Ex-aluno AIC assume cadeira na Academia Brasileira de Cinema
O cineasta e roteirista formado pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Eduardo Spinelli, assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Cinema, associação que tem por objetivo promover, preservar e divulgar o cinema brasileiro. Entre os membros da academia, estão grandes nomes do Cinema Nacional como Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Petra Costa, Walter Lima Jr. e Walter Salles.
“Para mim, é uma honra e a realização de um sonho ser convidado a fazer parte da Academia. Afinal, essa é uma conquista importante não apenas para mim, mas para todo o mercado audiovisual do Vale do Paraíba, que agora terá um realizador de filmes aqui da nossa região representando o Vale na mais importante instituição do Cinema Nacional”, conta o caçapavense Spinelli.
A Academia Brasileira de Cinema é responsável pela realização do Prêmio Grande Otelo (que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), premiação anual que contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, por meio do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes. Votado pelos membros da Academia, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Além disso, a Academia é a única entidade credenciada pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (AMPAS) a indicar o filme representante do Brasil no Oscar.
Sobre a Academia
A Academia Brasileira de Cinema, com sede no Rio de Janeiro, foi criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística, ajudando, desta forma, a fortalecer a indústria cinematográfica brasileira.