“O mercado internacional é enlouquecido pelo Brasil e pelas produções brasileiras”, é assim que a ex-aluna do Técnico em Atuação para Cinema e TV Lucy Kaory descreve a experiência que está vivendo no Festival de Cannes junto com a equipe do Cinema do Brasil.
Lucy faz parte do programa que tem como propósito a internacionalização de filmes nacionais, fomentando networking, parcerias e direcionamento para produtores e produtoras brasileiras no exterior.
“Quando entrei nesse trabalho eu lembrei das aulas de produção. A professora, na época Alessandra Haro, falava muito sobre a teoria, financiamento, festivais e sobre as etapas de como lançar um filme. Todos esses assuntos eram, até então, abstratos para mim; agora estou vivenciando na prática tudo o que ela disse em sala, desde o roteiro, projeto, a captação de fundos e distribuição”, relembra Lucy.
Festival de Cannes
A 76ª edição do Festival de Cannes começou no dia 16 e vai até o dia 27 de maio. Neste ano, o Brasil está representado por sete produções na premiação:
- Firebrand, o novo filme de Karim Aïnouz, vai disputar Palma de Ouro
- Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, que será exibido fora de competição
- A Flor Do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, será exibido na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar)
- Levante, de Lillah Halla, será exibido na Semana da Crítica de Cannes
- Nelson Pereira dos Santos – Uma Vida de Cinema , de Aida Marques e Ivelise Ferreira, será exibido na mostra Cannes Classics
- Solos, de Pedro Vargas, que será exibido na mostra La Cine
- Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, será exibido na mostra Un Certain Regard
Além das exibições dos filmes, os Festivais são um espaço para fomento de novas produções. “Montamos um stand e organizamos eventos para que produtores, produtoras e distribuidoras brasileiras possam apresentar seus trabalhos para profissionais do mundo todo. Queremos mais filmes brasileiros ou de coprodução no mercado. E poder conhecer todos esses profissionais está sendo surreal”, explica Lucy.
AIC em Cannes
Além de Lucy Kaori, outros ex alunos e professores da AIC também estiveram presente em edições anteriores do Festival de Cannes.
O filme Cantareira, produzido como conclusão do Filmworks pelo ex-aluno Rodrigo Ribeyro, conquistou o terceiro lugar na Mostra Cinéfondation, focada em novos diretores. ⠀
O Filme Olhos de Argila, dirigido pelo ex-aluno do Filmworks Paulo Soucheff, foi exibido no Short Film Corner de Cannes, em 2016. ⠀
Ricardo Saraiva, ex-aluno de Roteiro e Assistência de Direção editou o filme “Leidi”, ganhador do Palma de Ouro em 2014.
A Coordenadora do Curso de Produção, Teresinha CIpolotti, foi diretora de produção do curta-metragem “DES”, que estreou no festival em 2012.
* Texto Caroline Cherulli – Cannes homenageia atriz Catherine Deneuve no cartaz da 76ª edição