cinematográfico brasileiro. Na Nuzzi Filmes, minha produtora em parceria com a também ex-aluna da AIC Ananda Scaravelli, sempre nos dedicamos a explorar narrativas de gênero.

Mesmo sendo uma trama fantástica, o filme aborda questões urgentes e relevantes. Mergulha profundamente em temas como saúde mental, conflitos familiares, instabilidade financeira no mundo da arte, e traumas não resolvidos. Inspirado em referências como A Bruxa e Hereditário, Cantos Escuros explora a magia e o sobrenatural, e confronta realidades difíceis e emotivas.

O filme gerou um recorde em arrecadação financeira, como foi esse processo?

Viabilizamos o filme graças a uma campanha de financiamento coletivo de 60 dias. Com o apoio de mais de 250 apaixonados por cinema, arrecadamos R$ 30.000, estabelecendo um recorde para o segmento de gênero em 2024.

Como foi o processo de gravação de um longa-metragem?

Foram necessárias 15 diárias de gravação entre Guarujá e São Paulo. Como tínhamos um orçamento reduzido, precisamos lidar com uma logística enxuta, então utilizamos da criatividade. O roteiro foi pensado estrategicamente para acontecer em poucas locações, o que facilitou a viabilização do projeto.

A realização de filmes de gêneros começou enquanto ainda cursava o Filmwotks, inclusive com um curta-metragem premiado, gostaria que falasse sobre esta produção.

Me formei no Filmworks em 2019, e durante o curso tive a oportunidade de realizar três curtas-metragens que exploraram diferentes aspectos do cinema de gênero. Um dos destaques foi o Solicita Alma, um de horror experimental.

O curta percorreu vários festivais de gênero e ganhou prêmios internacionais. Além disso, foi premiado na categoria de Melhor Fotografia no 11° FilmWorks Film Festival em 2022. Esta experiência foi fundamental para fortalecer minha paixão pelo cinema de gênero.

Além disso, foi na AIC que conheci Ananda Scaravelli, minha sócia e parceira de vida, assim como membros fundamentais do elenco e da equipe de Cantos Escuros, incluindo Fábio Viecelli, Inara Parrode, Joana Lapa e o fotógrafo José Vitor Gomes.

Como é trabalhar com o cinema de gênero no Brasil?

O cinema de gênero tem crescido muito no contexto brasileiro, mas ainda existe muito preconceito envolvido. A Internet acaba sendo um recurso muito poderoso de comunicação com o público e precisa ser utilizado também na divulgação dos filmes, além da formação de público, tão importante na distribuição das obras cinematográficas. O que deixo de mensagem é o amor pelo cinema e pelo desejo de fazer acontecer.

Tem novos projetos a caminho?

A Nuzzi Filmes também faz parte do longa-metragem antológico de terror Histórias Estranhas 2: Demônios e Possessões, ao lado de outros cinco diretores do gênero: Rodrigo Aragão, Salles Fernandes, Filipe Ferreira, Ricardo Ghiorzi e José Pedro Lopes. O segmento dirigido por Henrique Nuzzi se chama Além do Silêncio e está programado para estrear no festival A Vingança dos Filmes B em Porto Alegre no dia 26 de julho de 2024, às 19 horas, na Cinemateca Capitólio.

Estreia Cantos Escuros

Cantos Escuros: A Herança de Pietra será exibido no Satyrice Bijou nos dias 14/07, às 20 horas, seguido de debate, e no dia 16/07, às 16 horas. O Festival é realizado pelo histórico Cine Bijou, localizado na Praça Roosevelt em São Paulo, e acontecerá dos dias 11 a 22 de julho de 2024. Todo o evento é gratuito, sendo necessário apenas retirar o ingresso uma hora antes no local.

 

ELENCO

 

EQUIPE

DIREÇÃO GERAL

 

ROTEIRO

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA

 

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

 

OPERAÇÃO DE CÂMERA

 

OPERAÇÃO DE CÂMERA

(CENAS FLASHBACK)

 

DIREÇÃO DE ARTE

 

CENOGRAFIA

 

FIGURINO

 

MAQUIAGEM

 

VISAGISMO

 

EFEITOS PRÁTICOS

 

MAQUIAGEM

(CENA DE FLASH BACK)

 

ASSISTÊNCIA DE MAQUIAGEM

 

DIRETOR DE SOM

 

TÉCNIQUE DE SOM DIRETO

 

CATERING E PRODUÇÃO DE SET

 

MONTAGEM E EDIÇÃO

 

COLOR GRADING

 

CO-PRODUÇÃO

 

TRILHA SONORA ORIGINAL/PRODUÇÃO MUSICAL: 

 

PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO

Tratamento de Diálogos, Assistente de Edição, Foley e Efeitos Sonoros:

EDIÇÃO DE SOM, SOUND DESIGN, MIXAGEM, FINALIZAÇÃO:

FINALIZAÇÃO

 

 

*Entrevista realizada por Carol Cherulli

 

 

Sair da versão mobile